Onde anunciar carros e vender mais online

Tempo de leitura: 7 minutos

A internet está transformando a compra e venda de veículos em todo o mundo.

No Brasil, as vendas online já disparavam desde 2006 e decolaram de vez em 2020. De acordo com a 42ª edição do relatório Webshoppers, o e-commerce bateu seu recorde de faturamento dos últimos 20 anos no primeiro semestre de 2020: R$ 38,8 bilhões.

Nesse cenário uma dúvida surge entre os profissionais de lojas de veículos: onde anunciar carros e aproveitar o potencial da venda online?

O número acima representa um crescimento de 47% em relação ao faturamento do primeiro semestre de 2019. O fato é que o número deixa cada vez mais claro uma mudança de hábitos e reflete também no setor automotivo. Já é possível, por exemplo, perceber uma tendência na diminuição de visitas a concessionárias antes da decisão de compra.

Vantagens da venda online de veículos

Onde anunciar carros

Ainda não está convencido a investir de vez na presença digital da sua loja de veículos?

Saiba que a venda de carros pela internet traz uma série de vantagens. Antes de tudo, destacamos a a facilidade de anunciar um veículo para uma base maior de pessoas. No meio digital, a visibilidade dos carros à venda é amplificada. Dessa forma, é possível  facilitar o encontro com o comprador certo, que pode estar até mesmo em outra cidade, mas à procura de um veículo que é exatamente aquele que você tem a oferecer.

Além disso, para lojas de veículos, vender online também pode representar aumento do faturamento com redução de custos. Isso porque uma operação de vendas online requer estrutura e custos fixos muito menores do que o de uma loja física.

Informação detalhada dos veículos

De acordo com uma pesquisa Think with Google, de 2018, 63% das experiências de compra começam online. Ou seja, mesmo que toda a jornada de compra online não seja totalmente feita de forma digital, mais da metade do início da compra começa por lá. Isso mostra que as pessoas cada vez mais pesquisam e têm um senso crítico maior no momento de comprar. 

O cliente pesquisa as opções e já chega decidido quando quer fechar a compra na loja. Dessa forma, é muito importante que você alcance o seu possível nessa etapa da jornada de compra. Isso nos leva a outra vantagem de anunciar carros online.

Independente da plataforma escolhida, você poderá apresentar todas as informações do produto, como marca, modelo, tamanho, peso, dimensões, fotos de qualidade, vídeos explicativos, preço, fretes e tempo de entrega. Por isso é tão importante fazer uma descrição perfeita.

Outra vantagem é a de de acompanhar seus negócios e controlar os resultados, gerar controle de estoque de forma simples, o número de vendas, receita mensal, além de conhecer o perfil dos clientes, o nível de satisfação, etc. 

Por meio dos dados gerados em seus canais digitais, será muito mais fácil entender o comportamento de seus clientes. Portanto, analise resultados de campanhas, taxas de conversão, para que assim, possa criar estratégias de vendas. Ou seja, planejar e controlar os resultados é essencial para viver o progresso do seu negócio em ambiente digital.

Onde anunciar carros online

Uma dúvida comum entre aqueles que querem começar a vender na internet é quais os melhores sites para anunciar produtos. Afinal, o canal de vendas pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio. 

Ter o próprio site é um atalho para ganhar a confiança do consumidor. Além de uma forma de ampliar a presença digital do seu negócio e aliar a outros canais, como redes sociais e marketplaces, por exemplo. Vender em uma plataforma como um marketplace é uma forma de estar em uma vitrine virtual que já conta com uma audiência própria.

Outra vantagem ao lojista é que a plataforma já dispõe de estrutura necessária para o negócio digital. Ou seja, traz integrações de pagamento, comunicação com o cliente, opções de frete, entre outras facilidades.

Para te ajudar a avaliar a melhor opção para o seu negócio, fizemos uma lista rápida para te ajudar a decidir onde anunciar carros.

Mercado Livre

O Mercado Livre é um dos maiores marketplaces do Brasil. A empresa foi pioneira no setor e ajuda muitos vendedores a subir o nível dos seus negócios virtuais.

A venda de carros pela plataforma funciona de uma maneira simples. Acessando o site, é possível encontrar outros vendedores particulares e concessionárias que estão anunciando carros novos e usados. Por isso, criar um anúncio bom e completo é importante para que você passe todas as informações necessárias e chame atenção do potencial cliente.

OLX 

A OLX é muito conhecida por ser um site onde são vendidos muitos produtos usados. Porém também são vendidos produtos novos e a plataforma permite, inclusive, anunciar serviços. Na plataforma existem diversas categorias de vendas, porém o destaque fica com a de veículos.

Na OLX também é fundamental seguir as boas práticas para criação de anúncios online.

Webmotors

O site Webmotors é uma plataforma de anúncios, onde compradores encontram vendedores de veículos. Lá você pode tanto anunciar, quanto procurar um carro ou uma moto. Para o vendedor é uma chance de ter uma grande alcance de público que está interessado em um automóvel igual ao dele. 

Não é possível comprar ou vender diretamente no site da Webmotors. Ou seja, o site é um meio de campo. Assim, o interessado pode entrar em contato com quem disponibiliza o produto. Depois disso, a compra será efetuada já fora do site.

Também é importante destacar que a WebMotors cobra um valor específico que pode variar dependendo do tipo de anúncio pretendido pelos vendedores que desejam utilizar a plataforma de compra e venda online. Você pode avaliar a viabilidade da ferramenta em sua estratégia aqui.

InstaCarro

Voltada para carros seminovos e usados, uma outra opção é a InstaCarro. Ela conecta usuários a lojas de veículos, e ganhou visibilidade diante da valorização nos preços de carros seminovos e usados.

A empresa cuida da documentação, do pagamento e do transporte do automóvel, prometendo uma experiência simplificada ao comprador e ao vendedor. Além de ser uma opção para o lojista que deseja aumentar o estoque.

showroom digital

Onde anunciar carros: Showroom Digital

Como dito antes, os consumidores têm trocado cada vez mais o showroom físico pela pesquisa prévia na internet. Mas o que eles procuram não mudou. O que eles desejam é ter a mesma experiência do seu showroom físico, só que na internet.

E é nesse contexto que o showroom digital se destaca. Diferente de um site comum, ele oferece uma experiência mais imersiva, interativa e, acima de tudo, orientada para a conversão. Sendo assim, o showroom digital deve ser lembrado quando pensamos onde anunciar carros atualmente.

Além disso, um showroom digital para concessionárias geralmente conversa melhor com a identidade visual da marca e é responsivo. Já um site nem sempre atende todos esses objetivos, seja por ter foco mais institucional, reunir informações diversas ou não ter iscas de conversão específicas. Porém, assim como uma loja física, o showroom digital precisa de manutenção constante para sempre oferecer uma boa experiência ao cliente e gerar mais vendas.

Leia Características do showroom digital que gera vendas para saber mais.

Conclusão

Por fim, se você chegou até aqui é provável que esteja convencido sobre as vantagens de vender carros online. Espero que esse conteúdo tenha te ajudado também a avaliar onde anunciar carros.

Se você tem interesse em oferecer uma experiência de compra online diferenciada de todo mercado, pode ser o momento de você avaliar as melhores ferramentas para criação do seu próprio showroom digital. Aqui na AutoForce, temos o Autódromo, uma ferramenta para criação do site para concessionárias. Com ela, é possível cadastrar veículos e ofertas, deixando todas as informações visíveis para o cliente que o encontrar na internet. Conheça mais sobre a ferramenta clicando no banner abaixo.