Como um chatbot pode transformar as vendas e o atendimento da sua concessionária

Tempo de leitura: 5 minutos

[Total: 0   Average: 0/5]

A tecnologia chatbot está se tornando cada vez mais presente em nossas vidas, seja enquanto consumidores, seja enquanto gerente de negócios. Além disso, o chatbot tem potencial para transformar as vendas e o atendimento da sua concessionária gerando mais leads qualificados e melhorando a experiência do seu cliente.

A transformação digital no setor automotivo já era uma realidade antes da pandemia da covid-19. No entanto, ela foi acelerada pelo atual momento, já que forçou a redução do atendimento físico nas concessionárias e deu mais espaço para o digital.

Assim, os consumidores estão gastando mais tempo online do que nunca e a concessionária que não foca na presença online está, certamente, perdendo clientes em potencial. 

Os clientes podem facilmente encontrar informações no seu site, mas aqueles mais curiosos, ou até mesmo aqueles que já se encontram em um estágio próximo da compra, não querem mais perder tanto tempo navegando em busca do que procuram.

Isso quer dizer que, se antes um formulário e um telefone bem posicionados no site bastavam para o público, hoje a realidade é outra. Pois, cada dia mais, os clientes se mostram envolvidos com comunicadores sociais como WhatsApp, Messenger e até mesmo os chatbots em sites.

Afinal, o consumidor quer informação e respostas rápidas sobre os produtos e serviços que desejam consumir. E é nesse momento que o chatbot entra em ação captando o real interesse do seu cliente, seja este em um produto ou serviço oferecido pela concessionária.

Dois homens de terno de frente um para o outro. No meio deles, vemos um robô virtual.
O chatbot é um mecanismo de bate-papo automatizado que funciona como um robô.

Como é um chatbot na prática?

O chatbot é um mecanismo de chat (bate-papo) que age sozinho, pois é possível programar uma conversa simulada com o seu cliente. Assim, o bot (uma espécie de robô) realiza perguntas que ajudarão o seu cliente a chegar onde quer mais rapidamente.

Isso porque o bot reponde imediatamente as suas dúvidas em uma conversa muito semelhante a que ele teria com um ser-humano.

Assim sendo, os chatbots promovem um engajamento eficaz com os visitantes online e são capazes de qualificar seu lead sem nenhum esforço. Este é, então, um dos segredos do chatbot: fazer com que o usuário inicie uma conversa!

Tudo começa com a inserção de frases chamativas como “Vamos encontrar a melhor oferta para você?”. O chatbot, então, chama a atenção do cliente e sugere o início de uma conversa convidando os visitantes do seu showroom digital para tirar dúvidas e saber mais sobre seus produtos e serviços.

Portanto, a oportunidade para as concessionárias automotivas de envolver os seus clientes é imensa! Além disso, o atendimento via chatbot fica ativo 24 horas por dia, 7 dias por semana para que os clientes interajam e sejam atendidos quando quiserem.

O chatbot alinhado com seu time de vendas

Outra grande vantagem de se utilizar um chatbot é que não é preciso contratar e treinar agentes humanos para responder às dúvidas básicas do visitante, já que estas podem simplesmente ser implementadas via chatbot.

No caso de consultas complexas, os chatbots são capazes de captar as informações necessárias e os contatos do lead permitindo, assim, que a conversa possa evoluir para um atendimento humano.

Além disso, os históricos de bate-papo podem ser gravados e integrados com a ferramenta de CRM já utilizados pela sua empresa.

Dessa maneira, sua equipe de atendimento já tem conhecimento das demandas do lead e, ao entrar em contato com ele, as chances de a interação evoluir em um negócio concretizado se torna maior.

Portanto, é possível aprimorar o relacionamento com o lead, gerar novas vendas e ainda otimizar o trabalho dos seus colaboradores.

Homem de terno apontando para gráficos em um papel sobre uma mesa.
Chatbots otimizam o trabalho do time de vendas.

Utilize chatbots para sua estratégia de marketing e vendas

Como vimos, ter um site e/ou mídias sociais não são mais suficientes para envolver seus visitantes online. Por isso, se sua empresa deseja aumentar a base de clientes, é importante ir além.

Isso não quer dizer que investir em redes sociais, marketing digital e anúncios pagos não seja importante. Afinal, isso é de suma importância para otimizar o tráfego para o seu site ou landing page e ser visto pelo consumidor. Porém, o grande segredo para atingir os seus clientes é o envolvimento!

Em algum momento, você já deve ter se deparado com o fato de o site da sua concessionária de veículos possuir um volume significativo de visitantes todos os dias, mas ter um baixo engajamento.

As vendas de carros geralmente envolvem várias etapas, com compradores em potencial expressando interesse em um determinado carro, buscando informações adicionais, fazendo agendamento de um test drive, entendendo suas opções de financiamento e garantindo que estão obtendo o melhor preço. 

O chatbot irá complementar a sua estratégia agilizando a resposta ao seu cliente com um alto nível de envolvimento e auxiliando a sua equipe a qualificar melhor os leads.

Conclusão

A transformação digital modificou a maneira como o consumidor interage e busca veículos online. As concessionárias se veem com um grande número de visitas em seus sites, mas com baixa geração de leads qualificados.

Para melhorar a experiência do seu cliente e otimizar o trabalho do time de atendimento, as estratégias utilizadas pela concessionária exigem uma avaliação regular das ações de marketing.

Nesse sentido, a ideia é acompanhar as preferências do cliente, cada dia mais voltado para plataformas que lhe permitam respostas rápidas.

Assim, a experiência com chatbots mostra que a estratégia é eficaz na coleta de novos leads, pois desempenham um papel vital em várias áreas como atendimento, agendamento de serviços e vendas.

Desse modo, tornar o chatbot um recurso padrão nos sites das concessionárias é um passo lógico e inteligente a ser seguido.

Buscando aprimorar os resultados dos clientes da AutoForce, a Duotalk fechou uma parceria com a empresa. A Duotalk é uma plataforma que fornece chatbots especializados para o mercado automotivo. Crie, personalize seu chatbot e gere cerca de 3 vezes mais leads para que sua equipe de vendas. 

Powered by Rock Convert