5 indispensáveis ações de marketing para concessionárias inteligentes

Tempo de leitura: 11 minutos

Vender carros é sempre um processo desafiador. Estamos falando de um produto com preço e desejo de consumo altos, porém com enormes diferenças na hora de comunicar. Mas as ações de marketing para concessionárias são mesmo tão complicadas?

Sabemos que há milhares de modelos de veículos disponíveis, que é preciso saber diferenciar e direcionar clientes que estão em dúvida entre usados, seminovos e zero km.

E, além disso, é preciso ganhar a confiança de consumidores que estão pesquisando na internet a todo o momento sobre o carro dos sonhos. 

Dessa maneira, você se vê tendo que antecipar a matemática do cliente para comprar o primeiro ou próximo veículo. 

E ainda tem que descobrir o que mais pesa no bolso na hora da decisão, o que aquele carro significa emocionalmente para o comprador e até ensiná-lo a tomar decisões de compra, sendo seu fiel conselheiro e ombro amigo. 

Olhando assim, é fácil se perder com tantas suposições, mas as ações de marketing para concessionárias, quando bem pensadas e executadas, tornam tudo isso muito mais simples.

O processo de venda de carros se torna, então, mais organizado e eficaz: desde a comunicação inicial com um prospect até a conversão de um lead em comprador fiel. 

Continue lendo este artigo, aqui você encontrará dicas gratuitas e valiosas de ações de marketing para concessionárias que vão turbinar suas vendas. 

1. Faça um plano de Marketing

Bom, antes de começar a implementar novas ações de marketing para concessionárias, ou até mesmo reestruturar todo o setor, é preciso se organizar.

Sim, isso soa chato, mas vai fazer com que não haja desperdício de dinheiro do setor com campanhas dirigidas às pessoas erradas. Aliás, se você já trabalha na área, sabe o quanto o mal uso de recursos financeiros já é, por si só, um grande motivo começar um planejamento. 

Passo a passo para elaborar um plano de marketing eficaz:

  1. Defina os objetivos da sua campanha: por exemplo, tornar a marca mais conhecida na cidade, ou nacionalmente, aumentar o número de leads qualificados, impulsionar as vendas de determinado carro ou acessório.  
  2. Faça uma análise de mercado: defina quais oportunidades e obstáculos estão surgindo para o setor automobilístico. Veja quais são os pontos fortes e as fraquezas dos seus produtos e serviços, como eles podem suprir uma demanda e como fazer seu cliente ter certeza de que está fazendo uma boa compra.  
  3. Defina uma persona: descobrindo quem é seu público-alvo, aprofunde as perguntas sobre ele e crie personagens que representam os seus potenciais compradores e admiradores da sua marca. Use esses personagens para guiar suas ações de marketing. 
  4. Faça o planejamento da campanha: agora é hora de criar e organizar todos os passos que serão dados para passar a mensagem correta para as suas personas, utilizando de tudo que foi colhido nas etapas anteriores. 
  5. Mídia, produção e orçamento: escolha as mídias onde as ações de marketing para a concessionária serão feitas e aloque recursos para as estratégias pensadas, tanto financeiros, quanto de mão de obra. 
Homem mexendo em um computador sobre a mesa. Ao lado dele há uma xícara de café, papeis e livros.
Antes de implementar novas ações de marketing para concessionárias é preciso se organizar.

2. Produza conteúdo de utilidade 

Estar presente na internet, hoje, não é mais uma opção para as empresas, é como diz o famoso meme “não faz mais do que a sua obrigação”.

Os clientes demandam a presença das marcas que eles gostam em todas as plataformas em que usam, como o Instagram, Facebook, You Tube e Twitter, por exemplo. 

Mas saiba que não basta só “estar” na internet para fazer com que a sua presença seja notada e festejada. 

