Ecommerce na prática: como funciona uma loja virtual de veículos

Tempo de leitura: 6 minutos

[Total: 1   Average: 5/5]

Antes de entender como funciona um ecommerce na prática, é importante fazer um breve passeio pela história do comércio eletrônico. Na década de 1990 duas famosas empresas, líderes em vendas em todo o mundo, popularizaram as vendas online. Cinco anos mais tarde, o ecommerce ganhou espaço também no Brasil, com a Booknet, loja de livros comprada anos depois pela Submarino. E, mais tarde, com a Brasonftware e o Ponto Frio. De lá para cá, as lojas virtuais despertam cada vez mais a curiosidade de lojistas que buscam novas formas de vender mais gastando menos.

O fato é que o comércio eletrônico avançou significativamente nos últimos anos, principalmente em razão da popularização da internet e dos dispositivos móveis. O maior alcance, acessibilidade e velocidade da rede introduziu milhares de novos usuários no digital. E, com isso, os clientes, principalmente os mais jovens, foram atraídos pelos benefícios e comodidade da compra online.

Atualmente, a venda online ganha cada vez mais a preferência do consumidor, que além de praticidade, busca também segurança em um cenário de pandemia. Em março, já nos primeiros dias após declarada a pandemia de Covid-19, uma pesquisa da Compre e Confie, em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, mostrou um aumento de 40% nas vendas realizadas totalmente online.

Provavelmente você foi uma das pessoas que preferiu comprar algo sem sair de casa em 2020. Algum objeto de decoração, um celular ou até mesmo um computador para reforçar o home office. Mas já imaginou que seria possível comprar e vender carros de forma 100% online? Se você nos acompanha, já deve saber que nós estamos trabalhando há um tempo para tornar isso possível. 

Ecommerce na prática: saiba o que é e como funciona

Essa parece uma pergunta banal, uma vez que de maneira geral todos remetem o termo a compras pela internet. Mas para quem quer ter a própria loja virtual, é fundamental aprofundar os conhecimentos.

O ecommerce é uma modalidade de comércio na qual a compra e venda, bem como as transações financeiras, são feitas inteiramente na internet. Você já deve ter ouvido falar ou até mesmo pode ter utilizado grandes ecommerces, como a Magazine Luiza, por exemplo. Para construir a loja virtual, empresas como a “Magalu” utilizam uma plataforma de ecommerce, que é o sistema que permite a criação e gerenciamento de todas as informações sobre os produtos e serviços oferecidos.

Essa plataforma oferece um sistema, no qual o lojista poderá cadastrar fotos, preços e descrições dos seus carros. O cadastro de produtos, aliás, é um fator essencial de qualquer negócio online. Lembre-se: no ecommerce, as fotos e vídeos são os únicos contatos que o cliente terá com o produto. Então imagens bem produzidas e descrições ricas serão um diferencial. Mantenha-as sempre atualizadas para evitar problemas.

É preciso saber programação para montar um ecommerce?

Você não precisa se tornar um programador e muito menos um expert em informática para abrir uma loja virtual. A depender da plataforma contratada, o gerenciamento da sua loja pode ser feito de maneira muito simples. Aqui na AutoForce, por exemplo, nós simplificamos o dia a dia de sua operação de e-commerce automotivo por meio de muita tecnologia. Dessa forma você não precisa se preocupar e pode focar no que realmente interessa: vender mais

Um ecommerce automotivo terá algumas particularidades. Afinal, a venda de um veículo pode ser tão simples quanto a de um celular. Porém ainda possui algumas características próprias. O design da sua loja virtual deverá ser pensado na experiência do comprador de carros. Um layout próprio para exibição de veículos fará toda a diferença nas suas vendas.

Outro ponto importante de um ecommerce, diz respeito às formas de pagamento. Esteja atento se a plataforma escolhida oferece uma transição financeira segura e confiável. Além disso, é importante que você ofereça ao seu cliente formas de pagamento diversas. PIX, cartões de crédito e Boleto são alguns exemplos que podemos citar.

Leia mais dicas para sua loja virtual no artigo Ecommerce automotivo: dicas para vender online

Quais são as vantagens de um ecommerce?

Agora que já falamos como funciona um ecommerce na prática, vamos falar das vantagens. Se você está interessado em aumentar as suas vendas e diminuir seus custos, saiba que implementar um ecommerce pode te ajudar. Um dos motivos é que o investimento para montar uma loja virtual é bem inferior ao necessário para um loja física. Você já deve saber que um bom ponto comercial pode custar caro.

Ter um uma loja virtual também é uma forma de ficar atualizado com as novas necessidades do seu cliente. Além de gerar gerar conforto  e segurança. Lembra que falamos sobre o crescimento das vendas em ecommerces? Outro dado interessante diz respeito ao número de pessoas que fizeram a primeira compra online em 2020. Um estudo da Ebit|Nielsen em 2020 indicou que 83% dos consumidores que compraram online pela primeira vez no ano passado voltariam a repetir a operação. Ou seja, o comércio eletrônico tende a crescer ainda mais. 

Outra vantagem de um ecommerce é que todos os resultados podem ser analisados. Tenha acesso ao  número de visualizações de um veículo, abandono de carrinho e tráfego do site para orientar futuras decisões.

Ecommerce na prática: venda carros como se vende celulares

Se você está interessado em saber como funciona um ecommerce na prática, acredito que sua empresa já possui um certo grau de maturidade digital. É provável que você já possua uma estratégia online e até mesmo utilize um showroom digital para divulgar os seus produtos. No entanto, muito em breve novas tendências surgirão.

É hora de dar o próximo passo rumo a venda de veículos para qualquer parte do Brasil de forma 100% online. Ao fechar os olhos para o novo modelo de negócios que surge junto com a transformação digital, concessionárias e revendas correm riscos de ficar para trás. Mas eu tenho uma boa notícia para te dar.

Se adaptar a essa nova realidade não é difícil como a maior parte das pessoas imaginam. Muito em breve vamos te apresentar uma solução que irá revolucionar o setor automotivo. Carros jamais serão vendidos da mesma forma.