Canais de aquisição de clientes para concessionárias

Tempo de leitura: 7 minutos

Se você acha que existe apenas uma ou duas maneiras de conseguir clientes para vender veículos, você está enganado. Mas, isso não quer dizer que você não possa melhorar, veja aqui 5 canais de aquisição de clientes para concessionárias.

Antes de mais nada, o mercado mostra, por razões bem tendenciosas, que existem apenas 2 ou 3 maneiras de se obter clientes quando se fala no digital. Mas, na verdade, isso tá longe de funcionar dessa maneira. Além disso, existe uma imensidade de maneiras de conseguir novos clientes, muito diferente do que é mostrado para vender cursos por aí.

Acima de tudo, esses “portais”, onde os potenciais clientes estão localizados, são chamados de canais de aquisição e o tema foi abordado com mais detalhes no livro Tração, do Gabriel Weinberg.

Então, vamos ver um pequeno resumo sobre eles.

Os canais de aquisição

Como disse anteriormente, os canais de aquisição são “portais” onde os seus potenciais clientes estão localizados e muitas vezes abertos para uma abordagem de venda, seja direta ou indireta, através de estratégias de branding e awareness.

Assim, imagine que você precisa vender um veículo e vai a uma praça, nessa praça estão cerca de 1.000 pessoas e dessas, aproximadamente 15 estão querendo comprar um veículo agora. O seu papel é, na praça, utilizar da estratégia correta para encontrar as 15 pessoas e mostrar que você está vendendo o que elas procuram.

No caso da analogia anterior, a praça seria o canal de aquisição, as 1.000 pessoas seriam os usuários (topo de funil) e os 15 potenciais compradores seriam os leads (interessados) que estão prontos para fechar compra.

O interessante é que não só existe uma “praça” a ser explorada no digital. Existem uma imensidade de canais de aquisição que podem funcionar para vários negócios. No livro que citei anteriormente, o Tração, é mostrado que para startups existem cerca de 19 potenciais canais para serem explorados.

Aqui, vou mostrar 5 canais que podem ser utilizados por qualquer concessionária para obtenção de mais clientes.

Testando canais de aquisição

Antes de entrar nos canais de fato, é interessante mostrar maneiras de testá-los. Pois, afinal, você não vai utilizar todos os seus recursos simultaneamente em todos.

Antes de tudo, é interessante mostrar que não existe apenas uma maneira de testar os canais.

Abaixo, vou mostrar um método mais utilizado pelas empresas, mas não precisa se amarrar a ele. Caso tenha outro método e saiba que ele funciona bem, pode utilizar sem problemas.

A primeira fase, de análise e escolha, tem como objetivo selecionar 3 potenciais canais para exploração mínima simultânea por um pequeno períodode tempo. Depois, é feita uma análise desses 3 canais e o melhor com base no retorno do investimento (ROI) vai passar para a próxima fase.

Na próxima etapa, o canal escolhido é utilizado com todos os recursos disponíveis para ele. Essa etapa dura até o canal em questão saturar, ou seja, tudo nele ser extraído até onde é possível. No caso da praça, é quando você encontra as 15 pessoas e ainda passa um tempo tentando convencer outras que está na hora de comprar um veículo.

Depois de saturar o canal escolhido, o processo se repete até que se saturem todos os canais, criados e inventados no período que o processo é feito (que é quase impossível).

Esse modelo se chama Bullseye.

Resumindo:

  1. Veja os canais a disposição
  2. Escolha 2 ou 3
  3. Teste-os com o mínimo de recursos
  4. Escolha o melhor dentre os testados
  5. Utilize-o até saturar o canal
  6. Repita o processo com outros canais

Agora, vamos aos canais.

Canais de aquisição de clientes para concessionárias

A maioria das lojas de veículos pode utilizar todos os canais de aquisição listados abaixo para conseguir mais clientes.

1 – Redes sociais

Canais de aquisição de clientes para concessionárias: Redes sociais

Há quem diga que quem não está utilizando as redes sociais para vender está errando imensamente. Pois, afinal, todo mundo está olhando para lá. E se “todo mundo” está lá, é muito, mas muito, provável que potenciais compradores de veículos também estejam buscando opções.

E, se eles estão buscando opções e sua concessionária não aparece para eles, é uma potencial venda perdida.

Agora imagine isso multiplicado por um número grande, que são os potenciais clientes que estão lá.

É uma perda enorme.

Aqui abaixo, vou deixar uma série de artigos que te orientarão para criar uma estratégia nas redes sociais:

Esses conteúdos te ajudarão a começar a criar sua estratégia e começar a agir.

2 – Search Engine Optimizer (SEO)

Canais de aquisição de clientes para concessionárias: SEO

SEO pode parecer algo complicado, mas quando dedicado um espaço de tempo para entender como funciona, acaba virando algo simples.

Antes de mais nada, SEO são boas práticas de otimizações para sites e páginas para aparecerem nas primeiras posições de busca orgânica. Ou seja, se você faz da forma certa há a grande possibilidade do seu site aparecer em primeiro lugar quando alguém busca um termo ligado a ele no Google, por exemplo.

O Google não é o único buscador existente, mas como é o maior, a maioria dos esforços devem ser para ele.

Por fim, se quiser entender como funciona e as melhores práticas de SEO, basta acessar nosso artigo clicando abaixo.

Por que meu site não aparece no Google? 6 dicas de SEO para concessionárias!

3 – Mídia paga

Os anúncios de mídia paga tem uma utilização vasta por todos os tipos de negócio para aumentar as vendas.

A questão, é que não basta simplesmente criar um anúncio vendendo algo e colocar para um público. É necessário criar uma estratégia com as áreas de Social Media e conteúdo para ter um sucesso a longo prazo.

Então, é necessário um alinhamento, uma estratégia e uma execução muito bem estruturada para ter sucesso com anúncios de mídia paga, seja em redes sociais ou na modalidade de busca paga.

Abaixo, seguem alguns artigos sobre tráfego pago voltado para concessionárias:

4 – Email marketing

Canais de aquisição de clientes para concessionárias: Email

O email marketing não morreu.

Quando você faz uma compra online, qual é o primeiro lugar que você olha para ver a confirmação da compra?

O email, é um dos melhores canais de nutrição existentes. Nele, é possível manter se relacionando com potenciais clientes, explorando ofertas e produtos, se atentando ao momento certo de efetivar a compra.

Na estratégia de Inbound marketing (marketing de atração), o email é essencial e pode fazer uma loja de veículos vender muito mais.

Enfim, se quiser conhecer mais sobre Inbound marketing para concessionárias, é só clicar aqui.

5 – Showroom digital

O showroom digital é um site que tem como objetivo manter a mesma experiência do showroom físico.

Nele, estarão dispostos todos os veículos, serviços e ofertas disponíveis na concessionária.

É importante não confundir o showroom digital com um site normal onde seus veículos estão dispostos, como se fosse um panfleto.

O Showroom Digital é voltado para a conversão, e gera muito mais resultados do que um site qualquer com veículos expostos de todas as formas.

A AutoForce criou uma plataforma especializada na construção deles, o Autódromo. Toda concessionária pode utilizar e nosso time de especialistas estará a disposição para orientar o uso de todos os canais de aquisição citados anteriormente paralelo ao melhor uso do Showroom Digital.

Em suma, se quiser conhecer mais sobre o Autódromo, é só clicar abaixo.