Como manter a equipe engajada e produtiva no home office

Tempo de leitura: 5 minutos

[Total: 0   Average: 0/5]

Se você ocupa um cargo de gestão, sabe que manter a sua equipe engajada é desafiador. Especialmente em momentos de crise e com os times trabalhando de maneira remota.

Afinal, se a crise já traz muitos problemas para os negócios, a queda de desempenho no trabalho colabora ainda mais para que esses momentos sejam temidos pela sua equipe. A insegurança e a incerteza vão pouco a pouco diminuindo a produtividade do seu time e gerando uma verdadeira bola de neve.

Por isso, qualquer que tenha sido a causa de uma crise em sua empresa, saber preservar o espírito de time e motivação é essencial para manter a sua equipe de vendas engajada e pronta para atravessar com sucesso o momento. 

Entenda, a seguir, como manter equipes de vendas engajadas e produtivas no home office.

Reconheça os bons resultados do seu time

No trabalho de vendas, é importante reconhecer os resultados de cada vendedor. Além disso, como gestor você deve buscar manter o diálogo constante com sua equipe. Para o reconhecimento em público, é importante estabelecer os critérios para a entrega de prêmios. Mas fique atento, pois todos na equipe irão almejar prêmios, mais ainda se isso for acompanhado de recompensa financeira.

Então, é essencial aliar isso a um orçamento, e garantir que a recompensa não prejudique a convivência na empresa. Evite estimular uma competição movida pela vaidade para não atrapalhar o trabalho em equipe.

Além disso, outra dica é oferecer estímulos em relação às funções, como capacitações por meio de livros, cursos e eventos. Hoje estão disponíveis diversos cursos online, muitos até mesmo gratuitos. Um bom exemplo são os cursos da AutoForce Academy, que oferece o curso de Marketing Digital e vendas para o Setor Automotivo.

Mantenha o time atualizado

Manter sua equipe de vendas trabalhando com métodos arcaicos pode deixá-la desmotivada. Por isso, cursos e treinamentos de atualização são fundamentais para o engajamento de uma equipe de vendas. Sem estar de acordo com as mudanças da revolução digital, por exemplo, sua equipe não terá a bagagem necessária para alcançar os melhores resultados.

Entre as atualizações necessárias estão o entendimento de conceitos de marketing digital automotivo, como campanhas online e estratégias de funil de vendas. Do mesmo modo, incentive seu time a alinhado com as inovações constantes nas mídias digitais.

Um método eficiente sobre como motivar uma equipe de vendas é o Encantamento de Leads. Essa metodologia envolve a prospecção, tratativa, perseguição e relacionamento com os leads que chegam à concessionária. Para entender mais sobre como ela poderá te ajudar é só clicar aqui.

Incentive a cultura de feedbacks para manter a equipe engajada

Outra forma de manter o grupo engajado é através de feedbacks. Se realizado de forma sincera, ele contribui tanto para o crescimento pessoal, como para o profissional. Sendo assim, são fundamentais para manter a equipe de vendas engajada e para o sucesso da empresa.

Um exemplo de feedback que você pode aplicar na loja é o modelo inspirado em um sanduíche. Para começar, você deve realizar um comentário positivo sobre a pessoa. Dessa forma você quebrará o gelo e irá deixá-la mais à vontade para o restante da conversa. Feito isso, apresente os pontos que precisam ser melhorados. E, para finalizar, volte a realçar os pontos positivos do profissional. Assim você encerra o momento de forma leve e a pessoa que recebeu o feeback saberá os pontos que precisam de atenção.

O feedback entre profissionais com a mesma função também deve ser incentivado. Isso porque é um momento onde eles podem compartilhar impressões sobre condições e ambiente de trabalho.

Crie um espírito de time

Um período de crise, especialmente como o que estamos vivendo, pode destruir o espírito de equipe. Por isso, trabalhe em estratégias para promover a união do seu time.

Uma alternativa é criar missões coletivas envolvendo habilidades de todos os integrantes. Dessa forma, você dará aos vendedores a oportunidade de unir forças para alcançar metas. Também é importante promover reuniões regulares com toda a equipe de vendas de concessionárias. E que nessas reuniões, o líder possa dar feedbacks e atualizar o andamento das metas. 

Com a equipe trabalhando de forma remota, reunir o time pode parecer desafiador. No entanto, existem diversas ferramentas que podem utilizadas facilmente. Muita delas, inclusive, sua equipe provavelmente já deve conhecer. Muitas empresas utilizam o Google Meet e Zoom para promover reuniões online.

Importante: a empresa deve deixar claro que, independentemente dos resultados individuais, o time inteiro é responsável pelos sucessos ou fracassos das vendas.

O segredo para manter a equipe engajada

É essencial saber como fazer uma boa gestão de equipe. O engajamento e a motivação são peças fundamentais para não deixar os resultados da sua empresa cair. Seu time precisa estar em sintonia, trabalhando como equipe e entendendo que são parte fundamental da concessionária. E que até mesmo ganharão diretamente com o sucesso de vendas da empresa.

Por isso, manter o diálogo e recompensar muito bem esse profissionais é essencial. Porém, nada disso irá funcionar se os o funcionário da sua equipe não estiver alinhado com os objetivos da empresa. Portanto, se você quer saber como montar um time de alta performance para sua concessionária, baixe o eBook gratuito sobre os profissionais do futuro do setor automotivo. É só clicar no banner abaixo: