8 motivos para investir em um site para concessionárias

Tempo de leitura: 15 minutos

[Total: 2    Média: 4/5]

É fundamental entender como as transformações do mercado afetam cada tipo de negócio. Para o setor automotivo, então, as vendas on-line são uma realidade evidente. Nesse novo cenário, entra em jogo um elemento fundamental de uma estratégia de venda de veículos no ambiente digital: o site para concessionárias.


Páginas que funcionam como cartões de visita, de conteúdo estático e meramente representativo, já não são suficientes para que as concessionárias integrem a nova realidade do mercado. 

Hoje, o mais comum é que um consumidor pesquise sobre uma marca ou problema antes de tomar qualquer decisão. Na jornada de compra de carros não é diferente. 

  • Sites de concessionárias correspondem a 83% das pesquisas sobre o setor automotivo no Brasil.
  • Consumidores visitam, em média, 5,5 sites durante a pesquisa por carros
  • 54% das pesquisas são feitas em sites de concessionárias

Um site ajuda a construir o posicionamento e autoridade de uma concessionária no meio online. Isso depende, principalmente, do conteúdo e experiência de compra que esse site entrega.

Atualmente, o usuário espera que uma loja esteja online e que ofereça as informações que ele precisa na hora em que precisa. Por isso, 9 a cada 10 consumidores de carros tentam entrar em contato (via telefone, whatsapp ou site) com a concessionária antes da visita.

Neste post, não vamos apenas enumerar oito motivos para ter um site para concessionárias, mas também ir além e esclarecer:

  • Por que ter um site para concessionárias é importante;
  • Quais benefícios um site para concessionárias pode oferecer;
  • Quais são os tipos de site para concessionárias que geram leads;
  • Quanto pode custar um site para concessionárias;
  • Em qual nível está o site da sua concessionária.

Por que ter um site para concessionárias?

Impaciente é um dos adjetivos que qualifica o consumidor dos dias de hoje. Não à toa, 40% das pessoas abandonam um site que leva mais de 3 segundos para carregar, segundo um estudo da Kissmetrics.

Quando o assunto é a compra de um carro, esse consumidor impaciente também é muito exigente e bem informado. Segundo um estudo da Cox Automotive, os motoristas gastam cerca de 14 horas e 48 minutos pesquisando antes de comprar um veículo. Mais da metade desse tempo é gasto com pesquisas sobre especificações e sobre quais modelos de veículos estão disponíveis no mercado.

Mas as vantagens de construir um site para sua loja vão além de apenas oferecer informação para a jornada de compra de veículos. Veja abaixo outros 8 benefícios de ter um site para concessionárias:

1. Ampliar a conexão com o comprador

Como já dissemos, o consumidor dos dias de hoje está on-line em quase 100% do tempo.

Então, para atraí-lo é preciso estar também on-line.

Aqui no Blog da AutoForce, por reiteradas vezes apresentamos dados de estudos e pesquisas sobre o mercado que apontam para o futuro iminente das vendas de carro pela internet no Brasil

Mas como fazer parte dessa realidade que se avizinha sem um site funcional, interativo e atrativo para os compradores de carro?

Ter um site para concessionárias é o caminho para chegar até o comprador. Mas não basta manter um página estática com informações institucionais.

Responsividade, dinamismo e relevância de conteúdo são atributos que uma página on-line precisa ter hoje em dia, se quiser atrair o cliente e fazê-lo interagir.

2. Melhorar a experiência do usuário

A preocupação com a experiência do usuário está em foco em todos os segmentos de negócio que operam vendas on-line. Não é diferente para quem vende carros.

A experiência no site da concessionária deve refletir a experiência do showroom físico. Duvido muito que você deixaria seu cliente entrar na sua loja se ela estivesse suja, sem vendedores ou desarrumada. Por que seria diferente com o site da sua concessionária?

