Portal de assinatura para concessionárias: o que é

Tempo de leitura: 7 minutos

Você já ouviu falar sobre portal de assinatura para concessionárias? 

O portal é como um showroom digital, mas com elementos e conteúdos que direcionam os visitantes interessados na assinatura de carros.

O mercado automotivo brasileiro inseriu esse modelo de aluguel a pouco tempo e trouxe uma nova lógica de consumo. Desse modo, os dealers buscam por soluções que facilitem a oferta desse tipo de serviço no digital. 

Afinal, um site comum não disponibiliza os recursos necessários para conquistar o público adepto dessa modalidade. 

Para facilitar sua vida na hora de oferecer esse serviço na sua concessionária, entenda a função do portal de assinatura e seus benefícios.

Por que trabalhar com assinatura de carros?

assinatura de carros

O modelo de carros por assinatura surgiu devido às mudanças de comportamento dos consumidores. As pessoas queriam usufruir das vantagens de ter um zero km sem as dores de cabeça de possuir um veículo, como arcar com custos burocráticos, manutenção, desvalorização e venda posterior.

Então, incluir esse serviço ao portfólio da concessionária é uma forma de ganhar novos clientes e se adaptar as alterações do mercado.

Outro ponto importante é sobre diversificar as fontes de receita do negócio, pois assim como no mundo dos investimentos, “você não deve colocar todos os ovos na mesma cesta”.

A verdade é que esse modelo de assinatura de carros está ganhando força, mas ainda é um grande oceano azul no Brasil. Portanto, aderir essa modalidade pode ser um grande diferencial para sua concessionária.

Qual a função do portal de assinatura?

Um portal de assinatura de veículos é uma página com foco na conversão de leads. É semelhante a um showroom digital, mas com funções e estruturas diferentes.

O principal motivo para essa diferença é devido ao público e o modelo de assinatura, pois imagine o quanto seria confuso para os visitantes chegar em uma página sem orientação nenhuma para essa modalidade. Além disso, se mesmo assim os visitantes deixassem seus dados, o time de vendas teria um trabalho gigante para lidar com as diferenças dessas pessoas.

Desse modo, o portal de assinatura funciona como uma estratégia separada. É preciso alimentar esse canal com conteúdos sobre a modalidade, formulários específicos, apresentar as condições e termos para os visitantes. Do outro lado, o time receberá os leads de forma adequada, pois obteve informações prévias sobre modelo, franquia e período de contrato.

Portanto, a função do portal de assinatura é segmentar o público desse modelo e otimizar o processo de vendas.

Benefícios de usar o portal de assinatura

Imagine o seguinte cenário. Você está interessado em contratar um carro por assinatura e descobre que uma concessionária da sua cidade oferece esse serviço. Porém, ao entrar no showroom digital, você não acha nenhuma referência sobre como funciona o aluguel, quais são as condições e quais são os carros disponíveis.

Você até pensa em ligar para a concessionária, mas lembra que esse seria um processo demorado até te passarem todas as informações. Como resultado, você deixa a compra para outra ocasião e segue sua rotina.

O episódio imaginário acima deixa claro um dos principais benefícios de usar um portal de assinatura que é otimizar o tempo do consumidor. Uma pessoa interessada em contratar um carro por esse modelo quer entender de maneira rápida o que está disponível para ele e quais são as condições.

Além disso, todas as suas ações e campanhas com o objetivo de divulgar a assinatura de carros terão maior eficiência em uma página específica sobre o assunto.

Portal de assinatura de sucesso

Para construir um portal de assinatura de sucesso é necessário passar por algumas etapas. A primeira delas é entender os elementos que compõem esse modelo de página. Mais abaixo, vou detalhar os 5 tópicos principais.

Mas, além dos pontos que envolvem a ferramenta, sua equipe precisa estar preparada para receber os leads que se interessam pela assinatura de carros. Entender as objeções dessa persona, identificar qual a melhor abordagem, documentar e melhorar o processo são passos essenciais.

Deixe claro como funciona

O modelo de assinatura de carros ainda é recente no país e nem todo mundo entende como funciona, por isso, seu papel é esclarecer quais são os detalhes e aumentar a compreensão dessas pessoas.

Outro ponto importante é deixar claro para os visitantes que eles estão em um portal de assinatura. Utilize os banners para divulgar as ofertas, mas também para passar informações, destaque os benefícios de usar esse serviço e quebre as primeiras objeções.

Por fim, crie conteúdos nas redes sociais para educar os clientes sobre o modelo de carros por assinatura e divulgue seu portal.

Mostre as ofertas e condições

De nada adianta ter ofertas e condições especiais se elas não estão visíveis ou com o destaque necessário. É o mesmo que imaginar entrar em um supermercado que as promoções não estão listadas.

Portanto, deixe claro quais as principais ofertas e dê destaque aos veículos mais procurados pelos seus clientes. Os banners são uma excelente forma de posicionar essas promoções.

Separe os carros por categorias

O tempo talvez seja o recurso mais importante da atualidade, por isso, facilitar a navegação dos usuários dentro do portal de assinatura é essencial.

Uma das formas de otimizar esse processo é criar categorias para os veículos. Por exemplo: carros de luxo, executivo, premium, para família, urbano e etc.

Formulários adequados

Diferente de um showroom digital, no portal de assinatura os formulários precisam colher mais dados sobre os clientes e a forma da contratação. Dessa forma, é necessário incluir perguntas como a franquia desejada, o modelo do veículo e o período do aluguel.

Essa adequação facilita a vida do time de vendas que receberá mais informações do lead, além de garantir um contato com mais qualidade.

Tire todas as dúvidas dos clientes

O modelo de assinatura de carros ainda gera várias dúvidas aos clientes. Por isso, incluir um FAQ com as principais questões é mais do que necessário.

Crie uma página específica só para responder as principais perguntas, isso vai ajudar tanto para quebrar objeções, quanto para passar segurança. Em outras palavras, é ser transparente com seus clientes.

Algumas das dúvidas que podem surgir são:

  • Existe um limete de quilometragem?
  • Os carros são zero km ou usados?
  • O preço é fixo ou muda a cada mês?
  • Qual a forma de pagamento?
  • Preciso pagar o IPVA?
  • O que é preciso para contratar o serviço?
  • Onde posso receber o carro?
  • O que acontece se passar da franquia?

Divulgação

Agora que entendemos os pontos que fazem um portal de assinatura ter bons resultados, é hora de trabalhar a divulgação.

O primeiro passo é utilizar as redes sociais para anunciar o serviço de assinatura. Crie conteúdos sobre as vantagens de contratar um carro por esse modelo, as ofertas e condições do período, quebre as objeções e mostre provas sociais de clientes que assinaram. O formato de vídeo ajuda bastante em canais como o Instagram, veja aqui alguns aplicativos para te ajudar.

Além disso, é preciso gerar tráfego de visitantes no portal. Elabore uma estratégia de mídia paga para criar um fluxo de pessoas e use canais como listas de e-mails e WhatsApp para divulgar esse novo serviço.

Dica: se a sua concessionária possui um showroom digital, você pode inserir um banner com um link que direciona para o portal. Dessa forma, os clientes interessados nesse modelo vão para a página em específico.

Conclusão

Em suma, apesar do serviço de assinatura de carros ser novo no Brasil, é um excelente modelo para diversificar a fonte de renda do seu negócio e atrair novos públicos.

E agora que você entende os benefícios de ter um portal de assinatura, é hora de dar o primeiro passo e oferecer esse serviço a seus clientes.