Concessionária virtual: 4 sinais de que você está pronto para evoluir seu modelo de negócio

Tempo de leitura: 5 minutos

Você sabe o que é uma concessionária virtual? No último ano vimos a aceleração da transformação digital e o processo de venda de veículos 100% online se tornar uma realidade imediata e não mais uma tendência para o futuro.

Negar a relevância do digital pode ser um erro decisivo para muitos negócios. Antes mesmo da pandemia, um estudo do Google apontava que 92% dos compradores de veículos já tinham alguma das etapas da jornada de compra nos canais online. Agora, a tendência é que isso se intensifique. 

Outro levantamento realizado pelo Google, mostrou que a jornada de compra do consumidor é cada vez mais virtual. Isso porque 49% dos brasileiros vão priorizar os canais digitais em suas jornadas de compra. Apesar de um impacto maior no varejo, as mudanças de hábito e comportamento criam tendências em diferentes segmentos, como o automotivo, por exemplo. Nesse artigo vamos te ajudar a entender se você está pronto para a nova forma de vender veículos.

Transformação digital e o surgimento da concessionária virtual

Concessionárias constituídas antes do surgimento da internet enfrentam um grande desafio: muitas das regras que orientavam o progresso dos negócios na era pré-digital não se aplicam mais. Este modelo de negócios ultrapassado e que foca muito mais no offline chama-se Concessionária 1.0 e está com os dias contados. A boa notícia é que a mudança é possível, além disso, é necessária.

A transformação digital trata-se de uma mudança completa na estrutura das organizações. A partir dela, a tecnologia passa a ter um papel estratégico central, e não apenas uma presença superficial. Então, não basta ter apenas manter um perfil nas redes sociais ou um site mantido de qualquer jeito.

Se o seu negócio possui essas características, recomendamos primeiramente que você foque em se tornar uma concessionária 2.0 ou digital. Esse modelo, para a AutoForce, está embasado em três critérios:

  • Experiência digital desde o início da jornada de compra;
  • Atendimento de excelência e encantador;
  • Comodidade em todo processo.

Agora, cada vez mais, o comprador de veículos busca uma experiência de compra online do início ao fim. A motivação é a busca por um processo mais rápido e menos burocrático. Portanto, é a vez da concessionária virtual ou 3.0.

Você está pronto para se tornar uma concessionária virtual?

Estruturar-se em um novo modelo de negócios não acontece da noite para o dia. No entanto, é preciso dar os primeiros passos. Se você já possui maior maturidade digital e está presente na internet para alcançar seu cliente nas diferentes etapas da jornada de compra, você já largou na frente nessa corrida.

Tem um showroom digital 

Os showrooms digitais são plataformas mais avançadas e interativas do que os sites comuns de concessionárias. Eles são focados na experiência e otimizadas para vendas. Ou seja, oferecem a experiência da loja física no ambiente online. Nessa página estarão expostas todos os seus veículos, banners e ofertas. Sendo assim, é essencial que você já domine as boas práticas do showroom digital. Dessa forma, será mais fácil entender como manter sua loja virtual.

Já produz conteúdos valiosos 

Se imagine no lugar do consumidor, você acha que ele teria mais probabilidade de comprar um veículo quando entende mais sobre ele? Nós já sabemos que sim. Afinal, vimos que cada vez mais a jornada de compra está nos canais digitais.

De acordo com o estudo The Future of Car Sales is Omnichannel 2017, cerca de 80% das compras de carro começam na rede. Além disso, aproximadamente 65% dos consumidores decidem a marca, modelo e até mesmo a cor por meio de conteúdo consumido na internet. Ou seja, esse cliente já chega na concessionária decidido.

Dessa forma, sua comunicação não pode mais ser offline, especialmente se você quer atender o consumidor que busca uma compra 100% online.

Utiliza as redes sociais

Você precisa estar presente onde o seu cliente está. E ele está nas redes sociais. Por isso, mostrar atividade nas redes sociais é essencial. Afinal, quem nunca pesquisou sobre uma empresa quando está considerando comprar um novo produto?

Seus canais devem trabalhar com redirecionamento para o showroom digital, que é onde a venda poderá acontecer. Então, se você já entendeu as redes sociais como um importante aliado da venda online, mais um ponto para você. E, se você quer potencializar seus resultados online, leia O roteiro para vender mais carros online.

concessionária virtual

Possui uma equipe capacitada

Antes de enfrentar o desafio de se transformar em uma concessionária virtual, você precisa ter ao seu lado os profissionais certos. Contratando novos ou capacitando os atuais. O ideal é que toda a equipe seja capacitada e orientada a trabalhar de forma digital.

Na AutoForce Academy você encontra cursos gratuitos para ajudar a sua equipe a dominar conceitos essenciais para quem quer vender carros online.

Conclusão

Então, já falamos isso, mas gostaria de reforçar. A venda 100% online de veículos já é uma realidade. E não estou falando de mercados estrangeiros, mas aqui no Brasil. As primeiras concessionárias virtuais já estão no ar oferecendo uma experiência de compra que muitos achavam inviável no Brasil.

Recentemente, apresentamos a primeira plataforma de Ecommerce automotivo para nossos clientes e parceiros: o AutoCommerce. E deixa eu te falar: muitos dealers já estão em busca dessa solução. Na verdade, já esperavam há muito tempo. E, você, vai preferir esperar e largar atrás nessa corrida ou vai agir agora?