A importância dos dados para sua concessionária

Tempo de leitura: 5 minutos

Os dados são um dos maiores ativos de qualquer organização, não é atoa que a frase “dados são o novo petróleo” dita por Clive Humby se popularizou entre os mais diversos executivos do mundo. No setor automotivo não é diferente, pois essas informações apoiam todos os processos e trazem inteligência para tomar decisões, por isso, a importância dos dados para sua concessionária.

Na era digital, o acesso a essas informações é ainda mais simples e presente. No entanto, existe uma série gigantesca de números gerados que é necessário fazer filtros e definir os mais importantes. Ou seja, por mais que os dados tenham grande valor, a maior riqueza está na capacidade de usá-los.

O fato é que, hoje, todo mundo já percebeu o potencial das estratégias baseadas em dados. Mas, desenvolver uma abordagem adequada que faça sentido para a empresa é que causa dúvidas e confusão.

Por isso, além de entender a importância dos dados para sua concessionária, você deve saber como utilizá-los.

Continue lendo para ver as dicas.

Dados internos e externos

importância dos dados para sua concessionária

Em um modelo mais simples de definição podemos dizer que existem os dados internos e os externos. Os internos são as próprias informações e números que o negócio gera, já os externos são pesquisas e dados do mercado em geral. Os dois são de extrema importância para qualquer negócio.

Por exemplo, você decide construir uma campanha com o objetivo de atrair o interesse de clientes mais jovens. Seus dados internos mostram que as redes sociais são o melhor canal para divulgar essa ação e quais veículos despertam mais desejo nesse público. Mas, foi através de uma pesquisa de mercado que você entendeu os principais modelos e cores que essas pessoas compravam.

Ou seja, a partir da união dessas referências é possível criar campanhas e ações mais efetivas. Os resultados gerados serão melhores e o custo diminui, seja de tempo ou investimento. Portanto, é necessário trabalhar com essas duas fontes de informações para obter maior desempenho e formular boas estratégias.

A importância dos dados para um planejamento assertivo

Construir um planejamento que traz clareza para definir metas e objetivos para toda a empresa não é tarefa fácil. É comum encontrar alguns líderes e donos de negócios familiares agem com base no “feeling”. No entanto, sabemos que existe um alto risco de tomar decisões sem informações prévias e análises de mercado.

Por isso, os dados são essenciais na construção de planos assertivos. É a partir deles que criamos inteligência para dizer em quais canais investir, como se comunicar com os principais clientes, onde anunciar, como melhorar o processo de vendas e etc.

Uma das forças do marketing digital em comparação ao tradicional é exatamente a quantidade de informações que podemos ter acesso. Porém, é fundamental desenvolver uma análise eficiente desses números e casar com detalhes do mercado.

Um ótimo exemplo é o Grupo Via Mondo, que é referência no uso de dados e case de sucesso na AutoForce. Eles mapearam todo o funil de vendas do negócio e fizeram um comparativo com o mercado, dessa forma, conseguiram perceber os pontos de melhoria, os principais gargalos e no que estavam bem.

Construir um planejamento com essa visão faz total diferença, pois você entende os principais problemas e sabe o que deve ser priorizado.

Análise de dados

Análise de dados é o processo de avaliação das informações obtidas a partir de determinados processos e ações. O principal objetivo da prática é extrair ideias úteis com base nos números. Com essas referências, é possível tomar decisões mais assertivas e orientadas para resultados.

Então antes de criar qualquer estratégia ou planejamento, é preciso coletar, comparar, medir e avaliar os dados de sua concessionária. Fazer esse estudo vai trazer inúmeros benefícios para o negócio como:

  • Conhecer melhor o público e saber pelo que eles se interessam;
  • Maior segurança na hora de elaborar ações e campanhas;
  • Tomada de decisões mais inteligentes;
  • Maior chance de sucesso e redução dos riscos.

Adote a cultura de dados na concessionária

Além de saber o que é análise de dados, é importante que sua concessionária mantenha em mente o quão transformadora pode ser a gestão pautada nisso.

Adotar a cultura de dados com a prática de coleta e avaliação de informações fazendo parte da rotina, fará do negócio uma fonte em tempo real de insights sobre vendas, marketing, comportamento do consumidor e do mercado.

No entanto, o todo o time precisa estar engajado com essa ideia. Deixe claro quais são os benefícios, estimule a mudança de mindset e promova uma comunicação transparente com seus colaboradores. Dessa forma, os profissionais terão mais confiança nas decisões dos líderes.

Conclusão

Entender a importância dos dados para a concessionária é um passo fundamental para melhorar a gestão do negócio e gerar mais resultados. Os gestores podem identificar mais falhas, otimizar rotinas, garantir que o negócio tenha eficiência nas ações e entender mais sobre os clientes. Ou seja, investir nessa estratégia será crucial para os próximos anos onde o mercado digital será cada vez mais competitivo.

E agora que você já entendeu o valor dos dados e sabe como usá-los, é hora de colocar em prática e educar o time para trabalhar baseado nessas informações.