Como colocar link nos Stories do Instagram da sua concessionária

Tempo de leitura: 5 minutos

No dia 27 de novembro de 2021 o Instagram liberou um dos recursos mais cobiçados para todas as contas, o link nos stories. Antes o recurso era disponibilizado apenas para perfis com mais de 10 mil seguidores ou contas verificadas, por isso muitos usuários usavam estratégias erradas como a compra de seguidores para atingir esse número.

No entanto, com essa nova atualização tudo mudou. Até a famosa frase “arrasta pra cima…” pode estar com seus dias contados, pois agora o link é incluído por uma figurinha do Instagram.

O mais importante é que sua concessionária ou revenda pode utilizar este recurso a qualquer momento, mas é fundamental ter estratégia para alcançar bons resultados. Por isso, criamos esse conteúdo para te mostrar o passo a passo para colocar o link nos stories e quais são as melhores práticas.

Então mesmo que o Instagram do seu negócio já tivesse esse recurso disponível, o conteúdo abaixo vai te mostrar como usá-lo de forma correta e estratégica. Continue lendo.

Como colocar o link nos stories

Vamos começar com a parte mais fácil que é um passo a passo de como colocar um link nos stories do Instagram. Veja abaixo:

  • Crie seu story, seja em foto, vídeo ou subindo algum material que esteja gravado no celular
  • Clique no ícone de figurinhas (stickers)
  • Selecione a opção “Link” e adicione a URL que você quer divulgar para seus seguidores
  • Por fim, posicione a figurinha com o link no story de modo que fique visível e equilibre com o conteúdo. Depois é só publicar.

Ps: vale fazer um teste ao clicar no link para verificar o funcionamento.

Melhores práticas para receber mais cliques

Para entender as melhores práticas é preciso aceitar que a disputa pela atenção do seguidor está cada vez maior, então não adianta criar um story com um link pensando que isso vai resolver todos os problemas. Afinal, se você não cria conteúdos relevantes ou nunca trabalhou os stories do seu negócio é bem provável que ninguém clique no link.

Portanto, o primeiro passo é começar a produzir conteúdos para a rede social e engajar o seguidor no seu perfil. Se você não sabe o que produzir, nesse blogpost falamos sobre 11 tipos de conteúdos para concessionárias e revendas.

Além disso, é necessário estimular o engajamento com CTA (chamadas para ação) ou utilizando recursos que o próprio Instagram oferece. A melhor forma de fazer isso nos stories é através de enquetes e caixa de perguntas.

Dito isso, vamos a dica que pode aumentar consideravelmente os cliques nos links.

Construa narrativas

Construir uma narrativa nos stories é uma excelente forma de fazer os seguidores clicarem mais ou executarem alguma ação. A forma mais comum é criar uma sequência de stories falando sobre determinado assunto e no final fazer um CTA para uma página de destino.

Por exemplo, você quer gerar mais interessados em um veículo SUV da sua concessionária. Então, ao contrário de publicar um único story com um link, você vai criar uma sequência usando recursos como as enquetes para engajar os seguidores e, no final, colocar um link que leva para a página interna do veículo no seu showroom digital.

Fazer isso não é nenhum “bixo de 7 cabeças”, no Instagram da AutoForce usamos essa estratégia com frequência, veja um exemplo para se inspirar:

Gerando mais negócios com o link nos stories

Todo mundo sabe que o Instagram é uma excelente rede social para gerar mais resultados para o negócio, mas era um problema gerar leads em mercados como o setor automotivo. Os seguidores tinham que ir até o link da Bio para serem direcionados ao showroom digital.

No entanto, isso mudou com a adição do link nos stories. Agora você pode enviar os seguidores diretamente para o showroom digital ou uma landing page de ofertas. Dessa forma, você consegue criar campanhas e ações dentro do Instagram que geram mais oportunidades de negócios para seu time de vendas. Em resumo, significa dizer que o recurso diminuiu os atritos na jornada de compra de um cliente interessado que vinha pelo Instagram.

Mas, é preciso ter estratégia e entender os momentos certos de utilizar, caso contrário seu Instagram vai virar uma plataforma de anúncios como a OLX.

Outras formas de uso

Outra forma de utilizar o recurso é combinar com o time de vendas de publicar nas suas contas pessoais ou profissionais do Instagram, afinal, muitos vendedores já usam a rede social para buscar novas oportunidades. Então mostre como funciona e explique para o time as possibilidades de gerar mais resultados (para a empresa e para os próprios vendedores).

Mas, além da geração de novos negócios, você pode usar o link nos stories para educar os seus seguidores com conteúdos. Divulgue os materiais do blog da concessionária, da montadora ou de sites especializados em análises de veículos.

Conclusão

Usar o link nos stories do Instagram é muito bom para aumentar os resultados do time de Marketing e Vendas. E agora, mais do que nunca, é importante trabalhar esta rede social com conteúdos de valor e estratégias. Dessa forma, todo o material criado será mais efetivo, principalmente em campanhas como Black Friday, Natal, Dia dos Pais e etc.

Espero que tenha gostado da dica e entenda o poder que o recurso traz para as estratégias dentro do Instagram. Mas caso tenha dúvidas sobre quais conteúdos criar, abaixo você vai encontrar um e-book com várias ideias.