Integrador de anúncios é um sistema cuja função é conectar o estoque da concessionária aos anúncios nos diversos sites de classificados de veículos.

Aumentar a produtividade no dia a dia é um objetivo comum para quem atua no segmento de venda de veículos. É por isso que ferramentas digitais, como integradores de anúncios, têm se tornado mais conhecidas e usadas nas concessionárias.

Não existe mistério: os integradores são sistemas eficazes usados para que as concessionárias conectem seu estoque a portais de classificados de veículos, como o OLX ou Webmotors, por exemplo.

Para lidar com a demanda dos anúncios nesses portais, muitas vezes as lojas enfrentam um trabalho repetitivo ou o de retrabalho contínuo. Isso acontece quando os anúncios têm de ser feitos de manualmente, isto é, um por vez em cada site de classificados, o que implica grande possibilidades de erros por falha ou esquecimento. Além disso, a inserção manual ocupa tempo e reduz a produtividade dos profissionais de marketing e vendas.

Com tantas outras demandas paralelas para otimizar o trabalho de marketing e impactar os resultados em vendas, as lojas de carros e concessionárias precisam desenvolver um pensamento estratégico. Isso inclui ter mais familiaridade com ferramentas digitais integradores, bem como a adoção desse recurso o quanto antes.

Confira no post de hoje como e por que sua concessionária pode e deve usar um integrador de anúncios para melhorar os resultados das vendas de seminovos!

O que é um integrador de anúncios?

Integradores de anúncios são sistemas cuja função é conectar o estoque da concessionária aos anúncios nos diversos sites de classificados de automóveis. Na verdade, os integradores devem ser entendidos como um tipo de ferramenta digital que ajuda a aumentar a produtividade e a reduzir os custos operacionais.

O mercado viu a explosão do número de portais de classificados de veículos nos últimos anos. OLX, Webmotors, iCarros, Vrum, são muitos! Esse aumento foi motivado, principalmente, pela mudança de comportamento do comprador de carros.

Como vimos em outros posts aqui mesmo no blog da AutoForce, o cliente atualmente inicia a sua jornada de compra de veículos na internet. Por isso, identifica especificações do veículo, preço e condições de compra antes mesmo de colocar os pés na loja física.

Atentas a essa mudança, muitas concessionárias perceberam a importância de manter o seu estoque de carros visível e, sobretudo, atualizado, nesses portais de classificados.

O integrador de anúncios vai ao encontro dessa demanda, utilizando a tecnologia para fazer com que a concessionária publique e atualize os anúncios de seu estoque de carros em diversos portais de classificados de uma só vez, a partir de alguns cliques.

A distribuição de anúncios nos principais sites aumenta as chances de venda dos veículos. Sem o auxílio de integradores, a concessionária tem de cadastrar manualmente cada anúncio em cada site de classificados, tendo também de excluir sempre que o carro é vendido. Imagina o custo operacional disso para o seu negócio!

Por que as concessionárias devem adotar um integrador de anúncios?

Poder incluir, atualizar e remover anúncios de carros com facilidade significa agilizar fluxos de trabalho da loja e otimizar o desempenho em vendas.

Por meio dos integradores, a publicação é automática em vários sites, o que permite a concessionária ter mais rapidez para anunciar o estoque e maior dinamismo para atualizar seus anúncios. Isso impede que os compradores sintam-se frustrados ao interagir com ofertas de carros que já foram vendidos.

Outras vantagens notáveis que a loja possui quando utiliza integradores são:

  • integração com o sistema utilizado pela concessionária;
  • integração com os principais sites de classificados;
  • publicação de pacotes de anúncios com regularidade;
  • anunciar em diferentes sites a partir de um mesmo integrador;
  • integrar o estoque dentro do Facebook;
  • disponibilizar informações sobre os carros para o cliente dentro do Facebook;
  • facilidade de importação dos dados do sistema e exportação para o integrador.

Como escolher um bom integrador de anúncios?

É essencial saber, por exemplo, quantos e quais sites de classificados é possível integrar. Alguns integradores disponibilizam esse tipo de informação em suas páginas na internet.

Para escolher o melhor, é preciso avaliar quais funcionalidades ele oferece e se elas facilitarão a rotina da concessionária.

A loja precisa de relatórios? Quer incluir ou remover fotos dos anúncios com facilidade? Espera ter as fotos organizadas e acessíveis em um banco de imagens?

Dependendo do fornecedor que você escolher, o integrador também pode contribuir facilitando a verificação da quantidade de veículos já anunciados em cada site, disponibilizando essa e outras informações por meio de uma painel digital que centraliza os dados.

Sabendo dos anúncios já feitos, é possível planejar as próximas ofertas de carros e onde elas deverão ser publicadas. Isso significa ter maior precisão para cadastrar, publicar e gerenciar o estoque de veículos disponíveis para a venda.

Quais os principais integradores de anúncios do mercado?

Os integradores são ferramentas digitais com potencial para gerenciar a distribuição de anúncios de todos os veículos que compõem o estoque da concessionária, mas que também oferecem algumas funcionalidades extras que podem ser bem-vindas para a rotina da loja. Então, o melhor é conhecer os principais integradores existentes antes de optar por um.

