5 dicas para anunciar carros na internet

Tempo de leitura: 12 minutos

[Total: 2    Média: 5/5]

Se sua concessionária decidiu anunciar carros na internet deve saber desde já que um bom anúncio aumenta muito as chances de venda do veículo. Mas como saber o que é um bom anúncio? E como decidir onde anunciar?

Existem práticas que tornam a oferta mais atrativa. Para isso é preciso dedicar tempo à formulação da publicação, optando por descrições detalhadas, objetividade no texto e honestidade sobre as condições do automóvel, entre outros pontos.

Carros vendidos com rapidez quase sempre estão associados a anúncios de qualidade. Mesmo veículos mais difíceis de vender têm saída, se anunciados com títulos interessantes, boas fotos e texto de apresentação rica em detalhes.

Você também deve garantir que o anúncio condiz com seu estoque. Afinal, nada frustra mais o consumidor do que entrar em contato com a concessionária só para descobrir, por fim, que o produto já foi vendido! Por isso, anunciar carros na internet exige bastante transparência e atualização contínua.

Os indivíduos estão mais conectados e isso facilitou a visualização dos anúncios nos portais online, o que tornou a comercialização de seminovos e usados mais dinâmica. Então, faz todo o sentido conhecer dicas para anunciar carros na internet. Veja as 5 dicas que separamos neste post!

anunciar carros na internet

Por que eu devo anunciar carros na internet?

Os sites de classificados revolucionaram a dinâmica do mercado porque os compradores de carros tornaram-se usuários ativos da internet. Se é on-line que os potenciais clientes estão, as empresas de revenda devem estar também.

No caso do anunciante particular, publicar uma oferta nos portais é a opção para conseguir um valor melhor pelo veículo.

Em qualquer das situações, devemos pensar que o usuário está habituado com a velocidade dos cliques, então quer praticidade para conhecer ofertas, visualizar fotos e interagir com o anunciante.

Para as concessionárias, pode surgir uma dúvida muito comum. Por que eu devo anunciar carros na internet se já tenho o site da minha concessionária?

Afinal, no site a concessionária pode publicar todo seu estoque de veículos, novos e seminovos, e não pagar nada mais por isso. A dúvida que fica é: site da concessionária ou site de classificados, quem gera mais leads?

Em um estudo recente, descobrimos que embora a geração de leads dos portais de classificados seja maior, o número de vendas fica abaixo das vendas realizadas por intermédio do site da concessionária. 

Mas isso não significa que a loja deve desistir de anunciar em portais, na verdade essa estratégia pode funcionar como um complemento, pois facilitam a distribuição e o alcance da concessionária aos consumidores. 

Essa estratégia é especialmente importante para as lojas que trabalham com seminovos, cujo estoque tem rotatividade maior na concessionária.

anunciar carros online

Como começar a anunciar carros na internet?

Ok, sua concessionária decidiu que quer anunciar. O primeiro passo, e o mais importante, é decidir onde vai anunciar.

Comece procurando os principais portais de anúncio ou sites de classificados de automóveis para cadastrar o anúncio. Antes de escolher verifique atentamente quais pacotes e funcionalidades eles oferecem.

Atualmente, os principais portais para anunciar carros são:

Se você atua em uma concessionária e tem uma grande demanda de veículos para anunciar, considere utilizar um integrador anúncios para concessionárias

Com essa ferramenta você ganha tempo fazendo o cadastramento das ofertas de uma única vez, com alguns cliques. E ainda mantém as ofertas atualizadas, sintonizando a rotatividade do estoque da loja com os anúncios nos sites de classificados.

Já se o seu anúncio é particular, considere sites com grande acesso de compradores, pois significam mais oportunidades de venda.

Às vezes o site ou portal de classificados tem parceiros que podem também exibir o anúncio, potencializando a visualização da oferta.

Além disso, vale à pena dar uma estudada na visibilidade do portal na internet (como ele ranqueia no Google? Como ele anuncia os veículos nas redes sociais?) e na forma como ele exibe os anúncios para os consumidores. 

Entre no portal, faça pesquisa e analise os anúncios que são apresentados primeiro. O que fazem desses anúncios os melhores? O texto, as imagens? Que informações estão destacadas nele?

