11 conteúdos para bombar o Instagram da concessionária

Tempo de leitura: 8 minutos

As empresas já entenderam que o Instagram é um excelente canal para gerar mais resultados. No entanto, falta estratégia na hora de criar conteúdos nessa plataforma e é comum observar perfis que não possuem constância. Mas para facilitar sua vida e trazer boas ideias, listamos 11 conteúdos para o Instagram da concessionária.

Porém, antes de mostrar os conteúdos, você precisa aceitar os pontos abaixo:

  • O perfil de sucesso não é o que possui mais seguidores, mas sim o que possui mais engajamento.
  • O Instagram é um canal de interação social, por isso, é necessário humanizar o perfil e criar relacionamento com os seguidores.
  • A constância é fundamental para alcançar bons resultados, mas precisa estar alinhada com a estratégia.
  • Nem todo conteúdo deve possuir o objetivo de vender, ou seja, não resuma seu perfil a postagens de banners com veículos e promoções.

Dito isso, vamos às ideias!

Conteúdos para o Instagram da concessionária

conteúdos para o Instagram da concessionária

Ao iniciar uma estratégia de conteúdo no Instagram nos deparamos com a pressão da constância, pois é fato que o desempenho está ligado a frequência e a qualidade dos posts. Entretanto, a falta de clareza nas ideias para gerar conteúdos e planejamentos em cima da hora prejudicam a continuidade do trabalho.

Outro problema é a falta de definição dos objetivos de cada post. Por isso, é comum encontrar perfis sem engajamento e pessoas que reclamam que o Instagram não funciona para o mercado dela.

Mas, a verdade é que você precisa realizar bons planejamentos e buscar ideias para criar novos conteúdos com frequência. Dessa forma, o Instagram do seu negócio passa a ter mais relevância e os resultados aumentam.

Abaixo você vai encontrar 11 ideias de conteúdos para o Instagram da concessionária.

História de criação

Contar a história de criação da empresa é uma excelente forma de engajar os seguidores, pois as pessoas passam a entender os desafios que foram enfrentados e as motivações do negócio. Em resumo, as histórias ajudam a aproximar o público da marca.

Esse tipo de conteúdo contribui para o reconhecimento do negócio, melhora sua exposição e gera valor para ele.

Entenda mais sobre storytelling clicando aqui.

Mas, você não precisa ficar preso somente a história de criação. Torne esse modelo de post de história uma linha editorial e conte sobre os funcionários, mostre boas histórias de clientes e etc.

Prova social

Os posts de prova social são fundamentais para o Instagram de qualquer empresa, visto que é um dos principais gatilhos para quebrar a objeção de insegurança.

Portanto, faça publicações de seus clientes no showroom, compartilhe depoimentos e elogios.

A Via Mondo, por exemplo, sempre publica conteúdos assim:

Post de prova social Via Mondo Jeep

Post review

Os clientes atuais sempre pesquisam na internet antes de realizar uma compra importante, por isso, os posts review são essenciais para uma boa estratégia.

Fotos e vídeos que mostrem o veículo e seus componentes, as descrições técnicas e os itens inclusos ajudam os consumidores mais aquecidos na decisão de compra.

Porém, esse tipo de publicação precisa de uma analise transparente para os seguidores, caso contrário o resultado não será positivo.

Datas comemorativas

Utilizar datas especiais para criar posts é outra forma de engajar o público. Aproveite o embalo e a expectativa por essas datas para criar conteúdos específicos, contar histórias relevantes e até mesmo anunciar as promoções do período.

A Murano Veículos, por exemplo, aproveitou o Dia do Rock para postar um vídeo descontraído, mas com o objetivo de mostrar uma função do veículo.

Dia do Rock Murano Veículos

Diferenciais do negócio

Todo negócio possui diferenciais seja no atendimento, em ações de pós-venda ou nos próprios serviços. Criar conteúdos que destacam essas qualidades dão motivos para os possíveis clientes realizarem uma compra com você.

Portanto, caso você entregue brinde nas compras, possua recepção para os visitantes do showroom, diferentes tipos de serviço, formas de atender mais rápido e menos burocrática, faça posts sobre isso.

Serviços da concessionária

Outro tipo de postagem é sobre os serviços que sua empresa oferece, pois é provável que vários seguidores não conheçam. Além disso, existe o fato de novas pessoas entrarem no seu perfil. Ou seja, se você não publicar conteúdos ligados a este tema, oportunidades de vendas serão perdidas.

