Como criar uma estratégia de social media para concessionárias?

Tempo de leitura: 8 minutos

[Total: 2    Média: 5/5]

Uma boa estratégia de social media para concessionárias pode ser o grande diferencial para aumentar as vendas. No entanto, nem todas as lojas sabem utilizar as redes sociais como um canal para criar oportunidades.

Seja por falta de um profissional especializado dentro da concessionária ou por achar que não haverá retorno, o fato é que as redes sociais ainda é um terreno pouco explorado pelo setor automotivo, mas muito promissor.

Um estudo de tendências de social media para concessionárias, realizado em 2015 pela Digital Air Strike, mostrou que os compradores de carros, pelo terceiro ano, têm considerado as redes sociais muito importantes para o processo de decisão de compra. 

Se você percebeu como a presença nesses meios é necessária, mas ainda não sabe como fazer isso, não se preocupe. Pensando nisso, trouxemos 8 dicas para criar e aplicar uma estratégia de social media para concessionárias que vão ajudar o seu negócio a criar uma máquina de oportunidades nas mídias sociais.

estratégia de social media para concessionárias

1. Descubra onde o seu público está

Descobrir onde o seu público está é a primeira tarefa para qualquer estratégia de social media para concessionárias bem sucedida. Adaptar o seu negócio à internet se tornará mais simples quando você souber essa informação. Afinal, a gente só consegue se comunicar quando tem alguém para ouvir.

Não adianta criar uma conta em todas as redes sociais possíveis se o seu cliente em potencial não está lá. Este é um erro comum em todos os segmentos, não só no automotivo. Então, antes de tudo, invista um tempo para pesquisar quem é o seu público-alvo. Uma boa maneira de fazer isso é definir uma buyer persona.

A partir disso você vai começar a entender em quais redes sociais sua empresa deverá estar para gerar oportunidade de vendas.

2. Entenda as diferenças de cada rede social

Uma vez que você souber onde está o seu público, também precisará aprender a se comunicar com ele. A linguagem que você usa em seu site, por exemplo, não pode apenas ser replicada no Facebook.

Cada rede social tem uma linguagem própria e se você quer ter resultados incríveis vai ter que se adaptar. Caso contrário você pode cansar o seu cliente. 

Um exemplo que ilustra bem isso é o uso do Twitter por algumas concessionárias. Em uma rede social em que cada post pode ter no máximo 280 caracteres, não adianta querer encher o perfil de textos sobre especificações dos seus veículos, não é mesmo? Por isso, algumas marcas hoje utilizam esse canal para responder dúvidas de clientes. É uma forma de estreitar a relação e criar confiança.

3. Dê adeus à panfletagem online

Com certeza você já foi abordado por uma panfletagem inconveniente na rua, agora imagina passar por isso também na internet. É o que algumas empresas costumam fazer. Adaptar sua concessionária ao meio digital não significa disponibilizar uma versão online de um panfleto.

Nas redes sociais, os usuários estão buscando comunicação, não serem atingidos por um monte de panfleto digital com informações gritantes. É preciso entender isso para gerar oportunidades de venda. 

Uma forma de divulgar as ofertas da sua loja, mas sem recorrer à panfletagem, é investir em fotos de qualidade dos carros de sua loja. O cliente vai gostar de ver os detalhes, principalmente no Instagram, que é um canal bastante visual. 

ebook dicas práticas de marketing digital automotivoPowered by Rock Convert

4. Mostre seu produto

Pesquisas recentes, como a Global Automotive Executive Survey, apontam que durante a jornada de compra de um veículo o consumidor já chega à concessionária com a decisão praticamente tomada. Isso ocorre porque hoje a internet já dispõe de vários recursos, como vídeos e resenhas em sites especializados, que facilitam o processo de escolha. 

É por essa razão que a sua concessionária deve se adaptar às mudanças trazidas pela internet, e essa adaptação passa também pela forma de mostrar seus produtos. A mudança não se limita ao canal da mensagem, mas o próprio formato mensagem deverá mudar.

O que o consumidor deseja é que as informações que estão, geralmente, no showroom físico estejam disponíveis também online. Ele quer conhecer seu produto sem anúncios e condições atrapalhando, ter espaço para negociação e atendimento de qualidade, do WhatsApp à loja física.

