Para alcançar sucesso nas estratégias online do site, sua concessionária precisa trabalhar as principais características do showroom digital que gera vendas. 

Não é novidade utilizar as plataformas digitais para captar clientes potenciais, mas nem todo mundo aplica ou conhece as ações para obter resultados. 

Com o showroom digital não é diferente, mas após anos ajudando o mercado, percebemos quais são os fatores que trazem um bom resultado.

É quase como um checklist de uma atividade, quanto mais checks você completar, mais próximo estará de concluir a missão. No nosso caso, mais chances de conquistar excelentes resultados. 

Vamos então conhecer o guia do showroom digital que gera vendas, mas antes eu preciso que você entenda as premissas para uma boa performance no online.

Premissas para um bom desempenho no digital

Investir em anúncios online: o primeiro passo para ter resultados no seu showroom digital é trazer usuários, caso contrário seu site será como uma loja no deserto. Para isso, é necessário invesrtir em mídia paga. As principais plataformas utilizadas são o Facebook Ads e o Google Ads.

Treinar a área de vendas: sua concessionária precisa desenvolver uma área ou pessoas para lidar com os contatos recebidos do online. Esses potenciais clientes que demonstraram interesse nos veículos, precisam de atenção e de um método que feche vendas.

Dessa forma, é necessário investir na qualificação da equipe de vendas ou contratar novas pessoas. E todo esse investimento retorna com a maior taxa de conversão de leads em clientes. 

No blog já falamos bastante sobre a metodologia do encantamento de leads, veja alguns conteúdos: 

Engajamento com o online: o trabalho realizado digital precisa ser constante, pois sem o engajamento necessário é provável que o desempenho seja baixo.

O showroom digital precisa de constante atualização nas ofertas do período, no cadastro dos conteúdos, com o atual estoque e nos pontos de melhoria. Além disso, checar as ações para coletar os dados e verificar a eficiência é essencial.

Características do showroom digital que gera vendas

Área nobre do showroom digital

showroom digital que gera vendas - área dos banners

Dizem que a primeira impressão é a que fica. Para um site, esse primeiro contato é feito no que é chamado de área nobre. O nome já diz tudo, pois essa região é a responsável por capturar a atenção dos usuários.

No showroom digital de bom desempenho, esse local é preenchido com banners, formulários para obter as informações dos visitantes e acesso rápido aos contatos da concessionária.

Então, para construir ótimos resultados, fique atento a esses pontos:

Menu: o menu do seu site precisa ser claro e objetivo. Utilize para direcionar os visitantes para as principais páginas do seu showroom: ofertas, estoque de carros novos, pós-venda, vendas diretas, seminovos e outros materiais.

Botões de contato: um usuário que entra no seu site pode perder a atenção rapidamente. Disponibilizar botões de telefone e whatsapp é uma excelente forma de garantir o contato imediato com essas pessoas. 

Banners: os banners são fundamentais para chamar a atenção dos visitantes através de imagens, ofertas, condições especiais. Entretanto, existem boas práticas de uso para tirar o máximo proveito:

  • Os visitantes do showroom digital precisam ser impactados por ofertas e promoções do período. Procure oferecer condições especiais para gerar interesse neste usuário. Outra dica é aproveitar as datas comemorativas e criar artes exclusivas para esses momentos.
  • Adicionar formulários de conversão aos banners é uma prática recomendada, pois garante uma opção logo de cara para o visitante demonstrar interesse adicionando suas informações. 
  • Incluir CTA (chamada para ação) em seus banners favorece o ponto anterior, já que os formulários tendem a ser mais preenchidos quando existe uma solicitação ou indicação para os usuários.
  • Para ofertas exclusivas o ideal é adicionar o link para a página específica da promoção. Dessa forma, o visitante interessado na oferta tem seu caminho facilitado.

Ofertas atualizadas e sinalizadas

Imagina chegar em um supermercado que os preços estão todos desatualizados e as ofertas do dia não estão sinalizadas. Seria bem estressante, concorda?

Isso não pode acontecer no showroom digital da sua concessionária, uma vez que a situação pode causar estresse nos visitantes e transmitir uma sensação de desleixo com o site. 

Portanto, é necessário definir um responsável e criar uma rotina constante de atualizações, assim, as oportunidades de conversão não se perdem.

Trabalha a conversão do visitante

O principal objetivo de um showroom digital é transformar os visitantes em leads. 

Esse é um fato óbvio, mas a verdade é que a grande maioria dos sites de concessionárias não são otimizados para gerar conversões. 

O resultado é o baixo número de leads chegando no time de vendas. Além disso, todo o investimento em anúncios e na equipe não é aproveitado. 

Uma das soluções mais eficientes para esse problema é aumentar o número de iscas de conversão, principalmente por meio dos formulários nos banners e nas páginas internas do site.

Outro ponto importante, é dar destaque aos botões de contato com a concessionária, através das cores e CTA’s (call to action).

Conteúdo nas páginas internas

Se a área nobre do showroom digital é a grande responsável pelas ações tomadas pelos usuários dentro do site, as páginas internas são encarregadas em gerar o interesse do usuário pelo produto e entrarem em contato.

Portanto, os conteúdos presentes nessas páginas são essenciais. As informações devem suprir as necessidades dos possíveis clientes, além de transmitir segurança e credibilidade.

  • Informações sobre o veículo. Descrição completa do veículo e sua ficha técnica, boa base de fotos e vídeos, preço e condições de pagamento.
  • Bom design. As páginas internas precisam de um bom design para organizar todas essas informações de forma clara para o visitante.
  • Possibilidade de conversão. Disponibilizar formulário de conversão é fundamental para capturar os dados e interesse do usuário.
  • Gatilhos de compra. Muitos usuários só vão deixar seus dados depois de um gatilho, utilizar urgência nas ofertas através da contagem regressiva é uma excelente estratégia.
  • Botão de contato. Já falamos sobre o uso de botões de contato para whatsapp, mas a ideia na página interna é utilizar esse recurso com uma chamada para negociação.

Informações da concessionária

Ninguém compra de quem não conhece, ainda mais se tratando de um produto com ticket mais alto.

Além disso, uma das principais objeções dos clientes online é a insegurança, muitos usuários relutam na hora de passar informações pessoais em sites que não consideram confiáveis. 

Por isso, dar acesso às informações da sua concessionária: número de telefone, endereço, horário de funcionamento e as redes sociais são fundamentais para os visitantes sentirem segurança.

Conheça o Autódromo

Essas são as características mais importantes do showroom digital que gera vendas. Então se o seu site ainda não trabalha com alguma dessas, você já tem a lista sobre o que fazer e evoluir.

Os próximos passos estão claros, mas nem todo CSM para concessionárias traz esses detalhes e oportunidades. Se esse é um problema atual para você, não deixe de conferir a nossa solução Autódromo.

No nosso CSM você tem acesso fácil a todas as soluções citadas aqui e muito mais, além de todo o suporte e know-how da AutoForce.

Para conhecer o Autódromo, basta clicar no banner abaixo.

Sobre o Autor

Arthur George
Arthur George

Content Strategist na AutoForce.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.