Como usar o marketing digital para vender carros usados e seminovos?

Tempo de leitura: 8 minutos

[Total: 3    Média: 5/5]

O marketing digital tem provado que pode fazer muita diferença para quem vai vender carros seminovos. Estamos falando de estratégias que permitem dar assistência multicanal, entregando a informação ou a oferta que o cliente procura no momento oportuno de sua jornada de compra.

A importância de oferecer um atendimento que faça mais sentido para o consumidor muda a construção do relacionamento com ele e aumenta as chances de conversão.

Isso é ainda mais importante quando falamos na venda de seminovos (veículos com até três anos) e usados (veículos com mais de 4 anos), que já vivem um bom momento no mercado.

As notícias são animadoras porque em 2018 o desempenho foi bastante positivo e a previsão é que 2019 tenha um ritmo de vendas semelhante.

Segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), o total de vendas de seminovos e usados em janeiro deste ano já superou em 2,9% o de janeiro do ano passado. Avaliando o resultado do primeiro trimestre de 2019, a comercialização de usados liderou, com aumento de 18% nas vendas.

O ritmo surpreendente de vendas tem encorajado concessionárias a investir ainda mais na venda desses veículos. E uma das formas de fazer isso sem gastar muito e otimizando os resultados é focar nas vendas pela internet.

Quer entender quais estratégias de marketing digital para seminovos podem te ajudar a tirar o melhor proveito desse cenário promissor? Acompanhe o post que vamos explicar com todas as letras!

como vender carros seminovos

Entenda o que mudou para vender carros seminovos

Primeiro é preciso entender como o cliente se comporta quando pretende comprar um carro. Fatores importantes desse comportamento de compra mudaram não só com a chegada da internet, mas principalmente com o uso dos dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

O consumidor agora é usuário e a internet é o meio em que ele passa a maior parte do tempo procurando informações relevantes sobre o carro que pretende comprar.

Inclusive quando o assunto é carros seminovos, cuja popularidade na internet foi impulsionada pelos portais de classificados.

A visita à concessionária é mais incomum na fase inicial da jornada de compra. Hoje em dia essa visita acaba acontecendo quando o comprador já pretende, de fato, fechar negócio.

Como usuário ele espera que as as marcas tenham presença e reputação online. Só que apenas isso não basta. Ele quer também facilidade para obter as informações claras em todos os canais de contato com a concessionária.

Site x Classificados: qual o melhor para vender carros seminovos?

Como eu te contei antes, a venda de seminovos e usados ganhou muita popularidade com o surgimento dos portais de classificados, como OLX, Webmotors, Mercado Livre…

Esses portais desempenham o papel crucial de intermediar a relação entre compradores e concessionárias, sendo também ótimos para gerar leads.

Porém, têm baixa eficiência na conversão, recursos visuais limitados ou pouco atrativos e não contribuem para uma experiência aprofundada do comprador com a concessionária.

No quesito conversão de leads, o tráfego atraído por um site de concessionárias é de melhor qualidade e com grande potencial para fechar vendas. Há uma pesquisa que evidencia esse dado.

O design do site comunica a sua usabilidade, o que significa que não basta ser bonito, tem de ser eficiente. Além de atrativa, a página deve dispor as informações com clareza, com conteúdos acessíveis a um clique.

Para vender carros seminovos e usados essas características são ainda mais importantes, já que as fotos e o preço do veículo importam muito.

Porém o marketing digital para seminovos vai muito além da construção de um site. Ele envolve uma estratégia cujo intuito é colocar a concessionária na trajetória exata de assistência ao comprador de carros, criando oportunidades.

E é por isso que, logo abaixo, vamos falar recursos inovadores de marketing digital que você pode usar para impulsionar a venda de carros seminovos e usados!

fechar venda carros seminovos

1. Apresente os seminovos em um Showroom Virtual

Já sabemos que o comprador é conectado e precisamos mostrar a ele quais carros ele pode comprar. Mas como fazer isso entregando uma experiência positiva?

É então que a concessionária percebe a importância de exibir o seu estoque de carros seminovos da forma mais atrativa possível.

Preparando um showroom virtual a concessionária ganha pontos com o cliente não apenas pelo ótimo aspecto do espaço virtual, mas também por abrir canais de comunicação e interatividade.