Para ajudar, criamos uma lista com os mais conhecidos integradores do mercado. Confira:

1. DS AutoEstoque

Trata a publicação do estoque de veículos por lote e permite a integração de estoque também no Facebook. Dependendo da estratégia de interação da concessionária nas redes sociais, pode ser interessante disponibilizar o estoque atualizado dentro da rede social.

A proposta desse integrador também salienta a facilidade de importação e de exportação de dados, o que é positivo para reduzir os anseios e a resistência dos profissionais em relação ao manuseio da ferramenta.

Quer saber mais? Acesse aqui o site do DS AutoEstoque.

2. Bomdapeste

Funciona como portal de busca de veículos para particulares. Para empresas, oferece o serviço de integração de anúncios em diversos sites de classificados de veículos.

Como funcionalidades adicionais, disponibiliza o controle de estoque, a geração de gráficos estatísticos e o recurso de envio de mensagem pós-venda, entre outras.

Quer saber mais? Acesse aqui o site do Bomdapeste.

3. Ad Set

Como solução digital, foca a sua proposta na manutenção de um estoque de veículos sempre atualizado nos principais sites de classificados brasileiros.

Em sua home page, a descrição do serviço deste integrador ressalta que qualquer alteração nos anúncios pode ser feita de forma automática, de uma só vez, em todos os sites contratados pela concessionária, seja com mudança de informações ou de imagens.

O Ad Set oferece também relatórios variados, catálogo de fotos para veículos novos e controle de estoque. Além disso, alerta que a hospedagem do serviço é na nuvem — ou seja, tem funcionamento on-line e não precisa ser instalado em um computador.

Quer saber mais? Clique aqui e acesse o site do integrador Ad Set.

integrador de anúncios de veículos

Concessionárias que vendem seminovos também utilizam integradores

Alguns integradores esclarecem, na descrição do serviço, que são ferramentas passíveis de utilização tanto pelas concessionárias que só vendem carros usados quanto para aquelas que precisam anunciar veículos seminovos como parte da sua estratégia de negócios.

Na verdade, o integrador deve ser visto como uma solução digital de finalidade específica e não como uma ferramenta com utilização limitada à venda de usados.

O potencial de um integrador pode ser entendido se pensarmos na rapidez com que os anúncios tornam-se visíveis e na quantidade de leads que os anúncios completos e atualizados podem trazer.


Naturalmente, com o aumento do número de leads, mais compradores interessados encontrarão os veículos e maiores serão as chances de fechar vendas.

Se a sua concessionária já trabalha com venda de seminovos e quer saber como impulsionar essa estratégia, confira nosso post sobre como usar o marketing digital para vender seminovos e usados.

Como adotar os integradores na concessionária?

A tecnologia é a alternativa para que a lojas de carros sejam negócios sustentáveis e continuem a suprir as demandas dos consumidores neste novo contexto digital.

Como temos visto, a adoção de integradores tem um peso relevante no desempenho da autonomia da concessionária para publicar seus anúncios. Mas como usufruir dos benefícios dessa ferramenta se a loja não puder contar com um sistema de gestão que permita o uso de integradores?

A Autódromo, plataforma CMS (Content Manager System) da Autoforce, é um sistema gerenciador de conteúdo capaz de ampliar ainda mais a autonomia da concessionária em diversas frentes — afinal os anúncios são apenas um tipo de conteúdo. Todos os integradores que citamos neste post já possuem integração nativa com a plataforma Autódromo.

Com um sistema CMS a concessionária não só poderá contar com o plus dos integradores, como também com a integração, propriamente dita, de diversas outras ferramentas.

Gerenciar a publicação de anúncios significa entregar ofertas em tempo real ao consumidor, o que não deixar de ser uma forma de colocar o cliente no centro do negócio, como foco principal.

Sabemos que existem muitas outras iniciativas para que a concessionária atue realmente com ênfase no cliente, mas a implementação de um sistema de gerenciamento amplo de conteúdo e a adoção de integradores são pontos fortes, que logo mostram impacto sobre as vendas on-line da loja.

Conclusão

Neste post, conhecemos melhor o papel dos integradores e a eficácia dessa ferramenta na publicação dos anúncios do estoque da concessionária.

Vimos que, ao utilizar integradores, a concessionária não precisa cadastrar os veículos um por um, em cada portal de anúncios. Com apenas um cadastro, todo o estoque é anunciado em diversos sites. Dessa forma, é como se a concessionária fizesse um tipo de cadastro centralizado.

Assim, fica fácil concluir que a concessionária dedicada ao cadastro manual dos anúncios pode estar perdendo oportunidades de venda, uma vez que corre o risco de ter mais veículos disponíveis do que aqueles que consegue anunciar.

Como agora você entendeu melhor a função do integrador de anúncios, o caminho perfeito é conhecer melhor outras soluções digitais disponíveis para concessionárias. Então, baixe nosso eBook sobre como escolher Ferramentas Digitais para Concessionárias e fique por dentro!

como escolher uma solução digital

Tags:

Sobre o Autor

Tiago Fernandes
Tiago Fernandes

Administrador, sócio-fundador e CEO da AutoForce.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.