Também é importante analisar com cuidados as especificações de cada portal. Alguns podem cobrar pelo anúncio, outros cobram apenas se você quiser dar destaque ao veículo.

Além disso, não esqueça de conferir se existem sites regionais que atendam bem a demanda da sua localização. Planos de publicação de anúncios em sites regionais podem ter boa visibilidade e preços mais convidativos.

Como escolher onde anunciar o veículo?

Já sabemos que existem grandes portais e sites consagrados para anunciar carros na internet, no entanto a cobrança pode variar segundo as opções de anúncios. Esse deve ser um critério importante de escolha.

Alguns podem cobrar um valor único, mantendo o anúncio até o carro ser vendido, independente do número de dias que seja exibido. Outros podem fazer a cobrança por certa quantidade de dias de exibição da oferta.

Há também sites que oferecem opção de anúncio gratuito por um número limitado de dias. Mas atenção à cobrança posterior ao limite, pois ficam cadastrados os dados do anunciante, então o site pode enviar uma notificação e já iniciar a cobrança pela manutenção do anúncio.

No momento de escolher um portal para anunciar, existem funcionalidades adicionais ao anúncio que podem ser interessantes. As mais comuns são:

  • Sugerir que seja feita uma avaliação do veículo;
  • Oferecer simuladores ou calculadoras para financiamento;
  • Disponibilizar cotação de seguros;
  • Disponibilizar comparação com a Tabela FIPE.

Analise as mais interessantes e monte o pacote para sua concessionária. É importante que a sua escolha esteja dentro do orçamento digital da sua loja, para que a estratégia de anúncios seja contínua.

Busque portais com taxas e cobranças mais atrativas

Tenha atenção às taxas cobradas posteriormente ao fechamento da venda e verifique as demais cobranças dos sites de classificados, observando se há planos mensais que valham à pena.

Além dos custos interessantes para a publicação dos anúncios, o melhor é que as páginas de classificados ofereçam segurança e comodidade tanto para os anunciantes quanto para os consumidores que procuram automóveis.

O melhor é conhecer as vantagens dos serviços prestados pelos portais para entender o que pode ser um verdadeiro benefício. As concessionárias devem pesar com prudência os recursos investidos em ações de marketing, considerando os objetivos da empresa e o retorno que podem trazer para o negócio.

Agora que você já entendeu a importância de anunciar carros na internet, é hora de conhecer 5 dicas sobre como criar um excelente anúncio e gerar mais leads:

Powered by Rock Convert

5 dicas para anunciar carros na internet

1. Crie um anúncio visual

Formule o anúncio motivado a vender, mas coloque-se no lugar de quem procura por um carro. O comprador quer conhecer os detalhes, para isso texto e imagens ajudam muito.

A descrição deve ser detalhada, com dados técnicos sobre o carro (versão, cor, quilometragem, avarias, revisões feitas pela concessionária), pontuando as qualidades do veículo. Mas o texto não pode ser muito longo, observe outros anúncios que estejam bem formulados para ter uma ideia da média de caracteres utilizados. Isso é importante para garantir a escaneabilidade do texto.

Para anunciar carros na internet o tamanho do texto é importante, porque tem de ficar ajustado aos sites de busca, evitando quebras nas frases. Não recorra a títulos e chamadas clichês, podem comprometer a confiabilidade da oferta. Prefira ser descritivo e realista.

Tão importante quanto as palavras são as imagens!

exemplo de anúncio de carro

Reúna de quatro a sete boas fotos, dados precisos e informações do histórico do veículo. De posse desse conteúdo, prepare uma descrição de 100 a 500 caracteres, compondo o anúncio com informações objetivas sobre o carro.
Utilize fotos com boa resolução e de ângulos privilegiados do carro. Opte por fotos com luminosidade uniforme, evitando sombras, principalmente para exibir os pormenores da parte interna. Garanta que os ângulos mostrem o para-choque traseiro e o dianteiro do veículo, por exemplo.

2. Não esconda informações

Comunique se o carro rodou maior parte do tempo em área urbana ou autoestradas, pois esta é uma informação relevante sobre o tipo desgaste do veículo.

