Ferramentas de marketing digital essenciais para vender carros online

Tempo de leitura: 8 minutos

Com o alto volume de informações e conteúdos gerado na internet, muitas vezes até mesmo um profissional de marketing pode se sentir perdido. Afinal, tudo muda muito rápido. E, por isso é preciso dar conta de várias frentes para montar uma campanha online realmente eficaz. Mas calma. Provavelmente para cada atividade presente no seu dia a dia, existem ferramentas de marketing digital capazes de ajudar.

Na verdade, mais do que apenas facilitar o seu trabalho diário, as ferramentas de marketing digital podem oferecer um verdadeiro norte para a estratégia digital do seu negócio. Isso porque, essas ferramentas podem gerar dados importantes para guiar seus próximos passos.

Para lhe ajudar nesse sentido, vamos lhe apresentar a seguir algumas das melhores ferramentas de marketing digital para sua rotina.

Ferramentas de marketing digital para monitoramento de mídias sociais

Para quem trabalha com mídias sociais, poucas coisas são melhores que postagens aprovadas e agendadas. Isso é possível graças às ferramentas de agendamento e monitoramento de mídias sociais. Elas ajudam na otimização das ações nas redes e estimulam o ganho de produtividade.

Lembra que falamos sobre ferramentas que geram dados importantes para guiar suas ações no digital? Então, esse é o caso dessas ferramentas. Através delas, é possível fazer uma análise dos resultados e obter direcionamentos para o seu negócio. Isso porque, tanto o Etus, quanto o Mlabs geram relatórios com as principais métricas das redes sociais. Quando bem analisadas, elas facilitam o entendimento dos seus pontos fortes e fracos e ajudam a produzir conteúdos mais efetivos. Porém, isso só será possível se você tiver consistência no seu trabalho. Leia Redes sociais: como criar conteúdos para vender carros e conheça dicas para produção de conteúdo.

Ferramenta para Gestão de projetos

Você e sua equipe já deixaram de entregar um projeto importante por falta de alinhamento ou organização? Se não, tenho certeza que pelo menos já sentiram alguma dificuldade nesse sentido. Muitas vezes perdemos tempo marcando inúmeras reuniões para entender o status de uma atividade. No entanto, isso tudo pode ser resolvido por meio de uma ferramenta de gerenciamento de projetos. O Trello é uma das mais populares atualmente.

O Trello é uma ferramenta gratuita e colaborativa. Com ele você organiza projetos em quadros, em que são inseridos listas de tarefas que devem ser executadas de forma individual ou em equipe. Cada lista recebe cartões com descrições, prazos e objetivos. Uma das vantagens da ferramenta é que ela permite o compartilhamento com qualquer pessoa cadastrada no no Trello. Além disso, ela permite que todos os integrantes acompanhem em tempo real o andamento de todas as atividades. Isso pode muito útil no caso de equipes em trabalho em remoto. Para melhorar ainda mais, a ferramenta está disponível tanto em versão desktop, como para celular.

Ferramentas de Marketing Digital

Economize tempo com automação de Marketing

Sabe aquele e-mail que você recebe logo após se inscrever em um curso? Ou então, aquele material que chega em sua caixa de entrada minutos depois de você clicar no botão em uma página? Agora imagine uma pessoa um dia inteiro fazendo esses disparos. Enviando materiais ou confirmando inscrições. Parece mentira, mas muitas empresas ainda perdem muito tempo com esse tipo de processo. E você, quanto tempo você tem perdido nesse sentido?

Ao contrário do que muitos ainda pensam, automatizar não significa enviar mensagens automáticas e impessoais. Mas sim entender e agir de forma personalizada com seus possíveis clientes. Ou seja, pessoas que interagem com sua empresa em seus canais digitais. Além de disparos de e-mail, também é possível integrar as ferramentas de automação com mídias sociais, site, landing page e outros canais.

Uma boa estratégia de automação de marketing traz resultados melhores e prepara o seu possível cliente para compra. Isso porque ela envia o conteúdo certo no momento que a pessoa precisa. Entretanto, para isso funcionar da melhor forma, é necessário ter uma boa ferramenta em mãos. Atualmente, a RD Station é uma das mais utilizadas pelos profissionais de marketing.

Além da automação, a RD Station também é uma opção para criar de campanhas de e-mail. Além de ser tudo em um, uma das grandes vantagens dessa ferramenta é a facilidade de uso. Para campanhas de e-mail, por exemplo, você pode escolher entre mais de 100 modelos criados por especialistas. Além de diversos modelos temáticos e por segmento prontos para usar. Conheça todos os recursos da ferramenta aqui.

