Vídeos no Instagram: dicas e ferramentas para criar conteúdos relevantes

Tempo de leitura: 7 minutos

Se você chegou até aqui, é provável que já saiba que o Instagram é uma ótima rede social para ganhar visibilidade e promover o relacionamento com o público. No entanto, não adianta focar sua estratégia apenas em fotos e artes cheias de preços. O destaque que o Reels está ganhando na plataforma é uma prova do que os usuários querem, cada vez mais, consumir vídeos no Instagram. Você está aproveitando essa tendência?

O fato é que nunca os brasileiros consumiram tanto conteúdo em vídeo quanto em 2020. E, em 2021, os vídeos seguem em alta. Para você ter uma ideia, 99% dos internautas assistem vídeos, em diferentes telas e dispositivos. Como por exemplo TV, redes sociais, plataformas de streaming, lives e até videochamadas. 

Nesse cenário, é claro que a maioria dos negócios já perceberam o potencial dos vídeos e estão aproveitando. Mas será que estão fazendo isso da melhor maneira? Neste artigo, irei te dar dicas práticas para você criar vídeos no instagram e alcançar melhores resultados em sua estratégia de marketing digital.

Vídeos no Instagram

Defina o objetivo dos seus vídeos no Instagram

Antes de mais nada, é necessário pensar qual será o objetivo do seu conteúdo em vídeo. Afinal, toda ação de marketing deve estar alinhada aos objetivos do negócio. Aumentar engajamento, ganhar seguidores ou até mesmo gerar tráfego para o seu showroom digital. Definir isso irá te nortear no momento de colocar as mãos na massa e criar o conteúdo.

Importante: o engajamento inicial com seus posts (sejam eles vídeos ou fotos) tem um peso enorme em termos de potencial de alcance. Ou seja, se o algoritmo do Instagram percebe que um post teve um engajamento inicial maior, ele entende que o post é relevante e aumentará o seu alcance orgânico.

Dicas de conteúdo para vídeos no Instagram

Na hora de produzir seus vídeos, tenha em mente que os primeiros segundos de exibição de um vídeo são fundamentais para despertar o interesse e a atenção do público. Ao contrário, ele o abandonará e dificilmente voltará para assistir novamente.

Portanto, quando for editar o seu vídeo, lembre-se de introduzir rapidamente o que o conteúdo irá tratar antes que o público pare de assistir.

Dica: se você está pensando em produzir conteúdo para o story, foque em passar mensagens práticas. Explique uma ação da loja, uma promoção ativa, entre outras. Por outro lado, se o seu foco atual for produzir Reels você pode passar mensagens de forma descontraída ou apostar em dicas rápidas. Leia Erros para evitar nas redes sociais e começar a crescer de verdade.

Dessa forma, agora que você já sabe qual será o objetivo e como abordará o conteúdo do seu vídeo é hora de gravar, editar e publicar, seja no Feed, Story, Reels ou IGTV. Nesse momento, algumas ferramentas são essenciais para potencializar o poder da sua estratégia de marketing.

Por isso, separamos algumas que podem ser utilizadas para facilitar a sua produção e te ajudar a gerar conteúdos em vídeo profissionais.

Ferramentas para edição de vídeos no Instagram

1. Horizon 

O Horizon é um app essencial para quem quer postar no Instagram. Isso porque ele permite transformar vídeos feitos na horizontal para se adequarem ao formato vertical. Com esse aplicativo, “recorte” uma área do vídeo para postá-la em outro formato. A funcionalidade é excelente para os posts do Instagram Stories e Reels. O aplicativo é gratuito e está disponível para iOS e Android.

2. CapCut

O CapCut é uma das principais opções disponíveis para colocar legenda em seus vídeos. O aplicativo é um dos mais utilizados pelos usuários que desejam fazer a transcrição automática do áudio e sincronizar a legenda em poucos segundos. Portanto, vale o teste.

Para isso, basta selecionar a opção “Legendas automáticas” na caixa de edição de texto do vídeo. Ademais, atenção ao resultado gerado pois, caso o vídeo gravado apresente ruídos, a transcrição pode apresentar erros. Igualmente, antes de postar verifique se a cor e tamanho estão facilitando a leitura dos seus seguidores.

Da mesma forma, o CapCut é uma ferramenta completa para a edição de vídeos. Com ele, é possível utilizar Chroma Key, cortar e juntar fragmentos de vídeo, editar em camadas, entre outras opções.

3. Filmora Go

O Filmora Go é, sem dúvidas, um dos melhores apps de edição de vídeo para smartphone. O aplicativo oferece os principais recursos de edição, em uma interface simples e intuitiva. Ou seja, usando o app encurte clipes, corte sequências de vídeos, aplique efeitos de transição, aumente ou diminua a velocidade e até mesmo rode um vídeo ao contrário, gerando um efeito criativo e curioso.

4. Mojo

Já o Mojo é um aplicativo voltado para criação de stories animados. Sabe aquele dia que você está querendo transformar um vídeo ou até mesmo imagem em um conteúdo mais dinâmico e chamativo?

Para isso, você pode utilizar o Mojo. O programa oferece diversos modelos personalizáveis de forma simples e rápida. O diferencial está no estilo oferecido pelo app. Afinal, os modelos disponibilizados possuem efeitos especiais que tornam as histórias mais atraentes e criativas. 

As imagens podem, por exemplo, revelar seu conteúdo aos poucos na tela, em formato de vídeo, ou surgirem acompanhadas de legendas ou banners estilizados. Os efeitos são bem executados e proporcionam um aspecto profissional às postagens. Sendo assim, também merecem um espaço no seu celular.

5. InShot

O Inshot é uma ótima solução para edição de imagens e vídeos que auxilia na criação de conteúdo para o YouTube, Instagram, Tik Tok, etc.

A ferramenta permite fazer vídeo com música e fotos, recortar vídeo, rodar vídeo, desfocar o fundo, adicionar texto e adesivos em vídeo. Você pode incluir textos, emojis, girar imagens e criar suas próprias montagens.

6. iMovie

Infelizmente, o iMovie é uma ferramenta exclusiva para dispositivos Apple.

Quem utiliza o iOS provavelmente já notou o editor de vídeo nativo da Apple para utilizar no smartphone: o iMovie. O app funciona como uma versão mobile para o Final Cut Pro, um dos softwares de edição de vídeo mais usados pelos YouTubers.

Em suma, o aplicativo da Apple apresenta os recursos principais de edição, ainda que não dê tanta liberdade criativa para os usuários. Dessa forma, pelo iMovie é possível fazer cortes em vídeos, unir filmagens diferentes, inserir música e utilizar filtros para as transições.

Além disso, você pode aproveitar também os temas pré-definidos, em que tudo o que você precisa fazer é encaixar as cenas nos lugares certos.

Conclusão

Por fim, agora que você conhece as ferramentas já pode produzir vídeos e gerar mais resultados em suas redes sociais. A dica é testar os aplicativos para descobrir qual deles se encaixa melhor nas suas necessidades. Dessa forma, como uma boa ferramenta literalmente em mãos, suas produções têm tudo para se destacarem em meio a infinidade de conteúdos disponíveis nas redes.

Ademais, se você estiver enfrentando aquele famoso momento de bloqueio criativo, também temos um conteúdo especial. Reunimos 10 tipos de conteúdo e trouxemos exemplos de como utilizá-los no Instagram de Concessionárias, Revendas e Multimarcas em um eBook especial. Baixe agora clicando aqui.