Qualquer negócio ou profissional que decidiu trabalhar com estratégias de marketing digital já escutou a frase “você precisa produzir conteúdo de qualidade”. Essa ferramenta é um dos pilares do inbound marketing e continua sendo um grande diferencial, principalmente em mercados tradicionais como o automotivo. Por isso, vamos falar sobre marketing de conteúdo para concessionárias.

Vivemos na era da informação, seus propects e clientes estão a um clique de distância da sua empresa, dessa forma, não ter uma marca bem posicionada na internet é um enorme problema. As pessoas, antes de realizar uma compra, buscam por avaliações, fazem comparativos, pesquisam qual a melhor opção para elas, entre outras ações.

Segundo o relatório do segundo trimestre de 2021 da Global Web Index, o Brasil é o país que mais pesquisa uma marca online antes de comprar, o número representa 74,6% da população brasileira conectada. Ou seja, boa parte de suas vendas dependem da sua presença digital.

O marketing de conteúdo é um dos principais responsáveis para garantir esse bom desempenho no online. Mas, é necessário entender o que é e como aplicar isso para o seu negócio. Continue a leitura para tirar todas as suas dúvidas.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia de produção de materiais relevantes — em diversos formatos — que possui o objetivo de atrair seu público-alvo de forma espontânea. A ideia consiste em criar conteúdos interessantes para envolver o público, em vez de investir apenas em anúncios diretos.

Uma revenda ou concessionária pode se conectar com eventuais clientes a partir da produção de textos e vídeos em diferentes canais. Ao ajudar o consumidor, você posiciona o seu negócio como referência dentro do mercado e constrói uma relação de confiança que pode resultar em vendas. Em resumo, os conteúdos vão impactar as pessoas do inicio da jornada (descoberta) até o momento em que elas decidirem comprar da sua empresa.

Por isso, os negócios que trabalham apenas com anúncios de produtos e promoções não atingem o potencial da estratégia.

Marketing de conteúdo não é sobre o que seu negócio faz, mas sobre o que seus clientes precisam.

Por que aplicar marketing de conteúdo para concessionárias?

O principal motivo para usar a estratégia de marketing de conteúdo para concessionárias é a mudança no comportamento do consumidor. O Brasil é o país que mais pesquisa uma marca online antes de comprar como mostramos no inicio do artigo.

É só imaginar você no papel de cliente, quantas vezes você pesquisou antes de comprar um produto ou contratar um serviço? Ou então procurou o site e a rede social da marca para ganhar confiança?

Segundo o relatório de julho da Opinion Box 2021, 77% dos brasileiros procuram a reputação das marcas antes de comprar. Essa pesquisa geralmente acontece nas redes sociais e sites de avaliações.

Além disso, é comum ouvir de clientes da AutoForce que as pessoas chegam com mais informações sobre o veículo que o próprio vendedor/ consultor de vendas.

Ou seja, os clientes consomem vários conteúdos antes de fechar negócio, ainda mais em compras de alto valor agregado como as de veículos, então por que não utilizar as estratégias de marketing de conteúdo para impactá-las? Abaixo você vai encontrar um material completo para te ajudar.

Atingir etapas de pesquisa e consideração

Qualquer negócio que queira aumentar o desempenho das estratégias online sabe que é necessário atingir os consumidores em cada etapa do funil de vendas. Por isso, esteja exatamente onde os seus clientes estão.

Se os consumidores realizam pesquisas para entender mais sobre um veículo ou qual a melhor carroceria para seu estilo de vida, você precisa ter conteúdos que impactem essas pessoas. Esse é o momento de primeiro contato entre o usuário e a marca e aqui que será construído o caminho para os próximos passos.

Por exemplo, o seu conteúdo despertou o interesse da pessoa em saber mais sobre modelos SUV e qual o melhor avaliado, “por acaso” ele encontra outro material seu falando sobre um SUV que é vendido no seu negócio. Nesse momento ele considera entrar em contato com sua concessionária para obter mais informações e, assim, se transforma em um lead.

Estratégias semelhantes são usadas em sites como a Webmotors e OLX, eles produzem materiais e informações com o objetivo de atrair mais consumidores e prepará-los para uma futura aquisição. Veja os exemplos:

Exemplo de notícias no site da Webmotors
Exemplo de notícias na OLX

SEO e sua importância

Dentro das estratégias de marketing de conteúdo temos o SEO, que significa otimização para motores de busca. Em resumo, são boas práticas que aumentam a chance de um conteúdo ser considerado relevante pelas ferramentas de pesquisa como o Google.

O SEO é fundamental para ter uma presença digital forte, pois milhares de pessoas pesquisam todos os dias e garantir que seu negócio seja encontrado é essencial.

Mas, para ter um bom desempenho nessa estratégia é preciso ficar atento aos detalhes, do uso de palavras-chave corretas até a criação do showroom digital que ofereça uma experiência positiva ao visitante. Quanto melhor for o SEO, maiores são as chances do seu material ter uma posição de destaque nos buscadores.

Formatos de conteúdos e canais de distribuição

marketing de conteúdo

Ao iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo surgem dúvidas sobre em quais formatos produzir e quais são os principais canais. A boa notícia é que existem diversas possibilidades que seu negócio pode utilizar.

Texto, imagem e vídeo são os formatos mais comuns, mas é importante entender quais trazem mais resultados para sua audiência e o momento certo de usá-los. Por exemplo, em um fechamento de venda pelo WhatsApp o áudio pode ser um forte aliado para passar informações e tornar a comunicação mais pessoal.

Um dado importante de uma pesquisa feita pela Consultoria7 mostra que 80% dos brasileiros que querem comprar um veículo assistem a vídeos de análise sobre os automóveis. Dessa forma, investir na produção de conteúdo audiovisual pode ser interessante para potencializar o engajamento e resultados do seu negócio.

Mas, além do formato, é preciso saber em quais canais promover o conteúdo. Mais abaixo você vai encontrar os principais:

Redes sociais

As redes sociais são um dos meios mais relevantes para divulgar conteúdos da sua marca. No entanto, várias lojas de veículos não utilizam o potencial desses canais.

É comum encontrar perfis que não possuem constância de postagens, fazem somente anúncios e publicações de banners, não responde aos usuários e não cria relacionamento. No blog temos um material que mostra 11 ideias de conteúdos para canais como o Instagram.

Aproveitar todas as possibilidades que as redes sociais entregam é essencial para aumentar o alcance da marca e construir uma relação mais próxima com os clientes em potencial. Segundo o DataReportal de 2021, 61,6% dos brasileiros usam esses canais para buscar informações sobre marcas.

Além disso, mais de 70% dos consumidores concordam que as plataformas de mídia social os inspiram a fazer compras, segundo a WARC e Publicis Groupe. Mas, o fato que gera mais interesse são os números abaixo nesse mesmo relatório:

  • 77% disseram que esses canais ajudaram a descobrir produtos e marcas que nunca tinham pensado antes;
  • 71% falaram que foram inspirados a comprar um produto mesmo quando não estavam procurando;
  • 77% procuraram mais sobre uma marca ou produto;
  • 70% foram ajudados a decidir o que comprar.

Isso significa que os conteúdos possuem grande relevância nesses canais e servem como motivadores para a compra. Por isso, seu negócio deve ser presente e criar bons materiais que conectem com sua audiência.

Blog

O blog é outra forma de promover conteúdos relevantes e posicionar sua marca na internet. E diferente das redes sociais, no blog você possuí um domínio próprio e tem liberdade para controlar as ações.

Além disso, ele serve muito bem como porta de entrada de futuros clientes, é a mesma estratégia que mostramos da OLX e Webmotors. Sendo assim, estruturar um blog com bons conteúdos e uma boa otimização em SEO fará total diferença na sua estratégia.

Mas, é importante ter a mentalidade de longo prazo, pois construir um blog de referência que conquiste boas posições em mecanismos de busca exige tempo, analises e otimizações.

E-mail

O e-mail é um excelente canal para para espalhar os conteúdos e aprofundar o relacionamento com a base de contatos. Seu negócio, por exemplo, pode enviar um newsletter mensal com os principais materiais produzidos no blog ou criar conteúdos mais rápidos falando sobre um modelo de veículo específico.

Outro ponto forte do e-mail marketing são as possibilidades de segmentações de público. Separe os contatos por áreas de interesse e entregue materiais mais direcionados, dessa forma, sua estratégia terá mais resultados.

Em resumo, o e-mail é um canal mais ágil com uma forma de interação mais direta. O cliente pode se interessar por tópicos ou conteúdos específicos e responder a sua mensagem de imediato. Além disso, é um excelente meio para divulgar promoções e ofertas da sua concessionária.

eBook

Os eBook são materiais mais ricos em conteúdo que servem para aprofundar um tema e aumentar a autoridade da marca, passando confiabilidade para o público. No entanto, produzir esse material de forma rasa ou só por fazer não vai gerar resultados.

Criar um eBook exige muita pesquisa e conhecimento sobre o tema, mas é uma boa forma de captar mais contatos para sua lista e trabalhar com a reciprocidade dos clientes em potencial. Por exemplo, você pode produzir um conteúdo completo com tudo o que um cliente deve analisar antes de comprar um carro.

Portanto, construir eBooks é uma grande tática de marketing de conteúdo para atrair mais pessoas e até mesmo fidelizar clientes da marca.

Podcast

Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming, que conta com a vantagem de ser escutado sob demanda, quando o usuário desejar. 

É outro canal que ganhou muito destaque nos últimos anos. As pessoas gostam de ouvir enquanto vão para o trabalho, enquanto realiza tarefas em casa, para entender mais sobre um assunto, para se informar sobre atualidades, ou seja, é um excelente formato para construir uma audiência fiel.

E por que não utilizar esse canal para criar conteúdos relevantes para seu público? Você pode falar sobre temas gerais do mercado automotivo, construir um relacionamento mais transparente com as pessoas, educar os clientes sobre como cuidar do veículo ou o que prestar atenção na troca. Enfim, são inúmeras possibilidade de usar a criatividade e esse canal a seu favor.

Veja aqui as características dos canais e 3 dicas rápidas para aplicar marketing de conteúdo.

Como começar a usar marketing de conteúdo

Como começar marketing de conteúdo

Começar a usar estratégias de marketing de conteúdo na sua loja de veículos não precisa ser nenhum “bixo de 7 cabeças”. Mas, após conhecer os formatos e canais, é preciso entender os passos abaixo:

Conheça o seu público

Nenhuma estratégia de marketing vai ser eficiente sem uma definição do público que você quer atingir e sem entender o que eles estão procurando. Dessa forma, é necessário montar o perfil dessas pessoas.

Você pode iniciar esse processo com os próprios dados do seu negócio, entenda quais os principais questionamentos dos clientes, quais suas dores e desejos, realize pesquisas com sua base de contatos, entre outras coisas. Com essas informações em mãos já é possível criar diversos conteúdos que conectem com sua audiência.

Foco na constância

A qualidade é um fator fundamental para seus resultados com o marketing de conteúdo, mas sem constância não vai funcionar. Então, por mais que pareça polêmico em um primeiro momento, é melhor focar na frequência para criar o hábito e, posteriormente, trazer a qualidade.

Mas, é claro, que se você já tiver os recursos necessários para trabalhar com esses dois aspectos, não tem motivos para focar só em um.

Acompanhe as métricas

Qualquer estratégia que não tenha como mensurar corre um enorme risco de fracasso, de tempo e recurso. A boa notícia é que o marketing digital permite o fácil acesso a inúmeros dados, por isso, a performance dos conteúdos poderá ser medida.

A ideia é entender quais formatos e assuntos mais engajam com seu público para conseguir definir objetivos e pontos de melhoria.

Faça benchmarking

Outra forma de entender a eficiência de sua estratégia de marketing de conteúdo é realizando benchmarking com o mercado. Busque por seus concorrentes e faça análises dos materiais para compreender no que você pode melhorar e em quais pontos está bem.

Além disso, é importante procurar referências fora do seu mercado para ter mais ideias de formatos e conteúdos, assim você aguça a criatividade e traz materiais inovadores para o setor.

Benefícios da produção de conteúdo

Existem diversos benefícios na produção de conteúdo e alguns já foram comentados aqui, mas para entender o valor da estratégia, basta olhar o movimento de grandes empresas na internet.

São inúmeros exemplos e cases de sucesso, mas quais são as vantagens de quem produz em comparação a quem não produz conteúdo?

  • Maior visibilidade na internet
  • Aumento da interação com a marca
  • Nutrir base de contatos
  • Reduzir o custo de aquisição de clientes
  • Ganhar confiança do público
  • Melhorar a experiência de pós-venda
  • Aumentar a autoridade

Exemplo da Michelin

A Michelin foi fundada na França no ano de 1889 para vender pneus de borracha para bicicletas, mas desde a sua fundação era uma empresa bastante inovadora. Então, no início do século XX, 12 anos após a sua criação, o negócio fez um movimento ousado e passou a fabricar pneus para automóveis.

Mas, existia um grande problema, na época havia pouco mais de 3 mil carros circulando no país. Foi então que eles criaram o Guia Michelin, com dicas de hotéis, restaurantes e pontos turísticos espalhados pela Europa.

Qual era o objetivo com o conteúdo?

Criar demanda incentivando os motoristas a usarem seus carros e, consequentemente, gastarem seus pneus, visitando lugares indicados nos guias. Ou seja, a Michelin usou há mais de 100 anos uma estratégia de marketing de conteúdo para atrair clientes.

Dessa forma, a empresa gerou valor aos usuários, educou os consumidores e estabeleceu-se como autoridade no assunto. Como resultado, o Guia Michelin é uma referência utilizada até hoje criado por uma empresa que vende pneus para veículos.

Guia Michelin de 1990
Guia Michelin de 1900

Empresas de educação

O que foi revolucionária para a época da Michelin, hoje é uma necessidade para os negócios. Como grande parte das empresas estão na internet disputando atenção com outras marcas e até influencers, é fundamental criar conteúdos que gerem valor e conectem com a audiência.

A Magalu, por exemplo, adquiriu em 2020 o site de conteúdo sobre tecnologia CanalTech e a ComSchool, escola com mais de 200 cursos nas áreas de marketing digital, e-commerce, redes sociais e comportamentos na era digital. Além disso, em 2021, anunciou a aquisição do Jovem Nerd. Segundo o vice presidente da Magalu, Eduardo Galanternick, a estratégia é aumentar a audiência e trazer especialistas de conteúdos, disse.

Ou seja, as estratégias de marketing de conteúdo estão cada vez mais presentes no dia a dia dos negócios. Setores tradicionais como o automotivo precisam entender essa ideia e começar a aplicar.

Autenticidade importa

Se a disputa por atenção está maior, é necessário buscar fatores que destaquem seus conteúdos. O mercado é saturado de perfis e marcas que apenas copiam ou informam algo, mas para ter relevância é preciso ir além.

Segundo o relatório da Stackla de 2021, 88% dos consumidores dizem que a autenticidade é importante para decidir quais marcas gostam e apoiam. Ou seja, a criatividade é essencial para buscar inovações e materiais mais autênticos.

Além disso, 59% afirmam que o conteúdo criado por outros consumidores (UCG) é o material mais autêntico. Dessa forma, seu negócio deve se preocupar com as ações com os clientes e incentivar o feedback e avaliações dessas pessoas.

Conclusão

Se você chegou até aqui, então entendeu os passos para iniciar o marketing de conteúdo e sabe os detalhes desse método. Mas, não precisa se preocupar com o número de informações, basta dar um passo de cada vez e se aprimorar ao longo do processo.

Em resumo, trabalhar com bons conteúdos trará mais autoridade para sua marca e uma maior aproximação com seus clientes e potenciais clientes. Sendo assim, não existe desculpa para não usar essa estratégia. Comece hoje!

Sobre o Autor

Arthur George
Arthur George

Content Strategist na AutoForce.

1 Comentário


  1. Ótimas dicas! Sugestão pro Autódromo é ter um módulo de Blog pra trabalharmos o Marketing de Contéudo.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.