4 motivos para ter um time de marketing digital na concessionária

Tempo de leitura: 6 minutos

[Total: 0    Média: 0/5]

Ter um time de marketing digital é um passo fundamental para concessionárias que querem levar as vendas online para o próximo nível. Os profissionais desse time são como o cérebro da sua concessionária: são eles que vão alinhar as metas comerciais do negócio a uma estratégia digital.

O time de marketing digital é o responsável por gerar demanda qualificada para os times do Contact Center e de Vendas da concessionária. Através de campanhas online, o time de marketing digital entrega leads com alto interesse e perfil adequado para a compra.

Não preciso dizer que isso é essencial na internet, onde a geração de oportunidades de venda depende do tratamento e de análise contínuas. Esse processo, se bem bem feito, ajuda a otimizar os investimentos.

Ou seja, sem um time de marketing sua concessionária pode até vender online, mas dificilmente tornará essas vendas parte de um crescimento escalável.

Se você ainda não está convencido sobre a importância de um time de marketing para concessionárias, vou te fazer 4 perguntas simples:

  • Você tem dificuldade em analisar os resultados dos investimentos online?
  • Seu showroom virtual e landing pages quase nunca estão atualizados?
  • Seu time de vendas reclama que recebe leads desqualificados?
  • Você tem dificuldade para entender o que métricas de campanhas digitais realmente significam para o seu negócio?

Se a resposta foi “sim” a uma ou mais dessas perguntas, esses são os 4 motivos para estruturar agora um time de marketing digital para a sua concessionária.

Mas por onde começar? Vamos entender primeiro como esses profissionais podem ajudar o seu negócio.

time de marketing digital da concessionaria

Quais funções um time de marketing digital desempenha na concessionária?

O time de marketing digital é responsável por todas as ações que envolvem conteúdo, mídia e análise de resultados. Pense que a principal função desse time é ser um motor para geração de oportunidades de venda.

Por isso, entre as suas funções está a atualização do showroom virtual, landing pages e portal automotivo da concessionária. Isso significa atualizar as informações de ofertas, disponibilidade e descrição dos veículos.

Também está sob sua responsabilidade a geração de leads, seja através de investimentos em mídia online, campanhas de e-mail ou ofertas de conteúdo. Isso envolve, também, o acompanhamento e análise dos resultados.

Todas essas ações são necessárias para a geração de leads qualificados. Estes serão tratados e enviados para o Gerente de CRM, responsável pelo Contact Center e Vendas.

DICA IMPORTANTE! Os times de marketing, contact center e vendas são interdependentes. Ou seja, atuam em conjunto, mas devem ser formadas por profissionais diferentes. Não acumule as funções do marketing com outros cargos da concessionária, sob o risco de prejudicar as ações realizadas.

Powered by Rock Convert

Quais profissionais devem compor o time de marketing digital?

Você deve concordar que, quanto maior o número de atribuições de um time, maior também deve ser a quantidade de profissionais.

Para concessionárias que estão começando a investir nesse ambiente digital e na estratégia de Encantamento de Leads, recomendamos que o time seja composto por três profissionais:

  • Gerente de Marketing:  é responsável pela estratégia de geração de leads qualificados. Também gerencia verbas de investimentos em mídia, tem contato com a montadora e com a agência de tráfego.
  • Analista de Marketing: gerencia os conteúdos dos sites e landing pages, elabora estratégias de divulgação de ofertas e relatórios com os principais resultados.
  • Social media: gerencia as redes sociais, relaciona-se com o público por elas e produz peças gráficas para as principais ações de marketing.

DICA IMPORTANTE! Concessionárias menores podem começar com o gerente e o analista de marketing, desde que a quantidade de atribuições (por exemplo, número de marcas) não sufoque a atuação dos profissionais.

Como montar o time de marketing digital da concessionária?

Você já entendeu as funções do time, mas como encontrar o profissional adequado para cada uma delas?

A nossa principal recomendação é a de que você escolha profissionais que detém certa expertise no assunto. O marketing digital é uma área nova e muito prática, o que exige constante atualização do time.

O mais confiável é procurar profissionais formados em áreas afins, como Marketing, Publicidade ou Administração. Outra possibilidade é escolher candidatos que possuam cursos de curta duração ou trabalhos realizados na área. Isso mostra que o profissional já possui algum tipo de conhecimento para utilizar as ferramentas atuais.

Você também pode buscar profissionais que já tenham alguma experiência com o setor automotivo, mesmo que na área de vendas. Isso diminui o período de adequação à rotina da concessionárias.

DICA IMPORTANTE! Antes de iniciar o processo de recrutamento, defina o perfil de candidato que você procura. Não adianta ser o profissional mais qualificado se ele não se adequa à cultura da empresa.

recrutamento time de marketing digital para concessionarias

Como recrutar os melhores profissionais?

Um dos maiores equívocos, nesse momento final, é não criar um processo seletivo específico para o marketing.

Como falamos no início, o marketing digital é uma atividade muito prática. Ou seja, os conhecimentos do profissional precisam ser sempre avaliados, mesmo no processo de recrutamento.

Não esqueça de analisar as produções anteriores pelo Linkedin e pelo portfólio do candidato. O ideal é que, além de analisar a reputação do profissional, você faça uma entrevista presencial com o candidato.

Assim, com ajuda com time de RH da concessionária, você pode conhecer melhor o perfil e o comportamento do profissional.

DICA IMPORTANTE: O Linkedin é uma rede valiosa para encontrar os melhores profissionais. Há diversos grupos gratuitos para compartilhamento de vagas, como este aqui, especializado na segmento automotivo. Use e abuse dessa ferramenta! 

Conclusões

É comum que concessionárias pequenas ou que estão começando na internet não vejam muita importância no trabalho do time de marketing. Mas, como mostramos neste post, as funções (e resultados) que esse time entrega são importantes para a concessionária.

Ter profissionais qualificados e independentes nessa área também significa que a concessionária leva a sério as vendas online. Que há uma estratégia e análise por trás de cada ação digital, algo que dificilmente é feito com qualidade quando um profissional acumula funções, como a de Gestor de Marketing e CRM, por exemplo.

E a sua concessionária, já possui um time de marketing digital? Se sim, compartilhe com ele o Kit Definitivo de Marketing Digital Automotivo, com materiais essenciais para impulsionar a estratégia. Clique abaixo para fazer download gratuito:

Powered by Rock Convert