É necessário produzir conteúdo útil para os seus seguidores. Você pode pensar que entregar todos os dias as características do seu produto ou serviço e tentar convencer o consumidor a comprá-lo é uma boa estratégia para mantê-lo atento. 

Mas a verdade é que esse tipo de abordagem se torna chata, invasiva e insuportável com o tempo. Afinal, as pessoas não estão nas redes sociais para consumir somente “propaganda”.

“É um diálogo, não um monólogo. Social media é mais como um telefone do que como uma televisão”

– Amy Jo Martin, fundadora da Digital Royalty.

Elas querem ver postagens que as ensinem a fazer algo interessante, que tragam humor em um dia de estresse ou quem sabe até ver algo inusitado que ative a sua curiosidade.

Ah, e de preferência, algo que as façam querer compartilhar, pois todas elas querem ter algo a dizer na web, nem que seja compartilhando suas preferências ou conteúdo que achem importante para quem as segue. 

Use o Google ao seu favor  

Faça uma busca por palavras-chave no google. Essas são as palavras que seus clientes usam quando procuram informações sobre os produtos que a concessionária vende ou o universo que os inclui. 

Por exemplo, uma mãe de 3 filhos pequenos pode estar procurando no google por modelos SUV que tenham bastante espaço e conforto, como ela também pode estar pesquisando sobre um lugar agradável para levar as crianças numa viagem curta de carro. 

Seja lá qual a for a necessidade dela, esteja dentro desse universo, esteja lá para ajudá-la. Ela, com certeza, ficará muito grata. 

3. Automatize o marketing da sua concessionária

Unindo-se ao marketing de conteúdo e constituindo o que chamamos de inbound marketing, a automação de marketing consiste em manter um fluxo de nutrição dos leads, respeitando seus estágios no funil de compras e utilizando ferramentas operacionais para isso. Essas ferramentas poupam grande tempo da equipe de marketing.

O envio de email marketing é o maior exemplo de como a automação pode ser feita. Você pode programar a ferramenta para manter o contato com seu cliente enviando emails com conteúdo que ele gosta.

Faça isso baseado no comportamento do seu cliente ao acessar seu site ou blog, por exemplo. Além disso, você pode lembrá-lo de eventos ou promoções que o interessem, de acordo com a persona em que ele se encaixa. 

Os leitores do seu conteúdo vão passar pela jornada de compra e os vendedores vão abordar pessoas que já têm um conhecimento muito bom do seu produto e um evidente interesse.

Sendo assim, eles podem focar em converter vendas que realmente tenham potencial.   

E você também pode utilizar ferramentas de CRM, que concentram e facilitam o gerenciamento e organização de leads e análise de métricas. 

Dica: Se há uma vantagem inegável na utilização de ações de marketing online para concessionárias, esta é uso constante e correto das métricas. Afinal, como diz Peter Drucker, considerado pai da administração moderna:

“O que você não pode medir, você não pode gerenciar”.  

Peter Drucker

Tudo que é feito para gerar interação na internet gera números importantes. O crucial é que você saiba como interpretá-los para a sua realidade.

Homem desenhando em uma lousa transparente. Ele desenha a estrutura de um site mostrando graficamente onde ficam título, conteúdos e imagens.
Leve a experiência da concessionária física para o mundo digital.

4. Valorize o showroom digital e valorize a sua concessionária 

Se como parte das ações de marketing para concessionárias, você já sabe que ter um site é importante institucionalmente, essas são ótimas notícias. 

Um site traz autoridade e confiabilidade ao informar ao cliente quem é a empresa, o que ela faz, onde estão suas filiais e quais são seus melhores produtos.

Porém, ele não deve parar por aí, afinal, uma grande parte dos seus concorrentes possivelmente também possui site. Por isso, o seu site tem que ter diferenciais.  

O seu site deve ser o seu showroom digital, ou seja, deve levar a experiência da concessionária física para a web.