Mesmo que o consumidor de hoje não inicie o processo de escolha de um novo carro na loja física, seus desejos e necessidades são mesmos. A única diferença é que, hoje, eles têm mais fontes de informação para formar sua opinião do que apenas a conversa com o vendedor.

A função do site para concessionárias é responder o maior número possível de perguntas, permitindo que o consumidor percorra a maior parte da jornada de compra já em contato com sua marca.

Considerando isso, é necessário que a experiência no site da concessionária atenda alguns requisitos importantes, como responsividade em dispositivos móveis e velocidade no carregamento da página. Informações bem apresentadas também facilitam a navegação do visitante pelo site e inibem a frustração de expectativas.

Quando consideramos que muito em breve carros serão vendidos pela internet, para as concessionárias, o momento é de se adaptar às mudanças e considerar soluções tecnológicas que estejam um passo adiante para fazer parte da nova realidade do mercado.

Powered by Rock Convert

3. Impulsionar o marketing digital

O site para concessionárias é o pano de fundo para colocar em prática sua estratégia de marketing digital. 

Como o site é o principal endereço da sua concessionária na rede, ele tem potencial para convergir todas as demais ações e canais de marketing. No site você pode:

  • Inserir uma página interna de blog, utilizando-a para publicar conteúdo relevante e útil para o consumidor;
  • Publicar informações, imagens e vídeos sobre produtos e serviços da concessionária;
  • Inserir links para os perfis da loja nas redes sociais;
  • Utilizar a url das ofertas como link nos envios de e-mail marketing e de campanhas on-line;
  • Reforçar a comunicação da marca, coletar avaliações e construir a reputação da sua concessionária no ambiente digital. 

4. Gerar ofertas mais atrativas

Ter um site para concessionárias também é uma forma de manter os visitantes envolvidos. Com um site, você pode usar fotos, textos e vídeos que tornam as ofertas mais atrativas e sempre atualizadas para os visitantes.

Além disso, no site você tem mais oportunidade de explorar as informações da oferta, o que outros canais de comunicação, como as redes sociais, não permitem. 

5. Conquistar todos os públicos

Ter um site para concessionárias é ainda mais importante quando pensamos nos acessos via smartphones, que hoje dominam a navegação na maior parte das páginas da internet. 

Hoje, já estamos tão acostumados a sacar o celular do bolso para fazer uma pesquisa simples que não percebemos o peso disso. Considerar o acesso mobile, como é mais conhecido, significa pensar a experiência desse público. Será que os links podem ficar pequenos demais no visor do celular? Os vídeos em arquivo flash dificultar o carregamento na internet móvel (3G/4G)?

Porém, quando o site da concessionária também é pensado para esse público, fica ainda mais fácil para seu negócio conquistar cada micromomento de interação com o consumidor. Neste outro post, explicamos o que são os micromomentos e porque eles são essenciais para a jornada de compra de carros. 

6. Criar uma reputação on-line

Não basta ter um site para apresentar a concessionárias aos usuários, o plano deve ser ganhar espaço, tornar-se referência para os clientes e conquistar credibilidade. Tudo isso acaba gerando impacto nas vendas e melhorando os resultados da concessionária. 

Em outro post, explicamos como o site para concessionárias pode ajudar sua marca a construir uma reputação on-line e se tornar referência para os consumidores.

7. Ser relevante nos mecanismos de busca

O mercado automotivo é complexo e competitivo. Para concessionárias que operam em mercados muito saturados, já não é tão fácil manter uma boa classificação no ranking de resultados de buscas do Google.

O fato é que estar listado no Google faz toda a diferença para uma estratégia on-line. Afinal, os sites que aparecem nas primeiras posições ganham notoriedade, recebem mais cliques e, consequentemente, mais tráfego de visitas em suas páginas.

É de suma importância que as concessionárias apareçam nos resultados de pesquisa, principalmente nos resultados locais.

Mas como conseguir isso?

