Se você trabalha ou já se envolveu de alguma forma com marketing digital, suponho que já tenha ouvido falar em Inbound Marketing. Ou, talvez, em outra palavrinha especial: Marketing de Conteúdo.

Ambas definem estratégias complementares ao marketing digital. Elas são extremamente eficientes quando o assunto é branding, otimização de investimentos em mídia paga e geração de leads.

As duas estratégias também são as que mais se aproximam do perfil do novo consumidor de automóveis, que não se contenta mais com a publicidade massificada.

Se você quer fugir do óbvio e aumentar ainda mais os resultados das vendas de veículos on-line, está na hora de aprender como aproveitar ao máximo o Inbound Marketing para concessionárias.

Mas o que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing, ou marketing de atração, é um conjunto de estratégias que visam utilizar o conteúdo para atrair e relacionar marca e potencial cliente.

Através do Inbound, a marca consegue educar o seu consumidor, estabelecer-se como autoridade e posicionar-se como solução para as dores do cliente.

Ao agir dessa forma, sua concessionária pode influenciar a decisão de compra desse novo consumidor.

Para ficar mais fácil de entender, vou te dar um exemplo prático. Criamos o Blog da AutoForce porque percebemos que o mercado automotivo não tinha uma fonte de aprendizado especializada sobre marketing digital e estratégias on-line. E, sem esse conhecimento, jamais poderia entender e se interessar pelos serviços da nossa plataforma de marketing digital automotivo.

Ajudando o mercado com o conteúdo, conseguimos aumentar o nosso alcance orgânico e fechar inúmeros negócios… isso nos ajuda a gerar ainda mais conteúdo de qualidade. Essa é a magia do Inbound Marketing!

público site responsivo para concessionarias

Qual a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo?

Antes de nós mergulharmos no Inbound Marketing para concessionárias, é preciso esclarecer uma coisa: Inbound e Marketing de Conteúdo não são a mesma coisa.

O Inbound é um conjunto de estratégias de marketing e relacionamento para fazer o cliente procurar a empresa, não o contrário.

O Inbound é como uma guarda-chuva para diversas outras estratégias, como o Marketing de Conteúdo e a Automação de Marketing.

O Marketing de Conteúdo é o combustível do Inbound Marketing para concessionárias. É através da produção de conteúdo autoral e de qualidade, que resolve o problema das personas dos compradores de carros brasileiros, que a concessionária consegue atrair, converter leads e vender.

Para fazer marketing de conteúdo é preciso disponibilizar informação em formatos que sua persona gosta de consumir: textos curtos para blogs, vídeos de resenhas no youtube, posts em social media…

Já a Automação de Marketing está relacionada ao processo de nutrição por e-mail dos leads automotivos com mais conteúdo. Estes materiais são direcionados de acordo com a etapa da jornada de compra de veículos que o lead está, estimulando sua evolução. 

seo site responsivo para concessionaria

O que uma estratégia de Inbound Marketing para concessionárias pode resolver?

Mas qual a vantagem de tudo isso para a sua concessionária? Como eu disse no início, o Inbound Marketing é uma estratégia complementar ao marketing digital automotivo e pode melhorar e muito os resultados da sua concessionária na internet. Veja alguns benefícios:

Criar autoridade

Ao oferecer conteúdo segmentado e de qualidade para o consumidor, sua concessionária passa a ser vista como autoridade no assunto.

Exemplo: você quer aumentar o número de mulheres na oficina mecânica (estudos mostram que elas cuidam mais do carro que os homens).

O time marketing da concessionária pode criar uma série de vídeos para o canal do YouTube trazendo algumas dicas de manutenção do veículo para mulheres. Quem você acha que a consumidora vai procurar quando decidir agendar a próxima revisão?

Aumentar a geração de tráfego

O Google também costuma rankear melhor sites que produzem conteúdo de qualidade. Mais visado, o conteúdo atrai mais tráfego que pode ser redirecionado para o seu showroom virtual.

Aumentar a geração de leads

Você também pode utilizar a produção de conteúdos especiais para gerar leads. Um ebook sobre os “Tipos de carros indicados para famílias” estimula a conversão de leads que estão no início da jornada de compra.

