Muitas tendências para o mercado automotivo se estabeleceram durante o ano de 2020. Afinal, falou-se o tempo todo sobre o “novo normal”, que englobou a aceleração do processo de transformação digital impulsionado pela pandemia do corona vírus. 

Por isso, logo que a vacina chegue, a experiência vivida pelo mercado permanecerá. E o que foi validado no ano de 2020 ainda será bastante visto em 2021. Tudo isso porque percebeu-se a jornada de busca online do consumidor. 

No entanto, isso está longe de ser recente. Um estudo de 2016 do Google já comentava que “o comprador médio de um carro se envolve em mais de 900 interações digitais antes de tomar uma decisão de compra”.

A pesquisa dizia, ainda, que isso já ocorre há duas décadas e só tem aumentando com o passar dos anos. 

Assim, o ano de 2020 foi propício para experimentações e foi possível aprender muito com o que outras concessionárias e montadoras fizeram. Mas não só o mercado automotivo tem exemplos pra dar e outras ideias podem servir de inspiração para o seu negócio. 

Afinal, é importante estar atento também ao que foi relevante em outros mercados para entender as tendências do meio digital e aplicá-las ao seu negócio. Veja, a seguir, 5 tendências para o mercado automotivo em 2021.

1- Lives do showroom físico para o digital

Muito comuns no setor de entretenimento, especialmente no início da pandemia, as lives se tornaram uma grande oportunidade de visibilidade para todo tipo de negócio. Desde de patrocinadores até àqueles que desejavam se autopromover.

No setor automotivo, as lives e webinars foram constantes, pois especialistas do mercado se uniram para discutir o momento de pandemia e também o futuro para o segmento. Mas e dentro do showroom, como aplicar?

Uma das grandes tendências para o mercado automotivo que se estabeleceu, certamente, foi o tour virtual. A ideia é passear pelo showroom para mostrar veículos em estoque e também detalhes deles. 

Assim, esta tática pode ser útil não só para clientes que estão em busca de conhecer seus produtos, mas também para aqueles que já estão negociando com você e querem ver o interior do veículo antes de fecharem a compra.

Dica: Não deixe de promover as lives em suas redes sociais. Agende um dia e anuncie para os clientes que fará um tour ao vivo para mostrar as ofertas.

Homem sentado dentro de um carro segurando um celular.

2- Assistentes virtuais

Você com certeza ouviu vários nomes de assistentes virtuais nestes últimos tempos: desde a Magalu do Magazine Luiza até a Alexa da Amazon ou a Siri da Apple. Esse recurso auxilia o usuário, de forma interativa e inteligente, a fazer descobertas digitais e a guiar seu processo de compra online.

Mas como levar essa realidade para as concessionárias e revendas? O grande ponto dessa tecnologia está na inteligência artificial (IA). Mas você não precisa criar um mascote digital animado ou investir rios de dinheiro em IA.

Dentre as grandes tendências para o mercado automotivo, a que se encaixa aqui é a utilização de chatbots, pois esta ferramenta pode transformar completamente a experiência do cliente com a sua loja. 

Afinal, um chatbot é capaz de atendê-lo em qualquer momento do dia ou da noite de maneira inteligente e fazendo com que ele (e você) ganhe tempo em sua decisão de compra. E já existem no mercado opções acessíveis para showrooms digitais

Além disso, você pode guiar o seu chatbot para que ele entenda exatamente o que o seu cliente procura. Imagine, por exemplo, ter um bot na área de financiamento ou agendamento de serviços do seu showroom digital? 

Ele irá conversar com seu cliente assim como um atendente real, solicitando dados e tirando dúvidas comuns. Algo que otimiza o tempo da sua operação, já que você pode concentrar os colaboradores em outros pontos da concessionária/revenda.

3- Bate papo monitorado

Um chat comum, ou mesmo o Whatsapp, com certeza já estão dentro do dia a dia da sua loja. Porém, é possível otimizar esse recurso de forma inteligente por meio de ferramentas de monitoramento especializadas.

Integrações de chat como o Tawk.to oferecem uma área interna de medição de dados, visitas, arquivamento de conversas, pedidos de ajuda entre consultores de vendas, dentre outras funcionalidades.

Já soluções de call tracking (ou rastreamento de ligações), como a oferecida pela Phonetrack, auxiliam na gravação de chamadas, produzem máscaras telefônicas para o seu showroom digital e também captam dados de tráfego.

Tudo isso pode ser extremamente útil para o aprendizado e aprimoramento dos consultores de vendas online. Pois esses recursos são úteis no trabalho em conjunto com suas campanhas de marketing digital, por exemplo.

