5 erros mais comuns do planejamento de marketing digital automotivo

Tempo de leitura: 9 minutos

[Total: 1    Média: 5/5]

Atenção! Se você entrou aqui e ainda não sabe o que é nem como criar um plano de marketing digital para concessionárias, comece por este outro post!

Você começou uma campanha online, mas não está recebendo a quantidade de leads esperados?

O problema pode não ser a campanha, mas o planejamento de marketing digital que você adotou para a sua concessionária. Ou mesmo a ausência dele.

marketing digital permite que as marcas alcancem o novo consumidor por meio de diversas ações. Mas essa comunicação é falha se elas não estiverem alinhadas com o posicionamento, segmento e público da concessionária.

Impactar um lead durante a jornada de compra é muito mais fácil quando há um planejamento da empresa para guiá-lo por todas as etapas do funil e convertê-lo em uma oportunidade de venda. 

Estratégia, planejamento, ações, objetivos… está confuso? Fique tranquilo (a)! Neste post, você vai aprender mais sobre:

    • A diferença entre estratégia, plano e ações de marketing;
    • As vantagens de ter um planejamento de marketing digital;
    • Os erros que você não pode cometer no planejamento de marketing digital.

planejamento de marketing

Estratégia, Plano ou Ação?

Pense nas grandes empresas que você conhece. Alguma delas toma alguma decisão de investimento sem pensar no médio e longo prazo?

Não existe investimento sem uma boa estratégia de marketing que o sustente.

Um bom exemplo é a Coca Cola e sua Declaração de Conteúdo 2020.

Neste vídeo, a Coca Cola fala sobre sua estratégia de marketing para o período de 2010 a 2010.

O objetivo da empresa era aumentar as vendas e o valor da marca no período. Para isso, ela adotou a estratégia de marketing de conteúdo.

Portanto, o primeiro passo para construir a sua estratégia de marketing digital é definir os objetivos que você quer alcançar.

Você quer aumentar sua presença online? Alcançar um novo público?

Já a estratégia é o ”porquê” de investir naqueles objetivos. Com ela, você define os motivos e as metas do marketing.

Você quer aumentar sua presença online porque precisa aumentar o faturamento? Ou porque quer melhorar o reconhecimento da marca?

Com a estratégia pronta, você pode desenvolver o plano de marketing.  O plano permite delimitar quais medidas devem ser tomadas para alcançar os objetivos iniciais — é o “como fazer”.

As ações de marketing fecham o ciclo. São as atividades que serão desenvolvidas para que você atinja o objetivos, a  “mão na massa”.

Veja um exemplo de como esses conceitos conversam:

    • Objetivo: aumentar o faturamento online da concessionária;
    • Estratégia: alcançar o público jovem adulto;
    • Plano: desenvolver ações de marketing para a faixa etária de 24 a 34 anos;
    • Ações: aumentar em 10% os investimentos em mobile marketing; redefinir o posicionamento e a identidade visual da concessionária nas mídias sociais.

Mas como tudo isso vai ajudar a sua concessionária?

As vantagens 

Como expliquei no início do artigo, a estratégia de marketing é o ponteiro da bússola. Ela vai direcionar seu planejamento e ações de marketing digital até que você alcance todos os objetivos.

Para criar essa estratégia de marketing digital, você precisa ter em mente uma sigla: SMP. Segmentação, mercado-alvo e posicionamento.

Você precisa descobrir as necessidades dos consumidores, escolher quais delas irá atender e como posicionar sua concessionária para que o mercado-alvo o diferencie das demais.

Com isso definido, você pode começar o planejamento de marketing digital.

Uma das vantagens é que o planejamento de marketing funciona como um mapa. Você deve consultá-lo  sempre que tiver dúvidas sobre o direcionamento das suas ações de marketing.

No planejamento de marketing você  concentra informações sobre a empresa. Dados sobre o mercado-alvo, resultados esperados, métricas e posicionamento.

Além disso, ele será um guia para nortear as atividades dos parceiros de marketing. É com base no plano que você define (e avalia) as ações da sua agência de tráfego, por exemplo.

Aqui na AutoForce, desenvolvemos o Programa de Aceleração de Resultados (PAR) para que nossos clientes façam parte do planejamento e execução das ações de marketing.

Com o PAR, alinhamos os objetivos que a concessionária deseja alcançar através da nossa plataforma de marketing digital, definimos um cronograma de execução e as métricas de acompanhamento.

Lembre-se que, embora o planejamento de marketing tenha caráter de médio e longo prazo, ele não é imutável.

O ideal é que seja revisado anualmente, até porque o mercado digital muda muito rápido.

No momento da elaboração do planejamento de marketing, você também precisa pensar aspectos importantes do negócio, como espaço para inovação e crescimento da empresa.

Tenha em mãos alguns documentos importantes, como o plano estratégico da concessionária, análise SWOT e a estratégia de posicionamento do negócio.

Eu sei que parece muito trabalho, mas tenha uma certeza: o planejamento de marketing vai poupar você de muitos erros nas campanhas futuras.

