Ficar atento às tendências que acontecem no mercado automotivo é fundamental para se adaptar rápido e aproveitar grandes oportunidades. Por exemplo, a alta demanda por SUVs no mercado brasileiro.

A categoria tem crescido nos últimos anos e não é novidade que estão entre os modelos mais populares no país. Basta olhar para uma avenida movimentada que você vai encontrar vários desses veículos.

E claro, o mesmo acontece nas concessionárias físicas e em showrooms digitais onde a busca por SUVs é elevada.

Por isso, você deve entender como aproveitar a alta demanda por SUVs no mercado.

Dados sobre o mercado de SUVs

Os números do mercado não deixam dúvidas que os utilitários esportivos são a bola da vez na preferência dos consumidores. Como resultado, temos os modelos SUVs ultrapassando os hatchs, que até então era o segmento mais vendido no Brasil.

Em 2021, o mercado de SUVs cresceu 10 pontos percentuais em comparação com encerramento de 2020. Esse número é ainda mais expressivo quando comparamos ao setor automotivo em geral, que registrou queda de 1,3% no acumulado até Novembro/21.

Além disso, o número de modelos não para de crescer, são 40 catalogados pela Fenabrave. O segmento de SUVs foi o que mais ganhou novidades nos últimos anos, por exemplo, o recente lançamento do Fiat Pulse no ano passado.

Em resumo, com os 598 mil emplacamentos do acumulado até novembro de 2021, os SUVs conquistaram participação de 42,7% no mercado total de automóveis, ante índice de 32,4% no mesmo período de 2020.

Ou seja, por mais que a baixa produção de veículos 0Km tenha impactado fortemente o segmento de Hatchs, os SUVs conquistaram o coração dos brasileiros e o segmento vai continuar crescendo nos próximos anos.

Atrativos para os consumidores

Já entendemos que o segmento de SUVs conquistou os brasileiros, mas quais são os motivos para esses utilitários esportivos ganharem tanto destaque?

  • Ponto H mais elevado: o ponto H é a medida que vai da bacia do condutor até o solo, portanto, quanto maior o ponto, mais elevada é a posição de dirigir. Isso entrega uma melhor visão do trânsito à frente e é bastante valorizada pelos motoristas.
  • Ângulo de entrada maior: O ângulo de entrada torna mais fácil a subida em rampas inclinadas ou em calçadas sem raspar o bico de entrada. É um atributo muito valorizado em off-road, mas possui muita utilidade nas cidades.
  • Suspensão alta: A suspensão alta também ajuda na dirigibilidade do carro, principalmente em rodovias e estradas brasileiros que possuem muitos buracos e irregularidades.
  • Espaço interno: O espaço também é um dos principais motivadores de compra dos consumidores. Os modelos SUVs contam com espaços internos grandes e confortáveis.

Essas são algumas características gerais dos SUVs, mas é claro que cada modelo possui atributos exclusivos. Um time de vendas que entenda bem todas essas vantagens, consegue realizar vendas mais consultivas e mais ricas em informações para os clientes.

Aproveitando a alta demanda por SUVs

alta demanda por SUVs - Fiat Pulse

Agora que você viu os números do mercado e entendeu o motivo dos brasileiros adorarem os utilitários esportivos, fica a pergunta: como aproveitar a alta demanda por SUVs?

O primeiro passo é aumentar a divulgação desse segmento em seus canais de aquisição de clientes. Ou seja, você vai dar destaque aos veículos SUV que sua concessionária trabalha. Por exemplo, no showroom digital do seu negócio serão colocados banners exclusivos que levam para páginas internas de modelos SUVs.

PS: Utilizar landing pages é uma excelente forma de concentrar as ofertas e dar ênfase aos modelos SUVs que você trabalha.

O mesmo pode ser feito em redes sociais como o Instagram. Criar conteúdos que tragam detalhes sobre os veículos SUVs, depoimentos de clientes satisfeitos e etc, vão te ajudar a criar mais oportunidades de vendas.

Além disso, é fundamental criar campanhas de ADS para aumentar o alcance de suas ofertas, conteúdos e captar possíveis clientes que já fazem pesquisas sobre os modelos.

Em resumo, sua estratégia será baseada em:

  • Aumentar a divulgação dos utilitários esportivos comercializados pelo seu negócio;
  • Criar anúncios para atingir mais pessoas e captar os que já estão no fundo do funil.

Conclusão

Observar o que acontece no mercado é fundamental para aproveitar as oportunidades e gerar mais negócios. A alta demanda por SUVs vai continuar por muito tempo, então é necessário criar estratégias e formas de usufruir desse momento.

Com o conteúdo de hoje você já possui um norte de como aproveitar o desejo dos brasileiros pelos utilitários esportivos.

Mas, para ficar sempre atento as novidades e desafios do setor automotivo, te convido a fazer parte da nossa comunidade no Telegram. Para entrar é só clicar no banner abaixo.

Te vejo lá.

Sobre o Autor

Arthur George
Arthur George

Content Strategist na AutoForce.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.