Estratégia de Marketing Digital Automotivo: o que você precisa saber para começar

Tempo de leitura: 8 minutos

Hoje em dia, é difícil imaginar um dia sem estar conectado à internet. Isso porque a rede nos ajuda em diversos momentos. Desde conseguir o número de telefone de um serviço que procuramos, até coisas mais complexas, como por exemplo, encontrar todas as informações sobre um carro que queremos comprar. Por isso, uma estratégia de marketing digital automotivo é tão importante para concessionárias.

O fato é que a jornada de compra de carros teve uma grande alteração causada pela internet. E, nesse novo cenário, a assistência e experiência estão no topo. É preciso oferecê-las para atender aos consumidores. E o marketing digital faz parte dessa estratégia. Portanto, neste artigo, irei te explicar tudo sobre essa estratégia. 

O que é; a importância; Vantagens e tudo que você precisa saber para alcançar melhores resultados nos canais digitais.

Marketing digital automotivo

O que é o Marketing Digital Automotivo?

Com a popularização da internet, o Marketing Digital mudou a maneira como as empresas utilizam a tecnologia para promover seus negócios. Isso não foi diferente para o setor automotivo.

Não sei se você lembra, mas antes o processo era inteiramente controlado pelas empresas que ofereciam as soluções. Ou seja, para saber sobre um produto ou serviço, você ouvia a versão do vendedor. E, é claro que a opinião não era das mais imparciais.

No entanto, hoje é muito comum que os clientes cheguem à loja munido de informações. Para você ter uma ideia, de acordo com estudo realizado pela Cox Automotive, compradores de carros (de novos e usados) passam 60% do tempo pesquisando on-line. 

Por outro lado, apenas 13% do tempo da jornada de compra de carros é gasta em visitas à concessionárias e 21% na negociação. Então, a questão é: você está pronto para atender ao seu cliente da maneira que ele gostaria?

Marketing Digital: um conjunto de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de promover empresas e produtos – Resultados Digitais

Apesar de parecer desafiador, usar uma estratégia de Marketing Digital Automotivo é, na verdade, uma enorme oportunidade para as lojas de veículos reforçarem sua marca e aumentarem suas oportunidades de negócio. Afinal, ele já não é mais uma aposta, mas sim uma estratégia consolidada. Além do melhor caminho para quem quer se destacar no mercado.

Porém, uma estratégia de marketing digital automotivo requer alguns passos essenciais, como: objetivos claros, personas definidas, bons canais de marketing, além de uma análise minuciosa de resultados. Continue lendo e conheça o passo a passo.

Por que usar marketing digital automotivo?

Como vimos, a jornada de compra de veículos está cada vez mais digital e o consumidor mais consciente. Sendo assim, o marketing digital automotivo não pode ficar de fora. Você precisa estar onde o consumidor está de olho. 

Por meio do marketing digital automotivo, é possível desenvolver um relacionamento com seu público. Dessa forma, o usuário nos encontra com mais facilidade e gera novas oportunidades de venda.

Algumas vantagens de usar o marketing digital automotivo são:

Segmentação

A possibilidade de segmentação é uma das principais vantagens de uma estratégia de marketing digital automotivo. Em resumo, trata-se de um método eficaz para entregar o conteúdo certo para as pessoas adequadas. E, no momento certo. Isso com certeza aumentará consideravelmente as suas chances de convertê-las.

Com esse recurso, você poderá dividir o seu público-alvo em grupos menores, que tenham mais afinidade entre si. Por exemplo, você pode anunciar um carro de entrada para jovens (18 – 25 anos) em busca do primeiro carro. Ou anunciar um carro sedan completo para um público mais maduro, como homens/mulheres que estejam aumentando a família.

Relacionamento

É provável que você não queria apenas conquistar novos clientes, mas garantir sua satisfação, gerando novas oportunidades de vendas e pós-vendas. A boa notícia é que o marketing digital automotivo também pode te ajudar nisso.

Isso porque ele permite que você desenvolva um relacionamento com sua base, seja por envio de e-mails, oferecimento de materiais, avaliação da venda ou indicações.

Resultados mensuráveis 

Por meio da mensuração, as lojas de veículos podem avaliar o desempenho das estratégias colocadas em prática. E, verificar se estão de acordo com os objetivos traçados. Você pode gerar relatórios sobre a performance de cada ação ou canal, e como eles geram resultado no funil de vendas.

Esse é um passo fundamental para identificar quais ações trazem os melhores resultados e se o seu investimento está valendo a pena.

