Ecommerce automotivo: dicas para vender online

Tempo de leitura: 6 minutos

[Total: 1   Average: 5/5]

Diante da cenário atual, o ecommerce de carros se tornou uma tendência. Com a chegada da pandemia, os dealers correm contra o tempo para se adaptar e atender o desejo do consumidor por um processo de compra mais eficiente. 

Essa adaptação deverá se estender por muito tempo, até que se alcance o alinhamento ideal entre os showrooms físicos e as lojas virtuais, além da implantação de experiências omnichannel no setor automotivo. Você está preparado para essa nova forma de vender veículos?

Neste artigo, iremos apresentar boas práticas para o seu ecommerce gerar melhores resultados. 

Em primeiro lugar, tenha em mente que o sucesso de um negócio virtual depende de uma soma de fatores, como por exemplo, conteúdo de alta qualidade, segurança e praticidade. Leia até o final e saiba como essas, e outras boas práticas, podem te ajudar a vender mais online.

Atendimento diferenciado 

Para o seu negócio se destacar no mundo da internet, você precisará de mais do que apenas bons preços. O seu atendimento ao cliente tem que ser impecável. Antes de tudo, considerando o alto tíquete médio do setor automotivo.

Uma boa opção é oferecer uma consultoria com experts para ajudar a direcionar o seu cliente para uma opção que irá atendê-lo da melhor forma. Isso porque, ao chegar em seu site, o seu cliente pode estar ainda na etapa de consideração da compra. O seu atendimento poderá ser um diferencial para o cliente efetive a compra.

Venda através de textos em seu ecommerce

Os textos são elementos essenciais da sua loja virtual. Utilize títulos para chamar a atenção do seu possível cliente. Mas lembre-se, nada de textos longos e cansativos. Dê preferência a títulos com no máximo 70 caracteres. 

Evite também usar adjetivos vazios e que não descrevem de fato o seu produto, como “maravilhoso”, “incrível” ou aquela velha frase “dono único”. Afinal, quem garante que esse único dono seja de fato cuidadoso? Escolha títulos que para destacar os bons atributos do seu veículo, como por exemplo, motor potente ou segurança.

Importante: atente-se também à qualidade da descrição dos seus produtos. Isso ajudará o google a detectar a relevância do texto para o seu público-alvo. Deixe bem claro as informações do veículo: modelo, ano, cor e demais condições mecânicas do carro. A ideia é que você ofereça em seu ecommerce a mesma experiência que teria em sua loja física. Ou seja, tenha todas as referências à disposição.

No artigo “Textos para vender carros: o que você precisa saber para alavancar seus anúncios” você encontra dicas valiosas para escrever textos melhores.

Imagens em alta resolução

As fotos e vídeos que você produzir dos seus veículos serão, de fato, as únicas formas de mostrar com detalhes os atributos do que você quer vender. Ou seja, nada de imagens em baixa resolução ou vídeos gravados de qualquer jeito. Abuse da qualidade e da criatividade para vender mais em seu ecommerce.

Ecommerce - Fotos

Preços, condições e descontos 

Assim como na loja física, os preços, condições e descontos do seu veículo devem estar bem claros na sua loja online. Para isso, você pode explorar os formatos disponíveis de banners, como por exemplo, fullbanner, banner tarja, mini banners e banner de categorias. Outro elemento importante é o Call to Action, que consiste em uma chamada para estimular uma tomada de ação em seu site. Eles precisam estar presentes nos seus banners.

Além disso, outra opção é dividir os seus produtos em categorias. Lançamentos, mais vendidos e ofertas são algumas das alternativas. Dessa forma, seu possível cliente terá uma visão geral do seu estoque.

Facilite as formas de pagamento em seu ecommerce

O consumidor que compra de forma online busca facilidade e praticidade. Nesse sentido, restringir formas de pagamento de forma online é um fator muito negativo. Ofereça um leque amplo de formas de pagamento. Cartões de crédito, débito, Google Pay ou quem sabe, até mesmo criptomoedas. Por que não?

Além da facilidade, outro ponto importante quando falamos de compra online é a segurança. O Brasil, no mundo, só perde para o México em número de fraudes virtuais. Além de que, atualmente os usuários prezam muito pela privacidade dos próprios dados. Por isso, invista em ferramentas para garantir que não sejam aplicados golpes em seu ecommerce, além de manter os dados dos seus clientes em segurança também.

Ecommerce - Formas de pagamento

Links patrocinados

Para ter sucesso no mundo virtual, você precisa contar com uma estratégia de marketing digital voltada para o seu público-alvo. O uso de links patrocinados fazem parte dessa estratégia para atrair mais visitantes ao seu site. Para isso, você pode utilizar canais como Google Adwords e Facebook Ads.

Uma das vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar os seus resultados. Na internet, tudo pode ser analisado e medido. Dessa forma, os gestores podem desenvolver ações para atingir um determinado público. Além disso, os resultados podem ser analisados de forma rápida. Isso permite que ajustes possam ser feitos para maior efetividade da sua verba de marketing.

Campanhas de e-mail marketing

Desenvolver o relacionamento com seu cliente é fundamental nesse cenário de transformação digital. Isso porque as pessoas tendem a comprar de marcas que elas conhecem mais. A produção de conteúdo e as campanhas de e-mail marketing podem ser ótimas aliadas da sua concessionária nesse sentido. 

Você pode atrair visitantes para sua página através de conteúdos ricos e transformá-los em leads. Ou seja, potenciais clientes para o seu negócio. Podemos considerar um usuário lead a partir do momento em que eles inserem informações pessoais em um formulário da sua página, por exemplo. 

A partir disso, você pode iniciar uma comunicação direta com ele por e-mail, aumentando o relacionamento e, possivelmente, a sua taxa de conversão em vendas.

O caminho para o sucesso no ecommerce 

Como em qualquer negócio, para o ecommerce automotivo não há uma fórmula perfeita para o sucesso. Mas com certeza estar alinhado às tendências do mercado e aos novos perfis de consumo podem te colocar no caminho certo para vender carros online com sucesso. Essas dicas que apresentamos aqui irão te ajudar a desenvolver estratégias mais assertivas para vender em seu ecommerce. Além disso, também podem ser aplicadas em Marketplaces. 

E se você quer continuar aprendendo fique atento aos nossos próximos conteúdos por aqui. Também criamos um canal no Telegram. No Concessionária do Futuro você receberá diariamente dicas, novidades e as principais notícias do setor automotivo direto no seu celular. Para entrar, basta clicar no banner abaixo.