Não deixe de falar sobre os itens de segurança, informe se estão dentro dos padrões de exigência. É importante não esconder informações.

Diga a quantidade de revisões realizadas, o número da quilometragem rodada e se existem avarias no veículo. Honestidade para formular o anúncio evita a perda de tempo para ambas as partes na negociação.

3. Utilize gatilhos para despertar o interesse

Para uma concessionária, é essencial manter a base de anúncios atualizada em relação ao estoque da loja. Imagine a frustração do comprador ao interagir com a oferta de um veículo que já foi vendido?

Por isso, é importante apostar na atualidade do anúncio. A ideia de novidade é um importante gatilho mental que deve ser trabalhado.

Para o anunciante particular, o título do anúncio pode destacar um diferencial que chame a atenção dos compradores.

Outro ponto é escolher um site de classificados que informe as opções de pagamento possíveis, afinal a forma de pagar pelo carro pode atrair interessados.

Vale lembrar que um anúncio mal feito levanta suspeitas sobre a credibilidade do anunciante. Um exemplo disso são os anúncios com poucas fotos, que podem deixar dúvidas sobre algo escondido de propósito. Evite esse tipo de especulação, colocando um texto objetivo, detalhado e fotos variadas do veículo.

4. Nunca deixe de responder

Ser atencioso aos interessados no anúncio é uma iniciativa que passa credibilidade — seja você uma concessionária ou um anunciante particulares. No entanto, existem algumas particularidades na estratégia de atendimento.

Enquanto anunciantes particulares devem prezar por uma comunicação objetiva, as concessionárias devem colocar em prática sua metodologia de atendimento aos leads, para não perder oportunidades de venda e tornar-se referência nas negociações. 

A comunicação ainda deve ser objetiva, mas a persuasão, a velocidade e scripts de atendimento podem ser utilizados para melhorar essa comunicação. Falamos mais sobre este assunto em outro post sobre técnicas de atendimento e vendas de carros pela internet.

5. Utilize as redes sociais para impulsionar os anúncios

As redes sociais podem ser um complemento para o anúncio de um carro que já está na internet.

A disponibilização do estoque da concessionária em redes sociais como o Facebook, por exemplo, é uma possibilidade interessante porque permite que um usuário possa ver o anúncio atualizado dentro da plataforma social virtual em que ele interage. É possível fazer isso na função catálogo de produtos.

Ou, se você não optar pelo catálogo, pode fazer o anúncio por posts na sua fanpage.

Se o usuário chega até o anúncio por meio dessas redes, inclusive pelo Instagram, é fundamental manter a oferta atualizada, garantindo que ele vai visualizar apenas anúncios ativos.

No caso do anúncio de particular, a rede social pode ser o canal direto para entrar em contato com o anunciante.

Outra possibilidade das redes sociais são os grupos de usuários reunidos por um interesse comum, como vendas ou trocas.

Conclusão

Antes de começar a anunciar carros na internet, é importante que você fique atento às condições e a qualidade do que está anunciando. Afinal, seu objetivo final é gerar leads e fechar a venda. 

É um detalhe óbvio, mas é importante, por exemplo, que o carro anunciado esteja em boas condições. Ou seja, o carro deve estar limpo por dentro e por fora, principalmente antes de fazer as fotos. Além disso, é necessário fazer uma vistoria completa do veículo na oficina, seja a da própria concessionária ou a de algum fornecedor confiável.

A concessionária tem como praxe a realização das etapas citadas acima, mas também deve ter atenção ao estabelecer um preço condizente ao estado e histórico de uso do veículo, observando a tabela FIPE e os preços praticados no mercado.

Para a concessionária, anunciar carros na internet, ter um showroom virtual da loja e uma metodologia de atendimento e vendas on-line significa pensar na estratégia do negócio. E é essa a atitude que se espera de quem aposta no modelo da Concessionária 2.0, voltada para gerar oportunidades de venda pelo digital.

Agora que você sabe mais sobre como anunciar carros na internet, conheça o kit eBook+template do Guia definitivo de Marketing Digital Automotivo e tenha ainda mais respaldo para decidir as ações em marketing!

Powered by Rock Convert