O futuro do setor automotivo é a venda de carros online?

Tempo de leitura: 8 minutos

[Total: 1    Média: 5/5]

Este é um post da série tendências do setor automotivo para a próxima década. Veja outros materiais sobre o assunto ao final deste conteúdo.

Quando o assunto é venda de automóveis, sabemos que as mudanças no perfil do consumidor e a popularização da internet têm pressionado cada vez mais o processo de compra  para o meio digital. O que era de se esperar, visto que os compradores de carros querem cada vez mais praticidade e por isso buscam na dinâmica da tecnologia o caminho para solucionar as mais diversas demandas.

Com isso, a venda de carros online surge como uma tendência irreversível para o setor automotivo. E isso se prova quando observamos como a internet tem cada vez mais influenciado a jornada de compra de veículos.

Um exemplo disso é a preferência do consumidor pelos vídeos na jornada de compra de carros. 

A pesquisa The Drive to Decide Survey*, realizada pela Google em 2018 com 500 consumidores americanos, é categórica: “eles pesquisam vídeo” durante a jornada de compra de automóveis.

Para os compradores de carros, o recurso de vídeo simula a sensação de um test drive, o que pode substituir, no futuro, a necessidade de ver o carro pessoalmente. 

Outro comportamento que chama a atenção é a preferência do comprador de carros pelo YouTube. A pesquisa também apontou que, nos últimos anos, o tempo de exibição dos vídeos de test drives no YouTube aumentou em mais de 65%.

O interesse do consumidor por vídeos é apenas um indicativo de que a jornada de compra de veículos está tomada pelo digital. Esse é um fenômeno que também atinge os consumidores brasileiros. Uma pesquisa da KPMG Consulting realizada em 2019 mostrou que 96% da jornada de compra de veículos é percorrida na internet.

Os consumidores já pesquisam, analisam e decidem que carro comprar utilizando a internet. O próximo passo lógico é a venda de carros online.

Neste post, você conhecerá cinco cases relacionados à venda de carros online no Brasil e no mundo. Eles indicam que o modelo de negócios que está surgindo não existe só no campo das ideias, mas pode ser efetivamente aplicado. Continue lendo para se inspirar com eles.

ecommerce de carros no brasilPowered by Rock Convert

Case 1: Paragon Direct

Em 2019, a Google promoveu o décimo quarto Google Think Auto. O evento reuniu muitos profissionais com autoridade para dar sugestões importantes sobre como alcançar o público do mercado automotivo.

O marketing digital jamais poderia ficar de fora. O gerente geral e o vice-presidente da Paragon Honda, dealer norte-americano, compartilharam os benefícios alcançados com as ações digitais. Entre os principais estavam a diminuição do custo por venda e aumento das vendas por ano.

A empresa decidiu apostar na coleta e entrega a domicílio dos veículos que precisam passar por algum serviço de manutenção. Para isso, a concessionária apostou no uso de um aplicativo para agendamentos. Detalhe: a divulgação do serviço é feita por meio de ações de marketing digital. 

Logo na página inicial da Paragon na internet é possível visualizar um vídeo curto que apresenta o serviço Paragon Direct, explicando com objetividade os benefícios da alternativa.

A lição que ficou para os dealers é que os consumidores não só estão on-line, como também querem resolver tudo pelo meio digital.

Você pode entender melhor o serviço no vídeo criado pela empresa (em inglês):

Case 2: Toyota Mobility

A plataforma MOBILITY da Toyota é a novidade no Brasil quando se trata de observar os desdobramentos das mudanças por aqui.

Em 12 de setembro de 2019, a japonesa lançou a modalidade de aluguel de carros nas concessionárias. O consumidor pode fazer reservas e agendamentos a partir de um aplicativo.

Por enquanto, as concessionárias que disponibilizam estão concentradas em regiões metropolitanas de algumas cidades principais no país, como São Paulo Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife e Salvador.

A ideia é expandir o serviço, visto que já funciona na Argentina e facilmente vai ao encontro das novas necessidade dos público consumidor.

Tanto a consulta de valores dos carros, quanto o seguro são informados pelo aplicativo. Outro benefício é a possibilidade de alugar veículos por hora e de alugar modelos que acabaram de ser lançados.