Assim, o seu cliente pode, sem sair de casa, ver todos os modelos de carros disponíveis na sua loja, visualizar e saber a função de cada componente do carro, durante o tempo que quiser.

Desse modo, fica mais fácil para o cliente se decidir pela compra e/ou já marcar um test drive em sua primeira visita à loja. 

Turbine o seu showroom digital

Para deixar o seu showroom digital ainda mais atrativo, algumas ações podem fazer a diferença:

Chatbots

Uma ferramenta que usa inteligência artificial para agilizar as respostas para as perguntas dos clientes no site. O chatbot funciona como um atendente digital, pois ele responde perguntas mais fáceis e corriqueiras e pode confirmar dados antes de passar o cliente para um analista humano. 

Assim, o atendimento é pontual e o seu cliente não fica em listas de espera, podendo resolver ali mesmo seu problema. Com certeza, um acréscimo importante para a comunicação da empresa. 

Landing pages 

Use diferentes landing pages para capturar a atenção dos usuários, ofereça um serviço importante ou produto em cada uma delas. Em seguida, veja qual se saiu melhor em acessos e repita a fórmula usada nela para todas as outras.  

Não esqueça de criar páginas com mensagens objetivas, deixando claro, em textos enxutos, o que o cliente deve fazer e o que ele tem a ganhar com isso.

Pode ser baixar um ebook sobre como resolver pequenos problemas mecânicos em carros, por exemplo, ou uma chamada para cadastro em lista de espera para test drive.  

Blog e SEO 

Uma das ações mais eficazes de marketing para concessionárias é manter um blog relacionado ao site da empresa para levar conteúdos interessantes e relevantes para os seus clientes. 

“Empresas que costumavam usar a mídia para entregar informações, agora elas mesmas tornaram-se a mídia”

Andrew Nachison

É importante que o blog seja regularmente alimentado e que siga as boas práticas SEO (Search Engine Optimization).

O SEO é um conjunto de técnicas utilizadas nas postagens para melhor posicioná-las na busca do Google. O uso correto de palavras-chave, a qualidade do conteúdo e sua utilidade para os usuários, além de links utilizados de maneira a conferir autoridade ao texto são algumas dessas táticas.   

Dois homens de gravata sentados em uma mesa observando gráficos em um papel. Sobre a mesa há, ainda um par de óculos de grau, um lápis e um copo com água.
Anúncios são fundamentais se você quer alcançar um potencial número de consumidores. 

5. Potencialize o alcance e engajamento do seu conteúdo com anúncios certeiros

Anúncios são fundamentais se você quer alcançar um potencial número de consumidores. 

Fazer um anúncio de carros que seja de qualidade, vai depender de vários fatores como o texto escolhido para vender carros. Este tem que conter o melhor do copywriting, utilizando gatilhos mentais, CTAs chamativas, mexendo com as emoções do leitor, sendo honesto e gerando confiança. 

As fotos dos carros ou acessórios têm que ser de alta qualidade, tiradas de ângulos que valorizem o que está sendo anunciado. 

Vídeos são trunfos que atraem excelentes resultados. Para isso, devem conter boa resolução, ser adaptáveis a uma grande variedade de dispositivos em que poderá ser assistido (como smartphones ou tablets, por exemplo).

Além disso, não esqueça que os vídeos também devem conter o maior número de detalhes possíveis sobre o carro, já que – em uma página web – ele acaba sendo o maior destaque.  

Conclusão

O marketing não para de se atualizar, pois precisa sempre estar se adaptando às novas formas de consumo dos clientes. Por isso, é sempre bom se atualizar e conferir quantas dicas puder para potencializar suas vendas. 

Observar cases de sucesso de concessionários e montadoras também é de fundamental importância para entender com empresas do setor automotivo têm trabalhado o seu marketing digital. Então, que tal dar uma conferida no trabalho de marketing que a montadora FCA (Fiat Chrysler Automobiles) tem feito para se adequar á transformação digital e superar os desafios da pandemia?