Classificados de veículos ainda podem ajudar sua concessionária?

Tempo de leitura: 9 minutos

Os classificados de veículos na internet combinam a praticidade e o dinamismo que os compradores de carros exigem hoje em dia. Talvez por isso eles tenham ganhado tanta popularidade nos últimos anos, atraindo não só usuários, mas concessionárias e lojas de veículos que aproveitam o canal para ficarem mais próximos dos seus consumidores.

O canal tem tomado o lugar dos anúncios publicados em mídias impressas, como jornais e revistas. Diferentemente desses modelos mais tradicionais, os classificados de veículos on-line permitem que o comprador de carros satisfaça melhor a sua curiosidade, explore, avalie e entre em contato para saber mais detalhes e sondar possibilidades de negócios.

Para as concessionárias, publicar anúncios na internet é uma boa alternativa para apresentar os seminovos e conseguir manter um giro satisfatório do estoque. Mas a melhor parte é que o marketing digital pode auxiliar nesse processo, ajudando na atração e qualificação dos leads vindo dos portais de classificados.

Por isso, hoje vamos entender melhor o papel dos classificados de veículos nos resultados dos revendedores de carros e como tornar os anúncios uma fonte de atração de potenciais clientes.

classificados de veículos online

Quais os benefícios dos classificados de veículos para as vendas?

1. São uma estratégia importante de geração de tráfego

Você já sabe como os hábitos dos consumidores mudaram depois da intensificação do uso da internet e da comodidade trazida pelos computadores e smartphones.

Para o segmento automotivo, os efeitos são os mesmos, mas as vantagens são ainda mais perceptíveis na perspectiva do consumidor. Isso porque a aquisição de um carro ainda é um processo de compra complexo e a pesquisa on-line tem grande influência sobre a decisão de compra.

É aí que entram os anúncios na internet. O comprador tem a chance de ver fotos, fazer comparações, ler detalhadamente sobre cada veículo e seguir em sua jornada de compra. Anúncios de boa qualidade realmente tem ajudado a gerar tráfego e a vender veículos.

Para aproveitar o potencial dessa alternativa, as concessionárias podem investir na publicação das ofertas em portais de classificados e nos anúncios online de suas páginas. Só é preciso entender as diferenças de cada opção.

2. Ajudam a gerar oportunidades de vendas

Primeiramente, saiba que anunciar o estoque de carros nos principais portais de classificados on-line não substitui o investimento no seu showroom virtual.

Como citamos no post Classificados x site para concessionárias, os portais de anúncios tendem a gerar mais leads do que o site da concessionária. No entanto, o resultado efetivo em vendas é mérito do tráfego de visitantes movimentado pelo site da loja.

É verdade que os portais de classificados atraem muitos visitantes e geram mais leads. Mas estaríamos falando de leads qualificados?

Os leads desses portais podem estar em fases diferentes de interesse. Isso demanda das equipes da concessionária mais empenho para fazer uma seleção daqueles que realmente seriam potenciais clientes.

Embora os anúncios publicados em classificados on-line sejam uma estratégia para a venda de veículos, ela não deve a ser única. Essa ação não substitui a geração de leads pelo showroom virtual da concessionária, por exemplo.

Quais são os portais de classificados mais conhecidos?

Portais de classificados de veículos atualmente figuram como importantes mediadores entre consumidores e concessionárias. A ideia não é desistir de anunciar nesses espaços. O objetivo é saber como direcionar corretamente os esforços e recursos financeiros da loja quando o assunto é anunciar veículos.

Antes de pagar pela veiculação de anúncios, o melhor é fazer uma sondagem para identificar os portais mais conhecidos. Alguns já consagrados no interesse do público são:

  • Webmotors;
  • Olx;
  • Bom da Peste;
  • iCarros.

Compor um anúncio para esses portais não é difícil e há sempre a certeza de alcançar muitas visualizações. Mas fazer isso com uma grande quantidade de ofertas torna tudo um pouco mais complicado. Cadastrar o anúncio de veículo por veículo definitivamente não é a melhor opção.

classificados de veículos para venda de seminovos

É essencial integrar o classificados de veículos ao site da concessionária

Os integradores de anúncios são ferramentas digitais que permitem à concessionária importar os dados de seu sistema e exportá-los para o integrador. Com isso, todo o estoque de veículos pode ser convertido em anúncios para os portais de classificados, com um gasto de tempo relativamente curto.

Outro benefício é que, se um carro for vendido, automaticamente a oferta é atualizada nos portais devido a sintonia entre a rotatividade do estoque da loja e os anúncios publicados.

