Vender carros usados e seminovos virou uma grande oportunidade para as concessionárias no último ano. A baixa produção de veículos novos e a alta demanda por automóveis tornou o cenário propício para a venda de usados.

Além disso, apesar dos brasileiros ficarem assustados com o aumento de preços desses veículos, a procura continuou alta. Ou seja, é válido investir no segmento como alternativa para a situação atual dos carros 0KM.

A previsão para normalizar a produção é somente no segundo semestre deste ano ou até mesmo em 2023. Por isso, as perspectivas é que o mercado de usados e seminovos continue em alta em 2022.

No artigo, você vai encontrar como aproveitar essa oportunidade e os detalhes na hora de trabalhar com a venda de carros usados. Continue lendo!

Dados sobre o mercado de usados

O setor de seminovos e usados costumam registrar um crescimento em média de 3% a 4% anualmente. No entanto, no ano passado o aumento foi de quase 18%, uma alta que se tornou a maior da história no país. Apenas em dezembro foram vendidos mais de 1 milhão de veículos usados e seminovos.

Esse movimento fez com que o preço de veículos usados disparasse 34% em 2021 e os sinais não apontam a reversão deste quadro em 2022. Ou seja, o preço vai continuar alto, mas isso não irá influenciar a demanda.

Como vender carros usados

vender carros usados

Os números do mercado mostram que existe uma excelente oportunidade. No entanto, para vender carros usados e obter bons resultados é preciso entender os detalhes do segmento. Abaixo você vai encontrar algumas dicas:

Prepare o carro para venda

O primeiro passo para tornar a venda de carros usados um sucesso e atrair novos clientes é o preparo para a venda. Dessa forma, você precisa garantir que qualquer problema seja consertado – seja na parte mecânica ou na estética.

O objetivo é deixar o carro atrativo para os consumidores, mas também passar segurança durante o processo de compra. Por isso, informe os defeitos ou arranhões que não são possíveis de ajeitar, caso existam.

Divulgue os veículos e as ofertas

Após a preparação, é hora de anunciar os veículos e as ofertas disponíveis.

A internet é de longe a melhor opção para você criar seus anúncios – seja em marketplaces, redes sociais e canais próprios da concessionária. Além disso, distribuir conteúdos é outra forma de destacar os automóveis e alcançar mais pessoas.

Utilize canais para atrair e converter interessados

Existem vários canais possíveis de utilizar para atrair e converter interessados, por exemplo, a OLX. Mas, a dica é sempre colocar um foco maior em canais próprios da concessionária. Dessa forma, você usa a reputação da empresa e transmite mais segurança para os consumidores.

O showroom digital ou landing pages são ótimas opções para apresentar os veículos e as ofertas, mas também para converter os usuários em leads.

Boas fotos são essenciais

No segmento de seminovos e usados as fotos são essências para atrair e convencer interessados. Por isso, você deve investir em fotografias de alta qualidade em seus anúncios e conteúdos.

Vale ressaltar que fotos de defeitos, arranhões e etc devem ser publicadas , isso porque você vai evitar negociações frustradas e também ajuda na transparência com os clientes.

Ps: Os vídeos são um plus na sua estratégia, então se for possível acrescentar esse formato nos materiais e anúncios será excelente.

Informações importante para o consumidor

O ponto principal de uma negociação de carros usados é a segurança, por isso, você deve passar informações suficientes para o consumidor ficar tranquilo durante o processo.

Na internet, isso é ainda mais importante, pois o cliente não terá o contato físico com o veículo antes dos últimos estágios da negociação. Dessa forma, os anúncios e as publicações com mais detalhes sobre o carro terão melhores resultados.

As principais informações que você precisa destacar são:

  • Quilometragem do veículo
  • Ano de fabricação
  • Estado e detalhes sobre o carro
  • Documentação e se existe pendências
  • Itens e acessórios
  • Data de última revisão ou ajustes

Em todos esses detalhes use a transparência e sinceridade com os consumidores, afinal, você tem mais a perder do que ganhar em negócios frustradas.

Compra de usados

As mesmas informações acima são necessárias na hora de comprar veículos usados para o estoque da concessionária. Por isso, fique atento para não cair em golpes e ser enganados por promessas que parecem boas demais.

Além disso, deixe claro que você está interessado em comprar carros usados. É importante destacar esse conteúdo nas redes sociais, anúncios e no próprio site do negócio. Dessa forma, os donos de veículos que preferem negociar com mais segurança e rapidez serão atraídos.

Showroom digital na venda de usados

Existem alguns detalhes na hora de vender carros usados, mas a principal delas é a segurança e transparência. Por isso, você deve investir em recursos para aumentar a confiança do consumidor.

O showroom digital, por exemplo, é um dos canais que mais transmitem essa sensação para os clientes. Além disso, ele entrega uma experiência positiva durante o processo de compra, pois o consumidor vai encontrar as informações necessárias e a possibilidade de se cadastrar em formulários.

Ou seja, é mais facilidade para o cliente e para o negócio que terá o contato dos usuários que demonstraram interesse.

Conclusão

O segmento de usados por muito tempo foi visto como o “patinho feio” do setor automotivo, mas a verdade é que existem várias oportunidades para as concessionárias.

O momento da falta de novos durante a pandemia mostrou a importância e o tamanho do mercado de seminovos. Então, a partir de agora, os olhos dos consumidores estarão sempre vendo os usados como uma alternativa.

Com isso, o mercado só tende a crescer, se profissionalizar e evoluir.

A demanda continuará alta neste ano e a tendência é que esse mercado cresça cada vez mais. Afinal, os veículos de entrada estão mais caros e a perspectiva é que as montadoras foquem na produção de automóveis que geram mais lucros.

Sobre o Autor

Arthur George
Arthur George

Content Strategist na AutoForce.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.