Com um bom plano, você começa a acompanhar, metrificar e criar novas estratégias de crescimento online.

Agora que você está pronto, veja 5 erros que você não pode cometer ao criar um planejamento de marketing digital.

5 erros para não cometer no planejamento de marketing

1. Não definir objetivos 

Todo planejamento de marketing deve conter os objetivos, o que a empresa pretende alcançar com as ações de marketing.

Sem os objetivos definidos, é impossível descobrir se as ações de marketing estão, ou não, ajudando a concessionária.

Alguns dos objetivos mais comuns do marketing digital para as concessionárias são:

    • Melhorar o rankeamento nos mecanismos de busca;
    • Construir o posicionamento da marca;
    • Aumentar as vendas originadas no digital.

O ideal é começar escolhendo poucos objetivos e, de acordo com os resultados, agregar outros. Poucos objetivos permitem concentrar esforços.

Se a sua empresa está começando no ambiente digital — montando o site e as mídias sociais, por exemplo — você não pode esperar resultados imediatos nas vendas.

Uma forma de facilitar a definição de objetivos é utilizar o princípio SMART. Um objetivo deve ser específico, mensurável, alcançável, relevante e temporal.

persona planejamento de marketing

2. Não conhecer a persona

Você precisa ter em mente que a personalização é um aspecto importante dessa nova relação marca e consumidor e uma exigência do mercado digital.

Se antes a marca elegia um público-alvo — uma massa sem rosto, mas com características em comum –, hoje elas devem focar em personas.

A persona é o cliente ideal. Ela tem nome, idade, profissão, interesses, escolaridade, objetivos de vida, hobbies, preferências…

Sem a persona, você não consegue mapear o melhor momento e canal para iniciar uma comunicação. Suas campanhas não vão alcançar o público certo.

A persona é uma das bases do seu planejamento de marketing digital. A Resultados Digitais criou uma ferramenta que auxilia os gestores de marketing a desenvolverem suas personas. Confira aqui.

3. Não criar a jornada

Sem uma jornada de compra bem definida, é impossível acompanhar e guiar o lead para que ele se transforme em uma oportunidade de venda.

A jornada é uma visão do caminho percorrido pelo lead desde o primeiro contato com uma marca, passando pelos pontos de contato que geram aprendizado, reconhecimento, consideração e, por fim, a compra. É representada por esse funil:

planejamento de marketing funil de marketing

Impulsionados pela necessidade de compra, os consumidores pesquisam muito antes de tomar uma decisão.

Com a jornada em mãos, a marca compreende o tipo de informação que a persona busca e quando essa informação é importante.

Assim, fica mais fácil identificar o momento certo de iniciar uma conversa com o seu consumidor.

Dúvidas sobre como montar a jornada de compra? Monte a sua com a ajuda desta ferramenta.

ações de marketing planejamento de marketing

4. Não organizar as ações 

Com tantas informações reunidas, chegou o momento de definir as ações de marketing.

As ações de marketing têm o objetivo tanto de atrair os clientes certos como aumentar o reconhecimento da marca.

No marketing digital, são tantas opções e plataformas para investir que é muito comum ver empresas focando naquilo que não traz resultado.

Isso por um motivo simples: as ações não alcançam o público certo.

Por isso, recomendamos fortemente que você só invista quando tiver com a sua persona em mãos.

Entre as ações de marketing mais comuns estão:

    • Geração de tráfego pago;
    • Geração de tráfego orgânico;
    • Listas de transmissão por WhatsApp;
    • Campanha de Facebook ADS;
    • Nutrição de leads por email.

Não deixe de analisar onde suas personas estão, quais os melhores horários e dias para conectar-se com elas e qual conteúdo você produzirá para essa comunicação.

Não esqueça de definir com antecedência quanto deseja investir e quais ações devem receber o maior orçamento.

métricas planejamento de marketing

5. Não medir resultados

Com as ações rodando, você pode achar que o trabalho acabou, mas não!

No seu planejamento de marketing, estabeleça os prazos para as ações, o custo estimado e, claro, acompanhe os resultados.

Para controlar a eficiência das ações, é preciso criar metas e deixar os KPIs (indicadores chave de resultados) bem definidos.

Assim, você conseguirá entender quais ações estão gerando mais resultado e definir os investimentos prioritários do seu planejamento de marketing.

Conclusão

O planejamento de marketing é o primeiro passo para as concessionárias que desejam investir no mercado digital. 

Deve estar alinhado com os objetivos do negócio e seu posicionamento no mercado.

É o planejamento de marketing que vai responder às perguntas “porque” e “como” fazer uma campanha online para a concessionária.

Portanto, propósito e objetivos claros são necessários para garantir o sucesso do planejamento!

Espero que o artigo tenha sido esclarecedor! Também criamos um guia que pode ajudar você a montar uma campanha online para sua concessionária. Preencha abaixo para fazer download:

campanha onlienePowered by Rock Convert