Essa vinculação entre o portal de anúncios e o estoque da sua concessionária é muito importante. Ela evita que o portal divulgue veículos que não estão mais disponíveis, o que poderia gerar frustração no consumidor e até mesmo processos judiciais.

É ainda mais importante que essa atualização também contemple o site da sua concessionária, mas de forma automática. Com isso, a equipe da sua loja não precisa gastar tempo com cadastros manuais de veículos. 

Algumas plataformas de gestão de sites de concessionárias, como o Autódromo, já permitem essa vinculação automática entre showroom virtual e portal de classificados. Vinculado a diversos integradores de veículos do mercado, o Autódromo facilita a atualização e divulgação dos anúncios. Explicamos mais sobre essa relação entre o Autódromo e os integradores de anúncios aqui.

Qual o modelo de precificação dos portais de classificados de veículos? 

O custo por anúncio em cada portal vai depender de diferentes fatores, mas normalmente a cobrança é feita em forma de planos.

Em alguns portais, existe um plano em que o pagamento deve ser feito referente à quantidade de leads recebidos pela concessionária, mas os anúncios podem ser feitos à vontade.

Já em outro modelo, o valor cobrado é mensal e equivale a uma franquia, com um limite de leads a receber. Passado o limite, existe a possibilidade de cobrança extra por leads a mais ou por aumento do limite — o que nem sempre é atrativo para concessionárias ou revendas de veículos.

Há também planos que condicionam o pagamento dos anúncios ao valor dos veículos, mas também estabelecem um número máximo de carros anunciados desde que estejam dentro de determinado valor. 

Outros portais podem cobrar pelos anúncios de acordo com a quantidade de dias de exibição das ofertas.

E, claro, sempre vão existir portais que oferecem a possibilidade de anunciar gratuitamente, embora isso implique uma série de limitações à publicação.

Para o uso das versões gratuitas, basta ter atenção ao limite de tempo estabelecido, já que os dados do anunciante estão cadastrados no portal e o vencimento do prazo certamente vai demandar cobranças.

BÔNUS: Os benefícios de um Showroom Virtual de seminovos

Você ainda não decidiu se quer apostar nos classificados de veículos, mas ainda assim quer descobrir como o marketing digital pode ajudar na venda de seminovos? Ainda temos uma dica para você.

Você pode apostar em um showroom virtual de seminovos. Este showroom virtual dedicado à venda de veículos seminovos permite agrupar todos os veículos do seu grupo de concessionárias em uma só página, proporcionando uma experiência de compra fluida e simples para o cliente.

Outra vantagem do showroom virtual de seminovos é a redução do custo de marketing digital para seminovos. Por exemplo, se sua concessionária adota um integrador, ele pode puxar todos os anúncios e publicá-los no showroom virtual de seminovos. 

Caso sua concessionária opte por não anunciar em portais de classificados, pode concentrar as ações de marketing no próprio showroom, uma vez que a página tem um layout 100% responsivo, elegante e pensado para a conversão de usuários em leads. Ou seja, a página também pode receber tráfego de campanhas, por exemplo.

Sites de classificados de veículos são populares para comunicar ofertas, mas nem sempre são o meio mais simples de proporcionar um atendimento interativo e de boa qualidade ao cliente. 

No showroom virtual de seminovos, isso é facilmente alcançado, uma vez que a página permite integração com outros sistemas utilizados pela concessionária, como chats online e sistemas CRM.

venda de seminovos pessoas felizes comprando o carro

Conclusão

Como você percebeu, anunciar em portais de classificados é um tipo de investimento que a concessionária pode fazer. Eles não são a única forma de vender seminovos na internet, mas têm como vantagem o fato de receberem a atenção dos compradores que estão em diversas etapas da jornada de compra. Eles utilizam os classificados para escolher veículos, comparar preços e até mesmo escolher a loja onde desejam comprar.

A outra proposta mais atrativa e que pode render resultados significativos nas vendas da loja é a apresentação dos seminovos em uma página da própria loja. Com um showroom virtual de seminovos, os visitantes podem explorar muito melhor os recursos, com grandes chances de vivenciar experiências positivas de interação com a marca da concessionária no ambiente digital.

Os desdobramentos positivos desse tipo de investimento em marketing digital de seminovos vão muito além da geração de leads para a equipe de encantadores e vendedores. É a própria construção da credibilidade da concessionária que está em jogo.


Para lidar com classificados de veículos e antes de aprofundar mais as possibilidades de veiculação de ofertas on-line, conheça melhor a solução tecnológica que possibilita tudo isso.  Conheça a plataforma Autódromo e agende uma demonstração!