Ao apostar em um aplicativo e no aluguel de veículos, a marca resolve dois problemas: atinge o público que deseja mobilidade, mas que não quer ter um carro próprio, e ainda utiliza as oportunidades do ambiente digital para gerar engajamento e oportunidades de negócio.

venda de carros online toyota mobility
Fonte: Meio de Mensagem

Case 3: Volkswagen porta a porta 

Ainda em fase de implementação, o sistema Digital Dealer Experience (DDX), da Volkswagen, busca aproximar o consumidor através do uso da realidade virtual no processo de compra de veículos.

A plataforma foi anunciada pela Volkswagen no Salão do Automóvel de Frankfurt. Com ela, o processo desde a escolha até a configuração do veículo pode ser pelo cliente, inclusive avançando até o fechamento do negócio. Caso deseje, o comprador pode consultar a disponibilidade do veículo na loja. Se houver desconto, já se aplica.

No Brasil, a ideia é que as concessionárias disponibilizem totens com telas de sensibilidade ao toque e que os vendedores contem com um tablet como ferramenta. Assim, podem auxiliar o consumidor na configuração do veículo. Esse modelo já está em teste em dez concessionárias do Brasil. 

Outra possibilidade que a plataforma trouxe é o modelo de venda porta a porta, que a Volkswagen também começou a testar. Nesse modelo, o vendedor vai até a casa do cliente munido de óculos de realidade virtual e tablet. Após fazer um test drive 360º, o consumidor já pode usar a plataforma virtual para fazer o fechamento do negócio.

Segundo a própria Volkswagen, dois carros já foram vendidos nesse modelo

Case 4: BMW na Rappi

Mais um caso interessante foi a ação de lançamento da linha BMW 320i, feita pela BMW junto com a Rappi.

Na ação, iniciada em julho deste ano, o cliente que utilizar o aplicativo da Rappi para fazer a pré-reserva do veículo, no valor de R$ 1 mil, receberá crédito de R$ 2 mil para gastar em produtos e serviços disponíveis na plataforma.

Embora tenha sido apenas uma ação de lançamento, a marca deu indícios que de pretende investir cada vez mais em soluções digitais para interagir com o consumidor. 

“A pré-venda por aplicativo é o primeiro passo de soluções digitais de interação com o cliente brasileiro, um dos mais conectados do mundo”, disse  Roberto Carvalho, Diretor Comercial da BMW do Brasil, no anúncio de lançamento da parceria.

venda de carros online ação rappi e bmw
Fonte: Autoesporte

O que as concessionárias podem aprender com a venda de carros online?

Nem todos os cases podem ser aplicados diretamente pelos revendedores de veículos. No entanto, eles indicam que as montadoras e fabricantes já estão atentos sobre as oportunidades que a internet trouxe. A venda de carros online não é apenas uma tendência — ela já está, de fato, acontecendo.

Como vimos, há muito para ser feito e uma pluralidade de caminhos para seguir ou, ao menos, testar. As ações de marketing digital voltadas para atração e conversão são formas das empresas iniciarem essa empreitada.

O primeiro passo para entrar de vez no modelo das Concessionárias 2.0 é, como já reforçamos aqui, investir no showroom virtual. Nele, o consumidor já pode encontrar informações sobre os veículos, avaliar os preços e solicitar contato, caso esteja pronto para isso. O showroom torna a experiência de compra — que já inicia no online — mais fluida e simples para o consumidor.

Mas essa não deve ser sua única preocupação. Tão importante quanto ter um relacionamento online com o consumidor é garantir que o processo de agendamento, visita e negociação também serão de qualidade.

Muitas vezes, os consumidores já carregam uma série de frustrações com os serviços das concessionárias e com o atendimento insuficiente prestado na maior parte das lojas do país. É fundamental superar esse ponto e adaptar o negócio ao contexto atual.

Quer saber mais sobre como a internet e a Era Digital estão mudando construindo um novo futuro para o setor automotivo? Baixe agora o estudo exclusivo E-commerce de carros no brasil: oportunidades e desafios. É só clicar abaixo para fazer download:

ecommerce de carros no brasilPowered by Rock Convert