Seguindo o tema de tendências para 2021, hoje eu quero falar sobre mais algumas dicas inovadoras para o showroom digital que as concessionárias têm utilizado para conquistar leads e fidelizar clientes.

Afinal, os desafios que a pandemia do corona vírus trouxe ainda farão parte da nossa realidade por um bom tempo. E nada como aproveitar este momento tão difícil para inovar e testar recursos novos.

Aqui você verá ideias que clientes da AutoForce já colocaram em prática e que podem servir de inspiração para o seu negócio. Aliás, se quiser ter mais dicas, não deixe de conferir nosso post sobre Tendências para o mercado automotivo em 2021: 5 ideias práticas.

Neste artigo, você verá:

Oficina virtual

No dia a dia das oficinas, é comum receber clientes que gostam de acompanhar todo o processo de análise e conserto do veículo. No entanto, com a pandemia, o número de pessoas dentro da concessionária foi reduzido.

Uma das dicas inovadoras para o showroom digital mais funcionais é a oficina virtual. Afinal, esta é uma maneira de manter a confiança dos clientes, as normas de segurança e o distanciamento exigidos em épocas de pandemia.

Para isso, você precisará de, pelo menos, duas câmeras para que seja possível ver o plano geral da oficina e os detalhes do veículo. Por exemplo: uma no teto e outra abaixo do carro.

A concessionária Vecol, de São Paulo, disponibiliza as imagens ao vivo da oficina. Neste caso, o agendamento é feito online e necessita de prévia autorização do cliente proprietário, já que as imagens ficam em link aberto.

Continue a leitura, pois mais tarde, neste artigo, trarei mais uma novidade da Vecol que poderá servir de inspiração para a sua loja.

Printscren do site da Vecol.
A qualquer momento no site da Vecol é possível conferir o serviço da oficina

Feirão online

Enquanto as aglomerações não são possíveis, aproveite para aplicar lgumas dicas inovadoras para o showroom digital como esta da concessionária CVP Veículos de Brasília.

Com o Autódromo, plataforma da AutoForce para criação e gerenciamento de showrooms digitais, é possível criar espaços de ofertas de veículos com formulários diretos de contato.

A página temporária pode ser ativada e desativada conforme a necessidade, ou seja, ela se mantém fixa no showroom, mas oculta até o momento de haver um novo feirão.

E, assim, aqui acabo colocando mais uma opção na lista de dicas inovadoras para o showroom digital. Afinal, com o Autódromo, você fica independente para criar as páginas que necessita, sem ter a dor de cabeça de fazer essa solicitação externamente.

Página ilustrativa do feirão digital da CVP Veículos
Página ilustrativa do feirão digital da CVP Veículos

Tour 360 virtual

Quando se fala em dicas inovadoras para o showroom digital, essa é uma grande novidade. Se você já passeou pelo Google street view, você certamente saberá do que estou falando. 

O tour 360 nada mais é do que a possibilidade de visualizar determinado local pelo computador com alguns cliques do mouse.

Mas o que antes era restrito ao espaço público começou a ser popularizado por museus que permitiam a visitação de qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo. 

Assim, aplicando ao dia a dia da concessionária, pense na possibilidade de o seu cliente visitar o seu espaço sem precisar sair de casa.

E não é preciso se limitar apenas ao ambiente da loja. Afinal, assim como fez a concessionária Autokraft do Rio de Janeiro, é possível até mesmo compartilhar um tour 360 da interna do veículo.

Com esta vista, o cliente pode ver o que está disponível no seu showroom e ainda detalhes do veículo que ele se interessar.

Mas como fazer isso? O próprio Google já disponibiliza um criador de tours virtuais. Com ele, o visitante do seu showroom digital pode tanto visualizar as informações do negócio, por meio de marcadores no mapa, quanto fazer o tour virtual.

Ele funciona a partir da inserção de imagens, mas será descontinuado em breve. No entanto, há muitas outras opções com esse intuito na internet. Basta pesquisar por “ferramenta de tour virtual” para encontrar diversas opções.

Prinscreen de página da concessionária AutoKraft.
Confira o tour na parte interna do veículo no showroom digital da Autokraft

Serviço à domicílio

Essa não chega a ser uma novidade, mas é um ponto para ficar atento, pois muitas concessionárias estão perdendo oportunidades por não adotarem esta prática.

Ofereça a opção de buscar e deixar o carro do seu cliente em casa, seja para fazer um serviço ou mesmo para entregar um veículo recém-comprado.

Mas o que isso tem a ver com dicas inovadoras para o showroom digital? É que muitos concessionários simplesmente esquecem de divulgar em suas páginas o serviço à domicílio que prestam.

Acredite, isso faz toda a diferença para o seu cliente, pois ele nunca saberá desta facilidade se você não anunciar. Concorda?

Blog 

Como sabemos, o novo consumidor está cada vez mais conectado e busca informações sobre os veículos avidamente na internet muito antes de chegar à loja.

Assim, uma boa maneira de capturar o interesse dele e fazer com que a sua concessionária apareça para o consumidor é criando conteúdo de valor.

Você tem o seu showroom digital e o seu perfil em alguma rede social, mas que tal inovar? Gerar valor por meio de um blog ou You Tube é uma das dicas inovadoras para o showroom digital, que pouquíssimas concessionárias têm apostado.

No entanto, aquelas que apostam estão colhendo os frutos. Um caso é do Grupo Multi, que mantém um blog sobre assuntos relevantes para quem tem um carro. 

Imagine que o consumidor deseja saber as diferenças entre um SUV, hatch e sedan. Então, ele pesquisa na internet e cai no seu blog. Ao final da leitura há uma chamada para conhecer os SUV’s, hatches e sedãs da marca que você vende com ofertas imperdíveis.

Consegue notar? Um consumidor que não conhecia a sua concessionária chegou até você a partir de um conteúdo de valor que você criou para ele por meio do blog. 

Printscreen do blog do Grupo Multi.
Gere valor para o seu cliente e vendas para a sua concessionária a partir do blog

You Tube

Quer mais um exemplo? Então vamos voltar a falar da concessionária Vecol. Lembra da oficina virtual? Em seu canal do You Tube, a empresa fala exatamente o que é e como funciona o serviço, compartilhando, assim, um conteúdo de valor.

Muitos outros temas podem ser explorados em seu canal como eventos, novidades da concessionária e depoimentos de clientes. Mas não produza mero conteúdo institucional.

Aproveite para abordar temas de interesse geral para capturar a atenção daqueles que ainda não conhecem sua loja.

Além disso, para transformar essas dicas inovadoras para o showroom digital parte da sua estratégia, não esqueça de linkar seu blog e seu canal do You Tube na sua página inicial e divulgá-los em suas redes sociais.

Conclusão

O seu potencial cliente está, nesse momento, navegando na internet em busca de conhecimento sobre seu próximo carro e sobre quem venderá para ele.

Está buscando concessionárias que ofereçam facilidades para a vida em meio a pandemia. Além disso, ele quer ter certeza de que irá a um lugar seguro, caso tenha que se deslocar para um showroom físico.

E quer ter transparência e confiança no serviço que contratou. Tudo isso de fácil acesso online com comunicação facilitada e sem complicação.

Por isso, inclua essa lista de dicas inovadoras para o showroom digital nas prioridades da sua concessionária. E, se quiser aprender mais com outros concessionários, assista ao case com o Grupo Raviera e conheça estratégias como o Raviera Direct e de entrega de veículos.

Tags: |

Sobre o Autor

Tiago Fernandes
Tiago Fernandes

Administrador, sócio-fundador e CEO da AutoForce.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.