Hoje, a transformação digital para concessionárias ocupa um lugar de destaque. O uso da tecnologia passou a ser um grande motor para otimizar operações, atender melhor aos clientes e evoluir modelos de negócios.

Porém, esse processo não acontece da noite para o dia. É, na verdade, um enorme desafio. Principalmente para negócios já estabelecidos e que não nasceram digitais, como é o caso da maioria das lojas de veículos.

A boa notícia é que agora é o momento perfeito para você se dedicar a implementar a transformação digital no seu negócio. Afinal, nesse período de desaceleração da economia, uma das alternativas é voltar os esforços para dentro e arrumar a casa.

Pode ser que você já tenha algumas iniciativas voltadas para transformação digital, porém não implementou de maneira estruturada. Dessa forma, é comum cometer erros que comprometem seus resultados a curto e longo prazo.

Nesse artigo, vou apontar 3 sinais de alerta que indicam que a transformação digital no seu negócio merece maior atenção.

O que é a transformação digital para concessionárias

Embora já esteja no centro de diversas discussões, o conceito de transformação digital pode não estar claro para todos. Por isso, antes de falarmos sobre os pontos de atenção nesse processo, é importante esclarecer isso.

Em resumo, a transformação digital é o uso do potencial das tecnologias digitais para alcançar o aumento da produtividade, competitividade e alcance do negócio.

Mas diferente do que acontecia alguns anos atrás, implementar a transformação digital nas empresas não é uma questão de escolha. Isso porque, com o surgimento das novas tecnologias, vieram também as mudanças nas formas de consumo. 

Hoje as pessoas pesquisam mais, são mais exigentes, conscientes e compartilham mais conteúdos. 

Por isso, ações de marketing tradicionais ou mesmo ações digitais isoladas não bastam. Para atender as atuais necessidades do consumidor e se manter competitivo no mercado, a tecnologia precisa estar em um ponto estratégico e gerencial na sua empresa. 

Confira no vídeo abaixo, alguns exemplos práticos de como transformação digital pode impactar o setor automotivo:

Equipe pouco envolvida

Transformação Digital não é sobre tecnologia; é sobre pessoas”.

Acreditar que para implementar a transformação digital significa apenas criar um showroom digital, contratar a melhor ferramenta de CRM ou oferecer atendimento em canais digitais é um erro.

Um dos pilares da transformação digital são as pessoas.

Ou seja, ao lado de todos os fatores citados acima, é necessário investir e incentivar o desenvolvimento de habilidades para que sua equipe esteja pronta para atuar nesse novo cenário. Isso porque as formas de consumo estão mudando rapidamente e as antigas estratégias usadas pelos times de Marketing e Vendas não irão funcionar como antes.

Portanto, todos os envolvidos precisam estar alinhados na nova mentalidade do negócio e abertos à mudanças.

Uma boa estratégia é envolver os colaboradores antes de embarcar nesse grande projeto e perguntar quais são os pontos problemáticos que eles enfrentam.

É importante engajar todos os envolvidos desde cedo para ajudá-los a encontrar soluções que atendam às suas necessidades.

É claro que mesmo assim ainda podem existir alguns profissionais mais resistentes. Isso é normal para pessoas que há anos repetem processos, formas de negociação e estratégias de vendas.

No entanto, o seu papel nesse momento será incentivar esses colaboradores a aderir à atualização, mostrando as vantagens que isso irá trazer para ele.

Não focar no cliente

transformação digital para concessionárias

É certo que o sucesso e até mesmo a sobrevivência dos negócios no futuro estão ligados à transformação digital. Além disso, outra certeza que temos é do protagonismo do consumidor nesse novo cenário que se desenha.

Dessa forma, o segredo do sucesso não está no produto ou serviço que você oferece, mas na experiência de compra que pode entregar.

Durante muito tempo o consumidor aceitou um processo de compra que envolvia idas e vindas na loja. Um processo lento, burocrático e desagradável. Porém, não existiam outras opções.

No entanto, desde 2020 vimos diversas lojas de veículos se esforçando para alcançar o consumidor onde está cada dia mais comum alcançá-lo: em canais digitais.

Isso para as lojas de veículos significou investir em um showroom digital e em estratégias de Marketing Digital Automotivo, fatores essenciais para entregar ao consumidor o que ele deseja: uma experiência de compra incrível.

Não pensar a longo prazo

Se você começou o processo de transformação digital para concessionária há algum tempo, não pense que o trabalho está concluído. Na verdade, um dos maiores erros que você pode cometer é achar que pode se acomodar com algumas mudanças e tecnologias implementadas.

Isso pode fazer a sua loja ficar para trás nos próximos anos.

Aliás, a transformação digital está diretamente ligada a cultura de inovação. Novos sistemas e ferramentas aparecem a todo o momento, permitindo que os negócios inovem e se mantenham competitivos.

Ou seja, a transformação digital nas empresas é um processo em construção constante, sendo fundamental acompanhar suas tendências.

Transformação digital para concessionária: como implementar com sucesso

Como vimos, implementar a transformação digital não é do dia para noite. O projeto é uma longa jornada. Ao mesmo tempo, é indispensável para quem deseja ter sucesso a longo prazo.

Você já havia ouvido falar sobre transformação digital ou já iniciou o processo em sua loja de veículos? Comente aqui com a gente o seus maiores desafios.

[roc

Sobre o Autor

Tiago Fernandes
Tiago Fernandes

Administrador, sócio-fundador e CEO da AutoForce.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.