A cada dia, novas ferramentas de chatbot, chat em tempo real ou call tracking têm surgido se configurando como uma das maiores tendências para o mercado automotivo. Todavia, elas apenas refletem o desejo dos consumidores de buscarem respostas rápidas. Fique atento a isso.

Dois homens e uma mulher com fones de ouvido atendendo clientes e sorrindo,

4- O boom da análise de dados

Nunca falou-se tanto em análise de dados, pois o marketing digital está cada vez mais especializado e estratégico no sentido de buscar soluções que se baseiam em fontes estatísticas.

Então, não subestime o poder dos dados para a sua operação. Mas saiba que isso não precisa ser algo distante e de outro mundo. Tudo o que você precisa entender é o seu cliente, sua jornada de compra e seus hábitos de consumo

Pensando no dia a dia da concessionária e revenda, comece com uma ferramenta de CRM. Ela servirá para concentrar e organizar informações pessoais do cliente e também seu perfil de consumo e histórico de comunicação, por exemplo.

Além disso, ter esses dados é interessante no momento de fazer uma linha do tempo das suas vendas e entender como está o seu funil de vendas. São úteis também para compreender o quanto o seu showroom digital tem sido ou não conversivo e o comportamento dos seus leads nele.

Mas não é só CRM, fique atento às métricas disponíveis nas suas redes sociais e também as das suas campanhas digitais. Afinal, tendo em vista o comportamento online do consumidor, nada mais justo do que investir em campanhas digitais no Google ou Facebook ads.

Não deixe de relacionar o seu site ao Google Analytics para entender como anda o tráfego para ele e quais são os seus principais pontos de conversão. 

De modo geral, trabalhar com dados vai auxiliar você a buscar soluções mais assertivas para entender e prever os comportamentos de clientes, analisar suas estratégias e campanhas de marketing etc.

Compreender as métricas para concessionárias com certeza figura no topo das maiores tendências para o mercado automotivo nos últimos tempos. Pois é o grande pulo do gato para aqueles que decidiram encarar a transformação digital.

5- Vender pelo celular

A venda de peças e acessórios pela internet já é uma realidade bem sucedida. Dados de 2017, divulgados pela e-Bit, já mostravam o segmento na 10ª colocação no e-commerce nacional, representando 2,3% do faturamento total do setor automotivo, em torno de R$ 21 bilhões. 

Em 2019, a categoria de autopeças é a líder de vendas e buscas no Mercado Livre. E isso confirma a necessidade da presença online para suprir as exigências do consumidor.

Assim sendo, este segmento representa uma das tendências para o mercado automotivo que mais tem se firmado. Então, considere trabalhar esta ideia no seu showroom digital, redes sociais ou mesmo marketplace. O importante é não perder de vista a crescente oportunidade de vender peças acessórios online.

Além de uma boa oportunidade para o momento, este é um bom momento para começar a se habituar às vendas 100% online.

Afinal quando se fala em tendências para o mercado automotivo no futuro, a venda de veículos inteiramente digital é a maior de todas as apostas.

Algo que a Renault já tem colocado em prática em seu showroom digital e também a Ford, a partir do site da montadora, em uma iniciativa que vem sendo chamada de “compre sem sair de casa”.

Mulher segurando um tablet dentro de um showroom de veículos.

As pessoas são o centro de tudo

Tenha em mente que todos esses recursos e ferramentas tem um ponto em comum: eles servem para melhor compreender e atender às necessidades dos seus clientes

Desse modo, de nada vale investir na última tecnologia e apostar nas últimas tendências para o mercado automotivo, se a sua empresa e o seu time não entenderem a real importância disso.

Por isso, a transformação digital precisa ser vivida 100% na sua concessionária e revenda. Todos os colaboradores precisam entender e aplicar tais ferramentas em seu dia a dia, visando à excelência do atendimento e o impacto que isso terá nas vendas.

Conclusão

Os clientes estão no online há décadas e, do mesmo modo, as empresas têm se esforçado para estar. Este movimento é natural e tem chegado ao mercado automotivo com cada vez mais força. 

Então, aposte no treinamento do seu time e na cultura digital, pois – antes de mais nada – é essa consciência que abrirá os horizontes da sua concessionária ou revenda.

É importante estar atento à concorrência e aos relatos de experiência dos players do mercado. No entanto, lembre-se de observar o meio digital como um todo, pois é de onde grandes ideias e tendências para o mercado automotivo sairão.

Para entender como grandes concessionárias e o mercado automotivo têm inovado e gerado vendas em tempos de crise como a da pandemia do corona vírus, fique de olho em nossa lista de webinars e lives.

Tags: | |

Sobre o Autor

Tiago Fernandes
Tiago Fernandes

Administrador, sócio-fundador e CEO da AutoForce.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.