Erros para evitar nas redes sociais e começar a crescer de verdade

Tempo de leitura: 4 minutos

[Total: 0   Average: 0/5]

Você já parou para pensar quantas horas por dia costuma passar navegando nas redes sociais? No geral, em 2020, esse número aumentou de maneira significativa. Um relatório de outubro de 2020 produzido em parceria por We Are Social e Hootsuite, indicou que os brasileiros passam, em média, 3 horas e 31 minutos por dia conectados às redes sociais. Nesse tempo, mais de 99 milhões de contas brasileiras disputam a atenção do usuário. Parece difícil conseguir espaço nessa grande vitrine, porém ao evitar estes 4 erros nas redes sociais você estará no caminho certo para ser lembrado pelo seu possível cliente no momento certo.

Quem trabalha com marketing digital já deve estar acostumado com a cobrança por resultados imediatos. Essa urgência por vendas rápida pelos canais digitais acaba levando muitos negócios a um erro muito comum: feed vitrine. Ou seja, aquele perfil que só posta conteúdo com intenção de venda.

Para te ajudar a aumentar a sua autoridade nas redes sociais, reuni os 4 principais erros cometidos nas redes sociais. Leia até o final e descubra se você também está cometendo esses erros. Essa pode ser a resposta que você precisava para começar gerar mais vendas usando canais digitais.

Não produza conteúdo como quem distribui panfletos

Da mesma forma que nos incomoda receber uma infinidade de panfletos em uma breve caminhada na rua, o seu seguidor não quer ver o tempo todo os preços dos seus produtos. Por isso, o ideal é que você foque em produzir conteúdos que gerem valor ao seu cliente.

Entenda que há um caminho que o seu cliente percorre até se tornar um cliente. Então, você deve criar os seus conteúdos sempre pensando nesse caminho, ou como também chamamos, a jornada de compra. Primeiro produza conteúdo para atrair o público, despertar desejos, quebrar objeções , mostrar utilidade, para só depois vender.

Leia mais sobre como criar conteúdos para redes sociais com foca na venda de veículos aqui.

Erros nas redes sociais

Pare de trabalhar com falta de foco

Hoje você prefere comer um arroz com feijão bem feito ou apostaria em um vasto cardápio com péssimo preparo? A maior parte das pessoas escolheria um prato saboroso. A lógica se aplica também às redes sociais. Em outras palavras, o que quero dizer, é que mais vale um trabalho bem executado em pouco canais, do que estar presente em todos e não fazer nenhum da melhor forma.

Instagram, YouTube, TikTok e Facebook são alguns que os brasileiros mais utilizam atualmente. Mas você não precisa estar em todos, principalmente se o seu time de marketing for enxuto. Antes de sair dando machadadas, é preciso afiar o machado. Por isso, conheça negócio, clientes e defina quais canais funcionam melhor para você.

Pouca constância

Se você quer crescer, enxergue cada publicação como uma oportunidade para o seu perfil ser visto por um potencial cliente. Além disso, tenha em mente que nossas postagens possuem uma vida útil muito curta, de apenas 24 horas. Isso significa que depois desse prazo, a publicação simplesmente para de aparecer para quem não interagiu com ela. Então, foque na frequência para ser visto e lembrado.

Demora a dar retorno aos leads da internet

Se você já possui uma boa estratégia de conteúdo nas redes sociais e uma audiência engajada, mas demora a dar retorno aos leads que esse trabalho resulta, você está jogando o seu tempo no lixo. Um bom atendimento faz parte da experiência do cliente e é fundamental para que você consiga fechar as vendas vindas dos canais digitais.

Estudo realizados por Philip Kotler, um dos maiores nomes do marketing mundial, evidenciam a importância de um bom atendimento. A verdade é que quando não gostamos de uma empresa costumamos a falar muito mais sobre isso do que quando estamos satisfeitos. Ou seja, uma impressão negativa propaga bem mais que uma positiva. E, mais, apenas 5% dos clientes muito insatisfeitos fazem reclamações à empresa: os outros simplesmente procuram uma segunda opção.

É por isso que, cada vez mais, o seu negócio deve focar em uma coisa extremamente importante: A experiência do seu cliente possível vindo da internet desde o primeiro clique.

Conclusão

Por fim, o pior erro que você pode cometer nas redes sociais é ficar parado. Se você não comete nenhum desses erros, parabéns! Porém, achar que está sempre certo e não tem como melhorar, te fará ficar estagnado. Afinal, os erros também nos fazem evoluir.

Agora, se você acha que já possui uma estratégia madura nas redes sociais e está pronto para trabalhar com outros canais, também podemos te ajudar. Recentemente, produzimos um e-book com um passo a passo completo de marketing digital para concessionárias. Nele, te ajudamos a entender como utilizar cada canal digital e conteúdos em todas as etapas da jornada de compra de veículos. Baixe o material gratuitamente aqui.