No mundo dos negócios não é fácil se adaptar rápido as mudanças ou apostar em ideias novas, pelo contrário, é mais comum se acomodar e acreditar que as novidades vão passar. Esse não foi o caso da Murano Veículos, que acreditou cedo no digital e investiu seus recursos quando poucos confiavam.

Em 2011, a Murano lançou seu primeiro site e foi pioneira no atendimento digital em Manaus/AM quando lançou seu site. Nos anos seguintes, implantou um CRM de auxílio aos leads digitais e contratou uma pessoa para ficar dedicada ao encantamento de leads.

Líder disparado em vendas na região, a Murano inaugurou em 2020 a primeira concessionária Fiat Digital em um shopping center fora do eixo Sul-Sudeste.

Além disso, naquele mesmo ano, ocorreu a grande mudança no patamar das estratégias online do grupo ao ingressarem como pilotos no projeto Dealer Digital Marketing (DDM) da Stellantis.

A visão sobre o digital e os desafios da Murano

Case Murano Veículos

Buscar inovação em um setor tradicional exige paciência, já que nem sempre as tecnologias e soluções estão alinhadas com os objetivos dos negócios. Por exemplo, a Murano sempre procurou soluções online, mas enfrentou problemas como sites pesados e não responsivos para o mobile.

Entretanto, a visão de longo prazo e o trabalho constante no digital da Murano foram pontos chave para alcançar os números de hoje.

“Sempre acreditamos que o digital seria o grande impulsionador do marketing para as empresas, retiramos os investimentos feitos em mídias off há dez anos e focamos somente nos investimentos digitais”

Sanzio Drumond – Gerente Geral da operação da Murano

Para resumir, a concessionária já possuía o mindset que o marketing digital era essencial e foi pioneira em vários sentidos. Formou encantadores de leads e consultores dedicados aos contatos gerados online, trabalhou as redes sociais e investiu em mídia paga.

Virada de chave e aumento na geração de leads

Existem empresas que começam a aplicar novas estratégias, mas desistem no meio do caminho por não colherem frutos imediatos. Isso não aconteceu com a Murano Veículos, pois já tinham superado um dos maiores desafios para negócios tradicionais: a mentalidade de growth.

Mas foi em 2020, a partir da contratação do Autódromo, plataforma de CMS, que os resultados dos esforços anteriores cresceram. A equipe ganhou autonomia na gestão do showroom digital, além de possuir um site que gerava mais conversões.

Não é atoa que desde o lançamento do novo showroom digital, a geração de leads aumentou em 753% comparando os meses de outubro de 2020 a maio de 2021.

Para alcançar esse resultado, a Murano precisou formar uma equipe dedicada ao digital e passou a refinar as ações de mídia paga junto a agência.

“A gente começou o projeto e se esforçou ao máximo para obter sucesso. Nós criamos uma estrutura dedicada com vendedores WEB e um especialista em marketing digital”

Sanzio Drumond – Gerente Geral da operação da Murano

Além disso, a Murano foca em anúncios para o fundo de funil, com ofertas com objetivo de gerar conversões de leads.

showroom digital murano veículos
Showroom Digital Murano Veículos

Vendedores dedicados ao online

Com o aumento na geração de leads, mais oportunidades de vendas aparecem. Mas, para dar vazão a esses contatos foi necessário construir e formar um time especialista no digital.

A equipe conta com quatro encantadores de leads e dois consultores dedicados ao online. Os encantadores são responsáveis pelo primeiro contato com a finalidade de qualificar e quebrar as primeiras objeções, em seguida, os leads são repassados aos consultores que possuem o objetivo de fechar negócio.

O atendimento ágil é um dos pontos importantes na estratégia. Dessa forma, os encantadores devem seguir um prazo de no máximo 1h para entrar em contato com o lead recém chegado.

Ao final, as vendas fechadas somente pelo digital representam o percentual de 26% do total.

O trabalho nas redes sociais

Outro fator relevante na estratégia digital da Murano são as redes sociais, sobretudo o Instagram.

As postagens possuem foco na experiência do cliente, geração de conteúdo e humanização da marca, ao contrário de outros que usam as plataformas como um catálogo. Como consequência, a empresa ganhou o prêmio como TOP OF MIND em Manaus 2020.

Pioneirismo da Murano

Sabemos que os negócios que inovam e saem na frente são aqueles que não tem medo de arriscar coisas novas. A Murano é um grande exemplo, pois em meio a pandemia e decretos de 2021 que fecharam as portas da concessionária, eles passaram a realizar vendas 100% digital.

Toda a demonstração dos carros e a montagem dos pedidos podem ser feitas de forma remota. Além disso, o cliente pode solicitar a entrega por delivery.

“Nós continuamos vendendo nesse período de decreto do Governo, mas não era possível entregar. Quando foi liberado a entrega delivery para o comércio, enviamos tudo. Foram 130 carros entregues na casa dos clientes”

Sanzio Drumond – Gerente Geral da operação da Murano

Os bons feedbacks dos clientes sobre esse modelo de compra fizeram a Murano continuar com essa opção de venda 100% digital mesmo após o fim do decreto.

O futuro da Murano no digital

Para o futuro, a concessionária pensa em continuar o forte trabalho no digital com a criação de uma equipe de marketing de conteúdo, além de recursos para expandir as vendas desse canal.

Tecnologias que permitem os consultores atender os clientes em qualquer local já estão uso, assim como as demandas da LGPD.

Acompanhar a transformação digital, as mudanças de algoritmo das redes sociais também estão na pauta da Murano Veículos.

Os resultados da Murano

Para resumir, o grande passo para a Murano virar a chave na geração de leads foi a autonomia que o Autódromo gerou para o time, além do desempenho do showroom digital para o mobile que representa 80% dos acessos.

Além disso, o número impressionante de 753% de aumento nessa geração e dos resultados em vendas a partir do online é graças a visão que a concessionária possui e construiu sobre o digital.

“Estamos sempre em busca de capturar as oportunidade da transformação digital, promover melhorias dos processos da gestão através do mindset ágil e aplicar o pensando lean para a tomada de decisões.”

Sanzio Drumond – Gerente Geral da operação da Murano

Cases de sucesso como esse da Murano Veículos mostram que a inovação e a busca por melhoria contínua são essenciais para se manter competitivo no mercado automotivo.

Sobre o Autor

Arthur George
Arthur George

Content Strategist na AutoForce.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.