Em 2020, diante da pandemia, uma nova rotina surgiu. Para alguns, trabalho em casa e compras online. Por outro lado, para muitos outros, foi preciso manter a rotina diária fora de casa. Porém, a desaceleração da economia e a alta dos preços no setor automotivo não refletiu na liquidez na hora de vender carros seminovos. Segundo a Fenauto (Associação que representa as revendas), a venda destes veículos disparou no último mês de 2020. Dezembro teve vendas 23,6% maiores do que o mesmo mês de 2019.

O cenário surgiu devido a busca por transporte individual e mais seguro durante a pandemia. E, também chegou com uma oportunidade para concessionárias continuarem gerando receitas enquanto o mundo enfrenta um segundo momento da pandemia.

Neste artigo, você encontrará dicas práticas para vender seminovos online.

Exiba seus seminovos em seu showroom virtual

A Covid-19 tem acelerado a transformação digital do setor automotivo. Cada vez mais a internet passou a fazer parte do processo de pesquisa por um veículo novo. Essa tendência também tem sido acelerada com a chegada das novas gerações à população que detém mais capital.

Mas como vender online um bem de alto valor agregado? A venda de um veículo – ainda que seminovo – pela internet exige a entrega de uma experiência diferente. Uma das dicas é preparar o seu showroom virtual para exibir o seu estoque de carros seminovos de forma atraente e interativa.

Showroom virtual montado através do Autódromo

Aproveite os recursos do showroom para vender seminovos

No seu showroom virtual de seminovos você pode utilizar vários recursos para fazer fluir a estratégia de vendas, como por exemplo:

  • Banners de ofertas: funcionam como uma espécie de vitrine do seu negócios. Portanto, mantenha suas ofertas atualizadas para chamar a atenção do usuário.
  • Carrossel com ofertas do mês: assim como os banners, é fundamental que você mantenha o seu carrossel de ofertas sempre atualizado.
  • Funcionalidades integradas: a integração com outros softwares ou plugins evita que você precise gerenciar vários apps diferentes. Com isso, você terá mais tempo para focar em vendas.
  • Iscas de conversão: que levam a páginas onde o visitante opta por deixar seus dados; 
  • Chat e WhatsApp: podem ser fortes aliados para atender seu cliente, principalmente no momento em que os clientes estão evitando uma ida à loja. 

Produza conteúdos atrativos

Por conta do modelo digital acelerado pela pandemia, a jornada de compra de um carro mudou bastante. Hoje em dia, o ambiente digital é determinante para a decisão de compra do consumidor. Isso acontece devido a grande quantidade de informações disponíveis na rede. Ao mesmo tempo em que vemos um novo perfil de cliente. Mas você pode usar isso a seu favor.

Para isso, defina uma linha para produção de conteúdo e tenha em suas páginas a resposta para a pergunta do seu cliente. Abuse das fotos e vídeos dos veículos, divulgue informações detalhadas sobre cada modelo e novidades do setor.

Mas atenção, nada de utilizar mídias em baixa resolução. Use o seu conteúdo para passar a melhor impressão possível ao seu cliente.

Você está pronto para colocar em prática essas estratégias e vender muito mais online? Com o CMS Autódromo, essa tarefa fica muito mais fácil. Nela você terá tudo o que precisa para dominar seu próprio marketing digital.

Dica: além do seu showroom virtual, as redes sociais podem ser um forte aliado na hora de vender seminovos. De acordo com estudo da Kantar, marca especializada em pesquisa de mercado, 73% dos usuários de Internet aumentaram o consumo de redes sociais durante a pandemia.

Use as redes sociais para vender seminovos

Antes de tudo, entenda que na hora da criação de conteúdo para as redes sociais não vale dizer que qualquer publicação é melhor que nada. Com um número enorme de publicações que vemos todos os dias nas redes sociais, é preciso se dedicar para ser notado pelo seu cliente. 

Então, para produzir conteúdos relevantes, crie posts focados no seu público-alvo. Cuidado também com o visual. Utilize esse espaço como uma extensão do seu negócio. Ou seja, cores, qualidade das imagens e discurso devem estar alinhados com o seu posicionamento fora das redes sociais.

vender seminovos: redes sociais

Trabalhe o relacionamento com seu cliente

Suas redes sociais também podem te ajudar a criar uma relação mais próxima com seu público. Seja notado e lembrado pelo seu cliente no momento em que ele estiver pronto para comprar. 

Promova um diálogo com o seu público e, sobretudo, faça testes. Dessa forma, você entenderá quais formatos funcionam para você. Além disso, outra alternativa é utilizar os recursos próprios de cada rede social. O Instagram story, por exemplo, oferece recursos para perguntas, enquetes e quizzes. Use eles para incentivar o seu cliente a interagir com você.

Dedique uma verba para anunciar seus seminovos

Uma opção aos caros anúncios na televisão são os anúncios online. Para colocar as suas campanhas no ar você pode utilizar o Facebook Ads. Uma das vantagens desses tipo de anúncios, por exemplo, é a possibilidade de segmentar o seu público em poucos cliques. Além disso, os resultados do seu anúncio online podem ser medidos de uma maneira simples.

Com isso, ao analisar os seus resultados, você poderá avaliar se está no caminho certo. E a partir disso, pausar ou realizar qualquer mudança.

Conclusão

Com isso, vimos que mesmo com a crise ocasionada pela pandemia, é possível continuar gerando vendas e fechando negócios. As chamadas Concessionárias 2.0, ou seja, que investiram em marketing digital largaram na frente.

Se você quer saber mais sobre como conectar compradores e vendedores de veículos por meio da internet, não pode ficar de fora da nossa comunidade Concessionária do Futuro. Lá disponibilizamos conteúdos sobre marketing automotivo, novidades do segmento, além de boas práticas para vender seminovos e novos na crise. Para participar, basta clicar no banner abaixo.

Sobre o Autor

Tiago Fernandes
Tiago Fernandes

Administrador, sócio-fundador e CEO da AutoForce.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.