Veja o exemplo que a Murano Veículos usou para explicar o serviço de assinatura.

Post de serviços da Murano Veículos

Ps: vale lembrar de manter o equilibro nos conteúdos com foco em vendas.

Post explicativo

Podemos dizer que o post explicativo também é uma linha editorial, pois existem diversas formas de fazer conteúdos com essa temática.

Por exemplo, você pode criar um post explicando como funciona a revisão do veículo na sua concessionária, o que está incluso e como é feito. Dessa forma, diferente do conteúdo de “serviços da concessionária” que tem o foco em apresentar o que é oferecido, neste outro modelo você explica como funciona.

Lançamento

Outro formato de conteúdo para o Instagram é o lançamento de novidades. A dica para alcançar bons resultados com esses posts é trabalhar a antecipação.

Portanto, use os materiais cedidos pelas montadores para gerar interesse no seu público. Mostre os detalhes do que está por vir e solte pequenos spoilers.

A Via Sul, por exemplo, aproveitou a novidade do Fiat Pulse para aquecer os seguidores.

Fiat PulseVia Sul

Dicas gerais

Sem sombra de dúvidas, as dicas são uma das linhas editoriais mais buscadas pelas pessoas. Isso porque é um conteúdo de fácil entendimento e, na maioria dos casos, leva a prática de alguma ação.

Conteúdos dessa natureza colaboram para o perfil atrair e reter mais seguidores, além de gerar o sentimento de reciprocidade nas pessoas que aplicaram e tiveram resultado. Dessa forma, a marca ganha pontos com este público que tende a retribuir.

Logo, crie conteúdos com dicas para cuidar bem do veículo, mostre os sinais de atenção para entender quando o carro precisa de revisão, os pontos para ficar atento na hora de trocar de veículo, entre outros.

Curiosidade

Viu ou leu em algum lugar curiosidades e fatos interessantes sobre o mercado automotivo? Então compartilhe com seu público. Afinal, as pessoas engajam com conteúdos que trazem um novo conhecimento.

Mas, é importante avaliar o assunto e se ele encaixa com o perfil da sua concessionária, pois não adianta compartilhar qualquer informação.

Bastidores

As pessoas no Instagram adoram conteúdos exclusivos, especialmente aqueles que mostram os bastidores de uma marca, de uma campanha especial ou mesmo o dia a dia dos funcionários.

Conteúdos dessa natureza colaboram para a criação de uma marca transparente, honesta e mais próxima do seguidor. Além disso, é uma forma de humanizar as postagens e criar conteúdos mais dinâmicos.

A Enzo, por exemplo, publicou uma foto de bastidor da oficina.

Post bastidores – Enzo

Mais ideias de conteúdo

Os 11 conteúdos para o Instagram da concessionária já vão te atender muito bem, no entanto, é preciso manter a busca por novas ideias e entender quais assuntos entregam mais resultados.

Uma forma simples de listar mais conteúdos é perguntar ao próprio público. Utilize a caixa de perguntas nos stories do Instagram para realizar essa pesquisa, por exemplo:

  • Quais assuntos você gostaria de ver por aqui?
  • Quais suas dúvidas na hora de trocar de carro?

Além disso, estudar os assuntos que funcionam na concorrência e buscar referências de conteúdos em outras áreas são outras boas fontes de ideias.

Organize o calendário editorial

Por fim, você deve organizar o calendário editorial para te ajudar a planejar o trabalho, dar objetivos concretos e manter a consciência do percurso.

Comece com um plano semanal e defina os seguintes pontos:

  1. Crie sua estratégia: defina qual o período (nesse caso recomendo começar com o semanal), o objetivo principal que você quer atingir e as metas que deseja alcançar.
  2. Organize o conteúdo: defina os assuntos que serão abordados, quais serão as linhas editoriais e quais produtos dará foco.
  3. Defina o formato: o Instagram possui várias vertentes (Reels, Live, IGTV, Story, Feed), por isso é preciso decidir o formato do conteúdo.

Ps: os vídeos possuem grande relevância dentro do Instagram, então invista em conteúdos nesse formato. Acesse o artigo sobre este tema.

Agora que você possui um vasto repertório é hora de colocar em prática!

ebook dicas práticas de marketing digital automotivo