Marketing no setor automotivo: aprendizados em um ano de pandemia

Tempo de leitura: 8 minutos

[Total: 2   Average: 5/5]

Um ano já se passou desde que foi decretada a pandemia de Covid-19 no mundo. Primeiramente, os impactos criados pela crise foram sentidos em diversos setores da economia, inclusive quando se fala em marketing no setor automotivo, que viu ocorrer o início da revolução digital.

Acima de tudo, o modus operandi atual, acelerado nesse cenário de crise, implica em tornar possível a resolução das mais diversas demandas de forma rápida e direta por meio dos dispositivos móveis. Então, hoje, o que uma vez já foi uma simples mensagem, se tornou uma conversa. O público pesquisa, lê, compara e difunde informações sobre produtos de sua própria forma e em seu próprio tempo.

Analogamente, agora em 2021, diante da piora da pandemia de COVID-19 e com novas medidas de isolamento em quase todo o país, fica difícil ignorar o que passa a ser possível no mundo digital.

Veja a seguir, o que foi aprendido em um ano de crise e boas práticas para manter a sua concessionária vendendo.

Invista em um showroom digital

Showroom digital da AutoMaia

A princípio, como já sabemos, o avanço do COVID-19 acelerou o processo de mudança do perfil dos consumidores. Então, com as medidas de isolamento avançando, cada vez mais o meio físico vem sendo trocado pela pesquisa prévia na internet.

93% dos compradores pesquisaram on-line antes de comprar em uma concessionária

53% dos compradores usaram mais de 10 fontes para pesquisar sobre seu carro novo

Fonte: Pesquisa GearShift TNS Kantar 2017

Ainda mais, diante desse cenário, é preciso estar atento ao seu showroom digital. Nesse ínterim, tenha em mente que o consumidor busca no digital a mesma experiência que tinha em seu showroom físico. Ou seja, é hora de trazer o máximo de vivência da sua loja física para as telas dos dispositivos. Reúna bons conteúdos e mantenha as ofertas atualizadas, facilite o atendimento. Assim, você pode criar uma boa reputação on-line do seu negócio.

Lembre-se: o seu showroom digital deve oferecer uma série de opções de conversão. Portanto, trabalhe com forms, chat on-line, telefone e WhatsApp.

E, se você quer aprender mais para que o seu showroom digital se destaque em meio ao dos concorrentes, leia 7 erros no showroom digital que podem comprometer as vendas de veículos.

Aposte na interação com o consumidor

Consumidor interagindo com vendedor

Do mesmo modo, agora é o momento de investir no diálogo com o seu cliente. Seja disponível, oferecendo apoio e orientação aos prospects ou até mesmo aos que já estão na carteira de clientes.

Há dúvidas sobre o veículo adquirido recentemente ou sobre condições de pagamento? Aposte nos canais digitais para garantir o atendimento e sanar todas as dúvidas dos seus clientes. Essas são algumas das opções para manter a comunicação com o consumidor:

  • Chat on-line;
  • WhatsApp;
  • Telegram;
  • E-mail.
  • Telefone.

No artigo da Deloitte: “How digital technologies can elevate the car-buying experience” (ou “Como as tecnologias digitais podem elevar a experiência de compra de automóveis”), chama atenção a modificação na forma de se comunicar dos compradores através do avanço da tecnologia. Hoje, o contato por telefone e e-mail perdem força, enquanto chat on-line e mensagens instantâneas ganham cada vez mais espaço. Então, fique atento à essa tendência!

Marketing de nutrição

marketing no setor automotivo: nutrição

Apesar do isolamento para tentar frear a pandemia, em 2020 a interação social manteve sua importância. De acordo com estudo da Kantar, marca especializada em pesquisa de mercado, 73% dos usuários de Internet aumentaram o consumo de redes sociais durante a pandemia.

Se sua concessionária ou loja de veículos já tiver construído sua presença nas redes sociais, é um ótimo sinal. Isso significa que você já possui uma base de seguidores e isso facilitará no trabalho de nutrição. 

Mas caso você ainda não tenha presença no digital, não se desespere ainda. O primeiro passo será definir a buyer persona. Ou seja, o perfil de cliente ideal para o seu negócio. Ela (a persona) é criada a partir de dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, além de outras informações, como histórias pessoais, objetivos e preocupações.

A partir da definição das personas do seu negócio, você saberá em que canais encontrará o seu cliente. E é lá que você deverá centrar os seus esforços, criando conteúdos de valor que responderão questões relevantes para quem você quer atingir.

