Redes sociais: como criar conteúdos para vender carros

Tempo de leitura: 7 minutos

A importância de manter um perfil ativo nas redes sociais já é quase uma unanimidade. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que uma estratégia digital só trará bons resultados caso seja bem planejada e executada. Ou seja, de nada adianta postar um conteúdo qualquer apenas para marcar presença e muito menos utilizar as redes sociais da mesma forma que você faz uma panfletagem.

Uma boa estratégia para redes sociais é como preparar um cardápio para vários dias. A cada dia você vai apenas retirar a comida já pronta do congelador e consumi-la. Mas isso não significa que você vai trabalhar apenas um ou dois dias e no restante do tempo você ficará apenas esperando o cliente chegar. Esse é um erro muito comum. O trabalho nas redes sociais é contínuo. Monitore constantemente os resultados dos seus conteúdos. Pois isso te ajudará a ser mais assertivo nos seus próximos conteúdos.

redes sociais

Crie títulos atrativos

Quer ser notado em meio ao enorme volume de posts nas redes sociais? Aprenda a escrever títulos atrativos. Portanto, aposte em frases que geram impacto, atraindo os olhares das pessoas para o seu conteúdo. 

“Na média, para cada cinco pessoas que leem os títulos dos seus anúncios, uma lê o texto todo. Isso quer dizer que quando você escreve o seu título, você está gastando oitenta centavos para cada dólar que você possui”

David Olgivy

Mas antes de colocar em prática as técnicas de um redator, uma boa dica na hora de escrever os títulos para as suas postagens é se colocar no lugar do seu cliente. “Esse conteúdo é útil e relevante para mim? Eu salvaria ou compartilharia esse conteúdo?”. Fazer esse exercício irá te ajudar a escrever títulos sobre temas que o seu seguidor realmente tem interesse, ao mesmo tempo em que é essencial para melhorar seu engajamento nas redes.

Outra dica na hora de escrever títulos é utilizar gatilhos mentais. Eles funcionam como poderosas armas de influência. É mais provável que as pessoas leiam o texto se o título for capaz de despertar emoções. Então, pense no texto do seu título como “iscas” para capturar a atenção do usuário e fazer com que a leitura continue.

Exemplos de gatilhos mentais que você pode começar a utilizar imediatamente:

Autoridade: esse gatilho mental pode ser utilizado para associar o seu negócio a uma autoridade no assunto para aumentar a confiança e credibilidade da marca. Para utilizar essa estratégia você precisa conhecer muito bem o seu público para associar o seu produto à pessoa certa. Por exemplo, um influenciador conhecido pela paixão por carros pode ser o seu porta voz para divulgação de um modelo de carro esportivo. Ou um ator que costuma compartilhar o dia a dia em família pode representar um carro mais espaçoso.

Prova social: já a prova social funciona como evidência para mostrar que outras pessoas compraram e aprovaram o seu produto ou serviço. Esse tipo de gatilho mental costuma funcionar muito bem. Isso porque ela se baseia no efeito adesão, fenômeno da psicologia que explica o motivo das pessoas preferirem optar por uma ação já realizada por outras pessoas. Nesse tipo de gatilho, então, é comum utilizar números expressivos para chamar atenção.

Conheça mais em 7 gatilhos mentais para vendedores de veículos.

Dica: caso o seu conteúdo não tenha texto no design, use esse impacto na primeira frase da legenda.

Humanize sua comunicação nas redes sociais

As redes sociais mudaram completamente a maneira de se relacionar com seus clientes, facilitando o compartilhamento de conteúdo e a interação com o público em geral. Monitore o que as pessoas estão falando sobre sua marca e, se possível, responda aos comentários de forma individualizada.

Mais que apenas responder ao seu cliente, fique atento em como você faz isso. Produza uma comunicação nas redes sociais carregada de calor humano. E fazer isso é mais fácil do que imagina: comunique-se da forma que você conversa. Sabe aquele português rebuscado? Tire isso de sua marca — a menos que seu público seja composto de pessoas assim, claro. Nós, seres humanos, gostamos de estar entre semelhantes. Da mesma forma, muito cuidado também com erros gramaticais. Escrever de forma descontraída é diferente de desleixada.

Interação nas redes sociais: Netflix é referência por uma comunicação humanizada e descontraída.

Além disso, outro ponto fundamental na sua estratégia para redes sociais é a interação com os usuários. Seus clientes adoram ser ouvidos. Seja para reclamar, tirar dúvidas ou até agradecer: eles querem que tenha alguém para responder. As interações com o seu conteúdo fazem a rede avaliar seus posts como relevantes. Portanto, você aparecerá para mais pessoas.

Ao mesmo tempo, para aumentar a interação e o engajamento você pode utilizar recursos próprios do Instagram. Caixas de perguntas costumam funcionar bem para isso. Além disso, outra dica é responder as perguntas desse recurso por meio de vídeos da sua equipe. Incentive a sua equipe a aparecer mais vezes no seu perfil e até mesmo a compartilhar o dia a dia na concessionária.

Dica: foque em se relacionar com as pessoas e entenda a venda como consequência desse processo.

Assista Vendas online: dicas e estratégicas para continuar vendendo carros na crise para uma aula completa sobre como vender online.

Direcione seu cliente para a compra nas redes sociais

Você já ouviu falar no termo CTA? Do inglês “call to action” é uma chamada para ação, seja textual ou visual que leva o público de uma página a realizar alguma ação. Então, no momento em que estiver criando seu conteúdo pense em frases ou imagens, que tenham como objetivo levar a pessoa que está ali a fazer algo. Seja curtir, salvar, comentar, ou acessar um link externo.

Acima de tudo, seja claro. Mostre o passo a passo que o usuário precisa fazer para comprar seu produto ou serviço. Entrar no link na bio, chamar no direct ou até mesmo acessar uma landing page. Seja claro sobre qual ação você espera em todos os seus canais.

Um erro muito comum cometido nos canais digitais é a falta de equilíbrio. Ou seja, ou as empresas só faz conteúdo de vendas ou só resolve a vida das pessoas com conteúdos educativos e não deixa claro que tem um passo a mais a partir das publicações gratuitas.

ebook dicas práticas de marketing digital automotivo

Conclusão

Não existe uma receita única para uma boa estratégia nas redes sociais. No entanto, com essas dicas você conseguirá engajar seus clientes com seus conteúdos e alcançar resultados melhores. Use e abuse de diferentes títulos para testar o que funcionar para você. Realize sempre o exercício de se colocar no lugar do seu cliente e trabalhe o relacionamento com a sua base até que ela esteja pronta para comprar.

Além disso, exercite a consistência. De nada adianta postar bons conteúdos um dia e depois sumir para sua audiência na próxima semana. Os algoritmos, ou seja, as regras responsáveis por determinar quais conteúdos aparecem primeiro para os usuários, beneficiam conteúdos bons e constantes. Então se aproveite disso e veja seus números melhorando cada vez mais nas redes sociais.