Então, para sua estratégia de social media, invista em imagens limpas de seus veículos, que mostrem todas as vantagens e encantem o usuário, mas sem poluir sua navegação. 

5. Saiba ouvir e responder

Uma dos pilares para montar uma boa estratégia de social media para concessionárias é entender que as redes sociais são um canal de mão dupla. Você deverá estar preparado para ouvir e responder, e talvez até mudar alguns comportamentos e posicionamentos da sua empresa com base nesse processo de escuta.

As redes sociais são um espaço para interação e, mesmo que o perfil seja empresarial, seus seguidores querem interagir com você, criar relacionamento. Pode ter certeza que essa relação será levada em consideração e influenciará a decisão de compra.

Um bom exemplo dessa estratégia de social media em ação é o perfil da Chevrolet no twitter.

Claro, sabemos que esse é o perfil de uma montadora, mas você não precisa começar com todo esse investimento. Comece aos poucos, respondendo os directs da sua conta do Instagram, por exemplo ,ou dando atenção aos comentários no Facebook. 

6. Documente sua estratégia

Qualquer planejamento ou estratégia precisa ser bem documentado. Não importa se você está apenas começando e quer só fazer alguns testes, eles deverão estar escritos em algum lugar. Isso vai te ajudar no futuro, quando for hora de definir seu posicionamento e quais conteúdos você quer passar para seus seguidores.

Dentro desse documento é importante que você defina também indicadores-chave para avaliar a efetividade da sua estratégia. Afinal, resultado é o objetivo final que temos aqui, não é mesmo?

7. Tenha profissionais bem treinados

Um erro comum que muitas empresas cometem ao decidir investir em uma estratégia de mídias sociais é achar que qualquer profissional está apto a fazer isso, mesmo sem estudo prévio.

Como em qualquer setor da sua empresa, a parte digital também exige cuidado e estudo, ainda por cima quando é uma área que se tornará uma vitrine da sua marca. Qualquer publicação ou interação deverá ser pensada como uma forma de se comunicar com seu possível comprador, por isso exige conhecimento.

Invista em cursos, livros e treinamentos que prepare a sua equipe para entender a organização das mídias sociais. Dessa forma, sua estratégia de social media estará em boas mãos e com certeza trará boas oportunidades de negócio.

8. Humanize a marca

De nada adianta investir em bons cursos, posts bonitos e pesquisa se a sua marca se comportar como um robô no Instagram, por exemplo. Como em qualquer rede social, as pessoas querem conversar com outras pessoas. Querem sentir que estão sendo ouvidas e levadas em consideração. 

A humanização da marca é extremamente importante na estratégia de social media para concessionária, desde o atendimento, que deverá ser atencioso, até a escolha de imagens que serão publicadas no perfil. 

Comprar um carro não é o mesmo que comprar aquele cafezinho perto do trabalho. É uma compra que exige muita cautela por parte do consumidor, então quanto mais seu atendimento (perfis nas redes sociais se incluem) se mostrar humano diante dos questionamentos, mais confiança ele terá na sua loja e menos dúvidas sobre o negócio.

Uma dica para alcançar esse objetivo é mostrar quem trabalha na sua concessionária ou loja de veículos. Crie conexões entre seus clientes e você. Assim o processo será muito mais leve e simples. 

DICA BÔNUS: Seja constante na sua estratégia

Uma boa estratégia leva tempo e constância. No começo pode parecer que não está dando resultado, mas é normal. É um território novo para sua marca, é comum que seja um pouco difícil no começo, mas o segredo é não desistir. Logo você começará a notar os resultados. 

Conclusão

Apesar de parecer difícil no início, ter uma estratégia de social media para concessionárias pode sim dar muitos resultados em vendas. Com as dicas que demos, com certeza você já tem o primeiro passo para começar a traçar sua estratégia de social media e alavancar oportunidades para o seu negócio.
Quer aprender mais sobre estratégias de social media e outras ações online? Então baixe nosso eBook 15 dicas práticas de marketing digital para concessionárias, é gratuito:

ebook dicas práticas de marketing digital automotivoPowered by Rock Convert