Alimente suas redes sociais 

Redes sociais

Buyer persona definida e rede social pronta, é hora de produzir. Tenha em mente que para montar uma boa estratégia para redes sociais, é preciso entendê-las como um canal de mão dupla, mesmo se tratando de um perfil comercial. Ouça e interaja sempre com o seu cliente para se relacionar da melhor forma. Isso com certeza fará a diferença e influenciará na decisão de compra.

E não esqueça: cada canal tem a sua própria proposta. O Instagram é focado em imagens, o Twitter pede uma comunicação mais direta em frases curtas, enquanto o LinkedIn se trata de uma rede social profissional. Tendo isso em mente, trabalhe o conteúdo e discurso alinhado ao uso de cada canal.

Utilize canais alternativos 

Canais alternativos

Um dos grandes destaques de 2020 foi o conteúdo em vídeo. Afinal, quem não assistiu a pelo menos uma live durante a quarentena? Nesse sentido, ganhou espaço o YouTube, plataforma mais utilizada no ao vivo que, alcançando milhões de pessoas.

“75% das pessoas assistiram a alguma live musical em 2020, seja por redes sociais, plataformas de vídeo ou pela televisão

72% das pessoas que assistiram a alguma live afirmaram que elas ajudaram a se distrair durante a quarentena 

Fonte: Kantar IBOPE Media | The Streaming Guide 2020

Mas engana-se quem pensa que apenas artistas engajaram nesse formato. Professores, médicos e outros profissionais de diversas áreas também produziram conteúdo em vídeo, criando alternativas para enfrentar o momento. Pense em como você pode utilizar esse formato para estreitar a relação com o seu cliente.

Use landing page para ofertas

Landing page de veículos da Raviera Motors

Normalmente utilizada para oferecer algo de valor ao usuário – seja um desconto, um conteúdo rico ou uma cotação de veículo – a landing page existe para conversão de usuários em leads. É onde o visitante do seu site chegará depois de clicar em um anúncio veiculado seja ele pago ou não.

Envolva o seu cliente através de boas imagens ou vídeos, título atrativo, bom conteúdo, e claro, formulários com campos a serem preenchidos com informações do seu usuário.

Lembre-se: as palavras-chaves também devem estar presentes nas páginas. Isso porque as landing pages precisam estar alinhadas com a chamada e oferta que o levaram até lá.

Um bom exemplo é a landing page da Osten Group. Lá, temos uma boa utilização da página para conversão de leads. Nela a concessionária reúne ofertas, fotos, vídeos e informações técnicas dos veículos, mostrando todo o benefício de possuir um carro Tesla.

Mantenha os investimentos em links patrocinados

marketing no setor automotivo: links patrocinados

Você já sabe que o tráfego orgânico é importante e trará resultados para o seu negócio. Agora pense nas campanhas de mídia paga como um complemento da estratégia on-line. Através de campanhas bem formuladas de links patrocinados você alcançará o consumidor no momento certo, com a mensagem que ele está precisando e com boas ofertas.

Por isso, mesmo em um momento de crise, é essencial definir e depois manter um orçamento para campanhas e para publicidade online. Lembrando que o investimento é flexível. Você pode começar as suas campanhas com valores menores para validar a estratégia e depois aplicar um valor maior.

Capacitar a equipe

marketing no setor automotivo: capacitar equipe

O momento atual também impactou diretamente no perfil do vendedor de carros. Assim como boa parte dos meios usados no processo de compra hoje já é digital, o vendedor precisa estar pronto para utilizá-las a seu favor. Então, que tal aproveitar o momento para investir na capacitação da sua equipe de vendas?

Hoje estão disponíveis diversos cursos a distância, muitos até mesmo gratuitos. Um bom exemplo são os cursos da AutoForce Academy, que oferece o curso de Marketing Digital para o Setor Automotivo e Encantamento de Leads.

Conclusão

Por fim, ficou claro que a crise gerada pela pandemia de Covid-19 acelerou o processo de transformação digital e que o maior erro que você pode cometer no momento é ficar parado esperando o cenário melhorar. Nesse sentido, as concessionárias que já utilizam o marketing digital de maneira inteligente saíram na frente. Pensando nisso, neste post trouxemos para vocês algumas das ações tomadas pelo setor automotivo para continuar gerando oportunidades. 

Dessa forma, para continuar te ajudando, nós, da AutoForce, criamos uma comunidade voltada para o setor automotivo. Lá você também encontrará os melhores conteúdos do mercado automotivo. Para entrar na Concessionária do futuro basta clicar no banner abaixo.