Ferramentas de Marketing Digital para Produção de conteúdo

A produção de conteúdo é, atualmente, uma das estratégias mais fortes do marketing digital. Sendo assim, cada vez mais, a produção deixa de ser um complemento para se tornar obrigatória. Ou melhor, uma necessidade para empresas que desejam gerar engajamento. E, acima de tudo estabelecer confiança com seus possíveis clientes. Você já tem feito isso pelo seu negócio? Se você ainda está começando a se estabelecer nesse sentido, aqui estão algumas ferramentas que irão te ajudar nessa rotina:

Google Trends e Answer the Public

Tudo começar com o planejamento de conteúdo. Nessa fase, o Google Trends pode fazer toda a diferença. Isso porque essa ferramenta pode te apresentar os termos mais procurados no Google. Em outras palavras, essa ela mostra o volume de busca de uma palavra-chave. Outra vantagem é que você pode até mesmo segmentar as buscas por local e período de tempo em que ocorreram.

O Answer The Public é outra ferramenta fundamental no dia a dia do produtor de conteúdo. Uma vez que ela também te auxilia com direcionamento de pautas. E para melhorar, o seu funcionamento é bem simples: basta digitar uma palavra-chave, escolher a região de onde os resultados serão obtidos e a ferramenta gera variações e combinações de palavras com base nos termos mais pesquisados no Google.

Yoat SEO

Se você utiliza o WordPress, o plugin Yoast precisa estar ativado. Ele é essencial para o aprimoramento do conteúdo que você escreve. Título SEO, imagens, facilidade da leitura, URL, palavra-chave e outros fatores são avaliados e otimizados. Ainda tem dificuldades na hora de escrever seu conteúdo? Então, leia aqui nosso artigo sobre o que é SEO e as melhores práticas.

Dicionário de sinônimos

A nossa língua portuguesa é rica e apresenta várias possibilidades para expressar uma mesma coisa. Mas às vezes as palavras fogem e acabamos soando repetitivos. Para te ajudar nessas horas, o Dicionário de Sinônimos é uma opção muito prática. Isso porque a plataforma é online e gratuita e você pode consultá-la a qualquer momento. Apenas cuidado para não escolher palavras difíceis.

Gerenciador de conteúdo

Publicar e conteúdo em um blog pode ser muito mais fácil do que as pessoas imaginam. Isso graças aos CMS, também conhecido como sistemas de gerenciamento de conteúdo. Eles foram criados para facilitar a criação, edição e publicação de conteúdos na web.

Atualmente, o CMS mais popular da internet é o WordPress. Com ele, é possível criar de blogs e até desenvolver sites. Um dos motivos que fazem dele popular são os recursos extras (plugins e templates gratuitos) para o usuário escolher a formatação da página e as ferramentas adicionais.

bloco de banner showroom virtual para concessionárias

Bônus: Autódromo

Aqui na AutoForce desenvolvemos um CMS voltado para venda de veículos. O Autódromo permite que lojas de carros gerenciem conteúdos de forma fácil. Atualize sites, landing pages e portais por conta própria.

Os sites criados por meio da nossa plataforma são responsivos, otimizados para mobile e focados em conversão. Além disso, quem opta pela nossa solução conta com todo suporte da nossa equipe. Dessa forma, potencializamos os resultados dos nossos clientes. Leia Autódromo: conheça a ferramenta tudo em um de marketing digital para concessionárias

Conclusão

Você já conhecia ou utiliza alguma das ferramentas que citamos aqui?

Se você já usa pelo menos uma, já deve ter percebido que elas podem melhorar seus resultados no digital. Mas, para fazer melhor uso das ferramentas é preciso que a equipe de marketing digital domine alguns conceitos chave.

Nós, aqui na AutoForce, temos ciência da importância desse conhecimento. E por isso incentivamos que os profissionais busquem cada vez mais qualificação. Com o avanço da internet, surgem a cada dia mais opções de cursos online. Muitos deles até mesmo gratuitos. Uma boa opção são os cursos da AutoForce Academy. Lá você encontra, por exemplo, o curso de Marketing Digital para o Setor Automotivo, em vinte aulas.

E se você quer saber mais sobre marketing digital, não pode deixar de acessar nosso HUB de conteúdo. No SOS Concessionárias você encontra Ebooks, Infográficos e Webinars de forma gratuita. Acesse e aproveite.