Case de sucesso Via Mondo: Como gerar mais resultados com o uso de dados

Tempo de leitura: 6 minutos

Gerir um negócio e tomar decisões sem saber exatamente como ou por onde seguir é quase impossível, por isso, os dados são um dos maiores ativos de qualquer organização. Eles auxiliam do planejamento até a execução das tarefas mais operacionais. A Via Mondo é um exemplo neste sentido, pois nos últimos anos vem estruturando uma inteligência de dados a partir dos números extraídos do digital.

Como resultado, o grupo passou a tomar decisões mais conscientes e entendeu os principais gargalos das estratégias online. Assim, ficou mais fácil responder perguntas como: em quais canais investir? onde divulgar? como melhorar o processo de vendas? e etc.

Obter os dados da internet não é complicado e todo negócio que trabalha os canais online podem ter acesso as informações. No entanto, mais importante do que possuir é saber como usá-los em prol da empresa. Continue lendo e veja os insights do case de sucesso Via Mondo.

Grupo Via Mondo

case de sucesso Via Mondo

A Via Mondo está entre os maiores grupos automobilísticos de Minas Gerais e é referência no mercado a mais de 25 anos. A empresa possui concessionárias das marcas Fiat, Jeep, Renault e Nissan com o total de 18 pontos de vendas em 6 cidades mineiras. Além disso, é destaque na venda de veículos novos e seminovos de todas as marcas, o Grupo possui corretora de seguro, financiamento, consórcio, locadora e também atua com serviços de pós-vendas.

Em 2015 começaram os investimentos em marketing digital, porém não existia uma gestão especializada e os resultados não foram expressivos. Mas, serviu como o primeiro passo em direção a transformação digital do negócio. Nos anos seguintes, a concessionária passou a investir cada vez mais nas estratégias online e estruturou uma equipe para atender os clientes que chegavam do digital.

Nesse mesmo período, a Via Mondo teve uma grande virada de jogo ao se tornar parceira da AutoForce. Contrataram o Autódromo, que deu autonomia ao time na gestão dos showrooms digitais, além de serem apresentados a metodologia de encantamento de leads. Adalberto Matheus, líder de CRM na Via Mondo, falou um pouco sobre esse momento:

“Apresentaram a plataforma de sites (Autódromo), mas tinha o algo a mais: a metodologia do encantamento de leads. Nós estávamos com dificuldades de implantar o método de vendas online e quando soubemos que a AutoForce tinha essas duas forças na hora chamamos para conversar e firmar um acordo.”

Adalberto Matheus – Líder de CRM na Via Mondo

O uso de dados

Sabemos que um dos pontos fortes do marketing digital em comparação ao tradicional é a possibilidade de mensuração. Como resultado, temos acesso a várias informações e dados que podem causar confusão em um primeiro momento. Por isso, é necessário mapear e definir os principais indicadores que serão acompanhados.

Em um showroom digital, por exemplo, você tem acesso a diversos dados como taxa de rejeição, número de visitantes, visitantes por canais, sessões, taxa de conversão e etc. Entretanto, apenas alguns devem ter sua atenção a todo momento, os outros, apesar de terem sua importância, servem para entender problemas e soluções pontuais.

Um bom exemplo da Via Mondo é o detalhamento de todo funil de vendas, dessa forma, é simples encontrar o que está dando certo e o que não está. “Através do mapeamento do funil sabemos exatamente onde precisamos melhorar, disse Adalberto Matheus.”

Exemplo do Funil de vendas da Via Mondo Jeep (Set e Out/21)

Além de todo o mapeamento do funil por marcas e geral, a Via Mondo também acompanha informações sobre o tempo de resposta aos leads, número de vendas por canais e elabora planos de ações mensais para atacar os principais pontos de melhoria.

Como a Via Mondo forma vendedores

Do momento em que a Via Mondo ingressou como parceira da AutoForce, ela iniciou o processo de formar um time de vendas especialista no digital. O Grupo estruturou uma central de leads na unidade matriz que recebe todos os contatos gerados online.

O time de vendas é divido entre encantadores de leads, que trabalham na central e são responsáveis pelo primeiro contato e qualificação, e os consultores que possuem o objetivo de fechar negócios. Portanto, para cada marca existe as duas figuras no time comercial.

Na Via Mondo, os encantadores de leads passam em média de 6 a 9 meses até chegar ao estágio de vendedor.

“Os profissionais que estamos colocando nessa central possuem o grande potencial de se tornarem grandes vendedores. Eles fazem o mesmo treinamento que todo vendedor. Passam 30 dias estudando o produto, técnicas de vendas, persuasão e negociação. E quando essa pessoa estiver madura o suficiente, ela assume um cargo de vendedor, que é o melhor cargo hoje dentro de uma concessionária.”

Adalberto Matheus – Líder de CRM

Além disso, ele alertou para um ponto que pode gerar conflito, pois os vendedores podem ficar intimidados com a figura do encantador. Dessa forma, é preciso apresentar o projeto para todos os envolvidos e deixar claro quais os papeis de cada um dentro do negócio.

O showroom digital é o melhor canal

Aumentar o número de canais de aquisição de clientes é uma excelente estratégia para gerar mais leads e, como resultado, crescer as vendas. A Via Mondo, por exemplo, utiliza diversas frentes como os marketplaces, redes sociais, Google Meu Negócio e etc.

No entanto, o canal que traz mais resultados para a concessionária é o showroom digital, seguido pelo site da montadora como mostra o gráfico abaixo:

Resultado por canais da Via Mondo (Jul/21)

“Ter um site bem estruturado, bem ranqueado no Google, com SEO bacana e tendo a possibilidade de personalizar para o varejo que é nosso caso, faz total diferença. Hoje percebemos que os leads que chegam do nosso site são os melhores, são os mais quentes e os mais qualificados.”

Adalberto Matheus – Líder de CRM

Próximos desafios

Apesar dos grandes problemas que o mercado automotivo tem sofrido nos últimos tempos, a Via Mondo possui metas desafiadoras de expansão. No inicio de 2022, o Grupo irá abrir mais uma unidade Jeep em uma sétima cidade de Minas Gerais, além de planos para crescer a central de leads e atender todas as marcas.

A Via Mondo também se planeja para oferecer compras 100% digitais através do ecommerce. “Já para o começo do ano que vem, nós esperamos lançar a plataforma (Ecommerce). Isso porque nós temos um só pensamento que é trazer mais facilidades e comodidade para os clientes” disse Adalberto.

Em resumo, significa dizer que a Via Mondo tem planos para oferecer cada vez mais uma experiência onmichannel para os clientes.

Conclusão

O marketing digital traz várias vantagens em relação ao marketing tradicional quanto falamos sobre dados e indicadores, mas é importante ter conhecimento para utilizá-los da melhor forma. O Grupo Via Mondo é case de sucesso quando falamos desse assunto e, por isso, os resultados gerados são incríveis.

Exemplos como esse servem para você estudar e também aplicar no seu negócio, seja uma concessionária ou revenda. E caso queira conhecer a plataforma de CMS, Autódromo, que ajudou a Via Mondo com esses resultados, é só clicar no botão abaixo.