O showroom virtual de seminovos é a chance de aliar vários recursos para fazer fluir a estratégia de vendas. Esses recursos são:

  • banners de ofertas;
  • carrossel com ofertas do mês;
  • integração com portais de classificados;
  • avaliação online do automóvel;
  • iscas de conversão, que levam a páginas onde o visitante opta por deixar seus dados;
  • chat e whatsapp;

Todos esses elementos encorajam ações do visitante e são uma proposta de interação com a página. Também não podemos esquecer do item transparência, afinal o consumidor de hoje não quer perder tempo, por isso o preço do carro deve estar sempre visível.

Ter uma página com aparência de e-commerce para exibir o estoque de seminovos e usados faz com que a concessionária simule o ambiente de loja e entregue ao comprador informações de forma dinâmica, condizentes com a procura feita por ele no início da jornada de compra.

Mas isso não é tudo. O marketing digital para seminovos também inclui a contínua atualização das ofertas. E é para isso que surgem algumas soluções digitais.

2. Gerencie o conteúdo

A plataforma CMS (Content Management System) está entre as favoritas soluções tecnológicas para o segmento automotivo e a preferência não é em vão.

Mais do que modernizar, a grande vantagem das plataformas é a autonomia para editar os conteúdos, como atualizar banners com ofertas, inserir preços e cadastrar serviços, por exemplo.

São também um modelo tecnológico que possibilita a coleta de dados de tráfego, que depois de analisados trazem informações valiosas sobre o desempenho da página. A taxa de conversão, por exemplo, pode ser obtida a partir de um relatório emitido pela plataforma.

Você pode pensar: as ferramentas são um sucesso, mas o que seria delas sem humanos capacitados para operá-las?

As soluções digitais encurtam e mostram caminhos, mas é o profissional que manuseia a ferramenta que deve conhecer as possibilidades de utilização dela.

Isso não é um problema quando se utiliza uma plataforma CMS. Para operar comandos e fazer configurações na plataforma são desnecessários conhecimentos de linguagem de programação.

Os comandos são intuitivos, o que traz usabilidade ao sistema. Adicionar ou remover textos, inserir logo, inserir novas páginas, editar ofertas: tudo isso é possível fazer com facilidade. Clique aqui para saber mais sobre os benefícios de uma plataforma CMS para concessionárias.

3. Integre os anúncios

O uso de integradores é outro ponto forte para quem trabalha com seminovos e usados.

Com essas ferramentas, é possível integrar o estoque da loja com os portais de classificados e o site da concessionária , facilitando a atualização dos seminovos e usados disponíveis.

Vamos lembrar que as concessionárias têm mais chances que as montadores de criar uma proximidade com o comprador. E com a adoção de uma plataforma digital CMS com expertise no segmento automotivo a concessionária consegue oferecer mais comodidade ao cliente, para conhecer a oferta de veículos com calma e segurança, a partir do próprio smartphone, analisando em detalhes cada opção.

4. Ofereça atendimento online

Para aproveitar 100% das ferramentas online, por que não oferecer um atendimento na página da concessionária?

Por meio dos chats de uma página (landing pages ou showroom virtual), o cliente é estimulado a interagir e assim a concessionária abre uma janela de comunicação direta.

Para vender mais é preciso encantar leads e ir ao encontro do que o comprador quer: processos de compra transparentes, com facilidades e diferenciais que agregam valor ao produto. A comunicação é o pano de fundo para essa experiência, por isso o atendimento online tem peso nesse processo.

Em um momento posterior, os clientes podem ser convidados a deixar depoimentos sobre a experiência de compra na concessionária, o que pode ajudar a melhorar a sua reputação online e trazer novas oportunidades de negócio.

5. Divulgue nas redes sociais

Pelas redes sociais é possível, inclusive, direcionar anúncios com segmentação por dados estatísticos da população.

Considere utilizar anúncios pagos em campanhas, caso esse passo seja relevante para a sua estratégia. Os anúncios podem ser veiculados no próprio Facebook, por exemplo. Eles são uma opção para trazer tráfego qualificado.

Apenas tenha atenção quanto ao uso das redes sociais, pois lá é onde os consumidores sentem-se mais à vontade para transmitir publicamente suas experiências de compra ou de comunicação com empresas e marcas.

Conclusão

Viu como ficou mais fácil entender a finalidade do marketing digital quando o assunto é vender carros seminovos?

Não pare por aqui, conheça de uma vez a metodologia de vendas Encantamento de Leads e saiba mais sobre atendimento online baixando o Guia prático de atendimento on-line para concessionárias!

guia do atendimento onlinePowered by Rock Convert