Redução dos custos 

O marketing off-line não morreu, mas encolheu. Com o Inbound Marketing para concessionárias você consegue reduzir os custos em mídias que custam caro, como televisão e outdoor. Além disso, consegue analisar melhor os resultados.

Redução dos custos por cliente

Por ser mais segmentado e mensurável, o Inbound Marketing consegue ser até 62% mais barato que o marketing tradicional

velocidade site responsivo para concessionarias

Quais as etapas do Inbound Marketing automotivo?

Bom, mas o que faz o Inbound Marketing para concessionárias ser tão efetivo?

Simples: ele respeita o momento de compra do cliente. O foco aqui não é mais a sua empresa, mas o problema do consumidor.

Isso quer dizer que você precisa definir suas ações de Inbound Marketing seguindo quatro etapas:

1. Atrair

Nada de procurar o consumidor: ele vem até você. Para que isso ocorra, você precisa oferecer conteúdos de qualidade, adequado a cada momento da jornada de compra.

Uma empresa americana* desvendou o que o comprador de carros faz nessa etapa.

  • 73% dos compradores de carros visitam o site do fabricante.
  • 50% a 60% visitam resenhas de entusiastas de carros.
  • 44% por cento visitam mídias sociais.

Isso mostra que os consumidores estão na fase de pesquisa. Eles estão reunindo informações básicas sobre marcas e modelos disponíveis no mercado. Por isso, conteúdos eficientes para atração são posts em mídias sociais, posts no blog da concessionária ou resenhas de veículos em vídeo.

2. Converter

Não adianta atrair o usuário e deixá-lo ir embora sem pegar suas informações de contato. Quando o consumidor se transforma em lead, isso é um sinal do seu nível interesse e de que ele está avançando na jornada de compra. Não à toa:

  • 40% a 60% visitam sites com avaliações de terceiros ou fóruns.
  • 55% passam a utilizar o celular para visitar sites de, em média, duas marcas.

3. Relacionar

Com o lead na base, é hora de oferecer conteúdo mais personalizado para ele, considerando suas intenções de compra, pesquisas e conteúdos que já consumiu.

Entram aqui as automações de marketing, nutrição de leads, e-mail marketing e anúncios direcionados, como remarketing. Isso porque:

  • 40% a 60% dos consumidores já definiu marca ou modelo.
  • 50% visita sites de concessionárias.

No Inbound Marketing para concessionárias, a criação de ofertas de conteúdo, como webinars, eBooks, checklists ou mesmo “agende um test drive” costumam ser boas formas de captar o lead que está no fim da jornada.

4. Vender

Essas novas etapas também exigem uma nova forma de vender. Uma delas é o encantamento de leads.

O encantador de leads, a partir do histórico de relacionamento do lead e da conversão deste em ofertas de fim de funil (como “simule um financiamento” ou “avalie seu seminovo on-line!” entrará em contato para agendar um test drive na concessionária. Ele prospecta e trata o lead, deixando-o pronto para o time de vendas.

Para saber mais sobre o que é Encantamento de Leads, clique aqui.

O que eu preciso para começar?

Apesar de ser uma estratégia excelente para complementar o marketing digital automotivo, o Inbound Marketing para concessionárias exige estudo e organização do dealer.

É preciso definir qual a sua persona, mapear sua a jornada de compra e em quais canais ela consome conteúdo. Uma forma de reunir esses dados é fazendo uma pesquisa com a base de clientes.

Além disso, você também vai precisar escolher algumas ferramentas importantes, que auxiliem a desenvolver a estratégia de e-mails, por exemplo. Aqui na AutoForce, trabalhamos integrados com o Mail2Easy e a RD Station.

Separei outros conteúdos você entender melhor a criação de uma estratégia de marketing digital automotivo:

Quer saber quais estratégias de marketing digital podem ajudar sua concessionária? Baixe agora nosso eBook sobre marketing digital automotivo para iniciantes:

*Os dados citados são da empresa americana Luth Research.

Sobre o Autor

Arthur George
Arthur George

Content Strategist na AutoForce.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.