Custo reduzido

Vendas tradicionais envolvem operações que só aumentam o custo de aquisição de clientes e que não trazem resultados mensuráveis. No entanto, ao automatizar o relacionamento, qualificar e segmentar os leads, você conseguirá diminuir o custo de aquisição, pois poderá apresentar uma oferta no momento certo da compra.

Principais canais do Marketing Digital Automotivo

Redes Sociais

Atualmente, existem diversas vantagens em ter um perfil ativo nas redes sociais. Primeiramente, o número de usuários nos canais. Apenas no Facebook, rede social mais utilizada por brasileiros, há mais de 137 milhões de perfis ativos. O mesmo estudo aponta que os brasileiros passam, em média, 3 horas e 42 minutos por dia conectados às redes sociais.

Essa significativa presença de usuários tem tornado as mídias sociais um importante canal de comunicação entre as empresas e os seus consumidores. E, consequentemente, tornando-se uma ferramenta poderosa de Marketing.

Além disso, as redes sociais são canais que permitem uma grande promoção. Ou seja, você pode utilizá-la para promover a marca, os produtos, conteúdos e divulgar o propósito e a missão da empresa.

E-mail Marketing

Se usado da maneira correta, o e-mail pode ser um recurso muito eficaz para nutrição de Leads, pois você consegue entregar conteúdo relevante. E, com uma boa estratégia, fazer isso de forma periódica, aumentando o engajamento do Lead com sua empresa e fazendo-os retornar ao site.

Tráfego direto

É considerado tráfego direto toda vez que um visitante digita a URL do seu website diretamente no navegador. Sendo assim, esse tipo de tráfego costuma ser gerado por usuários que já conhecem sua empresa. Se ele está retornando, é porque gostou do que você ofereceu.

Portanto, como já dissemos, a experiência do consumidor em seus canais digitais são de grande importância. Certifique-se que o seu showroom digital oferece uma boa experiência ao usuário que o visita. Em Características do showroom digital que gera vendas trouxemos dicas valiosas.

Busca orgânica

Acredito que algumas vezes por dias você já se pegou abrindo o Google ou outro buscador através de uma informação. Essa busca é responsável por gerar o tráfego orgânico. Alcançá-lo não é tão fácil, já que existe uma enorme concorrência.

No entanto, boas práticas de SEO podem te ajudar a alcanças as melhores posições e ser visitado pelo maior número de usuários.

Mídia paga

As mídias pagas podem funcionar como um acelerador das suas vendas. Isso porque elas alcançam mais audiência e engajamento com o público. Além disso, ao investir em anúncios pagos, você poderá conseguir que a exposição orgânica da marca cresça. Isso porque a audiência alcançada pelos anúncios pode interagir com o conteúdo.

Para isso, é fundamental mirar no público certo. Você conseguirá fazer isso facilmente, uma vez que uma das vantagens do marketing digital automotivo é justamente a segmentação.

Os canais mais comuns para veicular anúncios são o Google Ads e Facebook Ads. Leia nosso Guia para Criação de Campanhas Pagas.

Checklist para um planejamento de Marketing Digital Automotivo

Uma boa estratégia de marketing digital automotivo começa com um planejamento. Ainda não sabe por onde começar? Continue lendo pois irei te apresentar um passo a passo para aplicar e começar a gerar resultados.

  • Analise a situação
  • Faça um estudo de Persona
  • Defina objetivos
  • Estabeleça suas principais estratégias de marketing digital
  • Defina os canais de marketing a serem utilizados
  • Elabore um cronograma para suas ações
  • Monitore seus resultados.

Quer aprender mais sobre planejamento? Leia 5 erros mais comuns do planejamento de marketing digital automotivo.

Conclusão

Muitas lojas de veículos ainda não utilizam o potencial completo do canais digitais. A causa é simples: falta de conhecimento do seu público e das estratégias de marketing digital automotivo. Além disso, outra causa comum é achar que o processo é complicado demais.

No entanto, coloque-se no lugar do consumidor. Se você pesquisa por um modelo de carro ou serviço, qual empresa escolheria? A que possui todas as informações necessárias no site e nas redes sociais? Ou, aquela focada em apresentar o produto apenas na loja física?

No final das contas, é a necessidade do seu cliente que deverá estar no centro de tudo. E, dessa forma, você poderá alcançar resultados surpreendentes.

Por exemplo, recentemente, apresentamos um case de sucesso do Grupo EuroMotors. A loja de veículos alcançou faturou mais de 45 milhões em vendas online. Outro exemplo é o da Murano Veículos, que aumentou em 753% a geração de Leads e oportunidades de vendas.

E você, que resultados tem alcançado em seus canais digitais? Compartilha com a gente quais são suas principais dificuldades ao aplicar o marketing digital automotivo.