Colocando em prática técnicas de SEO (Search Engine Optimization): escolha de palavras-chave estratégicas, produção de conteúdo com uso de palavras-chave, publicação de conteúdo relevante e atualizado, uso de backlinks, entre outras.

Informações sobre a participação da concessionária em atividades no entorno da comunidade local também ajudam a aprimorar o SEO e geram backlinks. Isso ocorre porque fazer algo interessante dá motivo para outros sites comentarem sobre a loja.

Em outro post, falamos mais sobre a importância de uma estratégia de SEO para concessionárias.

8. Gerar oportunidades de negócio

Sites para concessionárias atraem tráfego mais qualificado e, por isso, convertem mais leads do que portais de classificados. Leads, por sua vez, são potenciais clientes, portanto representam novas oportunidades de negócio.

No site, você pode utilizar iscas de captura (os conhecidos Call to Action) e transformar o tráfego em leads. Isso permite que seu time de atendimento entre em contato e qualifique o lead, transformando-o em oportunidade de negócio.

Quais tipos de sites para concessionárias podem gerar leads?

Tudo bem, você já entendeu que ter um site é essencial para garantir que a sua concessionária gere oportunidades de negócio na internet.

Mas, como qualquer outra ferramenta, os sites também podem ser utilizados de formas diversas — mais efetivas ou menos efetivas –, dependendo, sempre, do resultado que você deseja.

Se o seu objetivo é gerar leads, existem 3 tipos de sites para concessionárias que podem ajudar você a fazer isso. São eles:

  • Showroom digital: site para concessionárias focado na experiência do usuário e na geração de leads. Você pode cadastrar ofertas, banners, informações sobre veículos, utilizar formulários, conectar com chats e outras ferramentas de marketing, tudo sem atrapalhar a experiência de navegação;
  • Landing pages: são sites feitos para receber o tráfego de uma campanha online, pois seu foco é unicamente a geração de leads e vendas;
  • Portais: são mais completos que os sites institucionais, pois condensam uma grande quantidade de dados e conteúdo. Podem ser utilizados como portais de grupo de concessionárias, portais de seminovos e portais de consórcio.

DIAGNÓSTICO: Você está usando bem o site da sua concessionária?

Mas nem tudo são flores quando o assunto é site para concessionárias.

Isso porque é comum encontrarmos páginas que não condizem com as necessidades e o comportamento do consumidor na internet.

Essas páginas muitas vezes não são responsivas e não estão desenhadas para considerar a experiência do usuário na navegação.

Nos diagnósticos que fizemos com clientes AutoForce ao longo dos anos, passamos a classificar os sites de concessionárias em quatro níveis — da pior à melhor experiência de navegação que eles entregam. Confira:

a) Panfleto digital – Nível Zero

site para concessionárias tipo panfleto

Consideramos um panfleto digital aquele site de concessionária que replica exatamente um folder ou material impresso. 

Não há preocupação com a experiência do usuário durante a navegação. Há excesso de informação, muitas peças gráficas aglomeradas, popups e pouca ou nenhuma conversão.

Além disso, esses sites também não costumam ser otimizados para mecanismos de busca, como o Google, então demoram para carregar ou não têm informações essenciais, como mapa das unidades. 

b) Site institucional – Nível 1

site para concessionárias do tipo institucional

Sites institucionais são muito comuns na internet. Também conhecidos como “cartões de visita”, contam com seções mais descritivas sobre a empresa, com menos foco em oferecer produtos e serviços. 

Este tipo de site é muito utilizado para marcar presença e concentrar informações fundamentais sobre uma empresa, criando sua identidade. Muitas vezes esses sites prezam por design simples, valorizando informações corporativas, como história da empresa, missão, visão e valores, recrutamento, etc.

