Encantamento de leads: o segredo para vender online

Tempo de leitura: 5 minutos

[Total: 2   Average: 5/5]

Se você acordou para a transformação digital, já percebeu a internet como uma grande aliada do setor automotivo. Sobretudo no cenário de crise gerado pela pandemia. Isso porque ela permite o alinhamento de expectativas com o seu cliente. O que facilita a aproximação no tempo certo e, consequentemente, aumenta as oportunidades de venda online. Estratégias como o Encantamento de Leads, pode ajudar nas hora de vender online.

Por outro lado, muitas concessionárias ainda possuem dificuldades para iniciar a operação de venda online. Como atrair usuários e transformá-los em oportunidades? Neste artigo, iremos te apresentar o Encantamento de Leads e como ele pode te ajudar a vender mais. Até mesmo no período de isolamento social.

Você irá aprender o que é venda online, o papel dos encantadores de leads, além do caminho até a venda.

Você sabe vender online?

Muitas pessoas acham que uma venda só se configura como online quando todas as etapas são realizadas por meio de canais digitais. Mas não é bem assim.

“Vendas online, para o segmento automotivo, é toda venda originada através de um canal digital e concretizada no showroom físico da concessionária”.

Em outras palavras, para ser considerada online, a venda precisa atender estes requisitos:

  • Ser um lead gerado pela internet;
  • Ter interação entre encantador e Lead;
  • O lead ir até a concessionária;
  • Venda concretizada com sucesso.

Dica: para vender na internet você precisa de mais do que um website ou presença nas redes sociais. Acima de tudo, ofereça a melhor experiência de compra em todas as etapas para encantar seu cliente.

Venda online

Uma boa experiência de compra não depende apenas da atração do consumidor. É preciso que ele saiba quais passos deve dar na jornada de compra. Para isso, o seu showroom digital precisa ser leve e fácil de navegar. Além disso, busque entregar mais do que uma página responsiva. Projete o seu showroom para a navegação no celular e crie um caminho claro para que o usuário encontre o que procura e, por fim, converta.

Se você quer saber como alcançar melhores resultados em vendas online, podemos te ajudar. No webinar “Vendas online: dicas e estratégias para continuar vendendo carros na crise” vamos te falar sobre o novo papel do vendedor. Bem como, dicas e estratégias de negociação e fechamento.

A discussão, com participação de João P. Fonseca, Head de Vendas e Marketing da AutoForce, e Matheus Quirino, CMO da Impetus, acontece na quarta-feira (14), às 19h. Clique aqui e ative o lembrete no dia.

O papel do Encantamento de Leads no ato de vender online

Encantamento de leads: venda online

Agora você já sabe o que é uma venda online. Então, vamos entender como o Encantamento de Leads pode te ajudar a gerar oportunidades. A metodologia é baseada na atração, captura e tratativa de leads qualificados, desde a sua geração até a negociação. Ou seja, o principal objetivo aqui é transformar leads em clientes, atendendo as necessidades do novo perfil de consumidor. E, com isso, gerar mais oportunidades de vendas.

Além disso, ela ajuda a otimizar os investimentos na aquisição e conversão de leads em clientes pagantes. Ao utilizá-la, a taxa de conversão de leads em clientes pagantes pode chegar em até 12% — portanto, bem mais que a média do mercado automotivo, que é de 3,5%.

O caminho até a venda

Atração do lead por meio de uma agência de tráfego

Antes de mais nada, desenvolva campanhas de links patrocinados para estimular a geração de leads. Atenção às informações nas páginas de destino dos seus anúncios. Ao mesmo tempo, use boas práticas de copy para atrair e estimular ações.

Geração de leads

Em seguida, conecte suas campanhas com landing pages com forms para captar informações básicas do usuário. Você precisa, pelo menos, de nome e telefone para gerar uma base de leads. É nessa etapa que os seus encantadores irão entrar em campo. Leads com informações incorretas serão descartados, enquanto os demais serão contatados por meio de técnicas de venda online.

Visita agendada

O encantador conseguiu agendar a visita do cliente ao showroom? Então, neste momento entra em campo o vendedor. De forma imediata ele terá em mãos, via sistema, todos os dados do cliente. E agora deve apresentar o veículo, condições e facilidades. Além de outras informações necessárias para o fechamento da venda.

Em caso de fechamento do negócio, o encantador deve fazer novo contato com o cliente. E-mails de boas vindas e ligações de agradecimento são formas de manter o relacionamento e estimular o pós-vendas. Caso a venda não aconteça, o encantador deve entrar em contato da mesma forma. Dessa vez para realizar uma pesquisa de satisfação. O objetivo é entender o porquê da venda não ter ocorrido e nortear o trabalho da equipe de marketing.

Dica: Se você quer aprender mais sobre como gerar oportunidades no canais digitais e vender mais online, assista “Vendas online: dicas e estratégias para continuar vendendo carros na crise“. Ao final do webinar, os participantes irão receber um conteúdo exclusivo.

Conclusão

Em síntese, com o avanço da Covid-19 em todo país, cada vez mais as concessionárias estão buscando se adaptar. Montar uma operação de venda online e atender as necessidades do novo perfil de consumidor da Era Digital é uma necessidade para se manter no segmento.

Nesse sentido, nós da AutoForce podemos e queremos te ajudar. Então, preparamos um material para você conferir tudo que precisa para montar sua operação digital. Baixe gratuitamente o ebook: Encantamento de Leads: o guia definitivo da metodologia. É só clicar no banner abaixo.