Não há problema em ter um site focado nisso, mas podemos considerar o site institucional menos atrativo aos olhos do consumidor, uma vez que não há ofertas atualizadas e poucas iscas de conversão. 

c) Site comercial – Nível 2

site para concessionárias do tipo comercial

Um site comercial se diferencia por ter como foco atrair o interesse do consumidor para os produtos e serviços. Por isso, muitas vezes é reconhecido por ser um site com excelente design , atrativo em cores, fontes, disposição das informações, com títulos e frases chamativas.

Esse seria o site ideal, portanto? Ainda não!

O grande problema dos sites comerciais é que nem sempre eles conseguem aliar a beleza à funcionalidade. Ou seja, nem sempre o design que esses sites entregam estão alinhados com caminho que o usuário percorre na página. 

O seu site comercial pode ser bonito e chamativo, mas de que adianta acessá-lo se o visitante não encontrar o caminho para o próximo passo — a conversão no agendamento de um test drive ou em um pedido de orçamento? Outro aspecto em que os sites comerciais podem sair perdendo é a atualização, que nem sempre é feita com facilidade.

d) Showroom digital – Nível 3

site para concessionárias do tipo showroom virtual

Já o showroom digital se aproxima muito dos conhecidos modelos de e-commerce. Além de ser um tipo de site focado em conversão, seu objetivo é oferecer uma experiência de compra simples para o consumidor, mas sem abdicar da beleza e da hierarquização de informações que um bom design oferece.

O que não pode faltar em um showroom digital? Muitas ofertas, formulários de conversão, banners, fotos, vídeos e especificações dos veículos e, claro, integração com softwares de atendimento, como WhatsApp e chat. Falamos mais sobre o showroom digital neste post.

Além disso, outro benefício dos showroons virtuais é que eles também podem reunir informações institucionais da empresa, com uma página interna contando a história da marca, missão, visão e valores e vagas abertas.

Afinal, quanto custa ter um site para concessionárias?

O valor do investimento depende dos objetivos que a concessionária quer alcançar. 

Há diversos fornecedores no mercado — de softwares às tradicionais agências de marketing –, mas cada um deles trará vantagens e desvantagens para seu negócio. 

A grande questão é: sua concessionária quer ter o controle sobre o marketing e as vendas de veículos? Ou prefere terceirizar a gestão e responsabilidade?

Há diversas soluções digitais que viabilizam a criação de sites para concessionárias e que podem fornecer orçamentos ajustados à necessidade da sua empresa. Uma dessas ferramentas é o Autódromo, sobre a qual falamos neste outro post.

Conclusão

Os motivos que apontamos aqui são apenas alguns que mostram a necessidade de alinhar a concessionária ao novo cenário competitivo do mercado de automóveis.

Para além de conhecer esses pontos, a concessionária precisa também se atualizar sobre as alternativas tecnológicas já disponíveis e capazes de dar apoio a essa transição, ajudando a criar e gerenciar o site da loja.

Esse é exatamente o papel do software CMS Autódromo, a plataforma para gerenciar conteúdo desenvolvida pela AutoForce.

Com a Autódromo, a concessionária consegue administrar todo o conteúdo de seu Showroom Digital, fazer atualizações de ofertas, alterar preços, inserir modelos de carros, editar textos, inserir imagens e vídeos, além de permitir outras configurações.

Com uma plataforma de conteúdo CMS, criar e publicar conteúdo torna-se algo prático, seja a inserção de banners ou o cadastramento de peças e serviços. Existe também mais flexibilidade na estrutura das páginas, não é preciso dominar linguagens de programação para conseguir fazer edições no conteúdo.

Outro ponto positivo é a otimização para SEO, pois a plataforma aprimora as páginas para os mecanismos de busca ao incluir tags de rastreamento, metadescription e o título SEO para o site.


Então, está convencido de que um site para concessionárias é o primeiro grande passo de acesso da sua loja ao universo digital? Então conheça a Autódromo e descubra como a AutoForce pode te ajudar!

Powered by Rock Convert