Há algum tempo, ter apenas preços atrativos já não é mais o suficiente para aumentar as chances de venda. É preciso oferecer a melhor experiência ao consumidor e garantir que ele encontre exatamente o que procura. Por esse motivo, um site para vender carros é indispensável na estratégia das lojas de veículos.

O estudo Car Buyer Journey 2018, realizado pela Cox Automotive, evidencia a importância de concessionárias e revendas investirem na presença digital através de um site próprio. Afinal, os dados apontam que os compradores de carros (tanto novos quanto usados) passam 60% do tempo em pesquisas na internet. Outros 13% são dedicados a visitas às concessionárias, enquanto 21% na loja em que o negócio é efetivado.

Essa dinâmica já deve ter acontecido com você, não apenas no momento de comprar um carro, mas também outros itens de menor ticket.

Com a popularização da internet, recorrer às redes sociais e aos buscadores de pesquisa para comparar modelos, formas de pagamento, vantagens e preços se tornou um hábito comum na jornada de compra e aumentou a relevância do digital para as empresas.

Mas ainda assim existem objeções bastante comuns que atrasam a digitalização das lojas de veículos.

“O custo de um site para vender carros é muito alto”

Você já deve ter documentado todos os custos fixos da sua loja. Manutenção, energia, equipe, aluguel e segurança são apenas algumas das despesas de uma loja física. No entanto, isso não te impediu de abrir uma loja de veículos, não é mesmo?

No início você acreditou que todo esse valor investido iria significar um valor muito maior em lucro.

E se eu te disser que ter um site é muito mais barato que criar uma loja física?

Mesmo que existam gastos com a plataforma e com Marketing Digital, ter o próprio site e vender online é muito mais barato do que as pessoas imaginam.

Além disso, enquanto o marketing tradicional precisa de um investimento elevado no início, as estratégias de Marketing Digital permitem um investimento mais baixo e com um melhor retorno sobre esse investimento (ROI), uma vez que é fácil analisar o resultado de todas as ações realizadas e otimizar o orçamento para o que mais traz resultados para o seu negócio.

“Eu já tenho um Instagram, não preciso de um site.”

Claro que ter um perfil no Instagram ou em outra rede social é parte fundamental da estratégia de marketing digital de uma loja de veículos. No entanto, um canal não substitui o outro.

Sem um site próprio, por exemplo, campanhas de links patrocinados ou de E-mail Marketing se tornam ineficazes.

Além disso, ter um site para vender carros irá ajudá-lo a alcançar novos clientes nas etapas iniciais da jornada de compra. Essa é hora de apresentar sua empresa e produtos, visto que ninguém compra de quem não conhece.

Ao criar o próprio site você terá espaços para apresentar de maneira clara e organizada todas as informações relevantes para o consumidor, como por exemplo:

  • Ofertas de novos e usados;
  • Endereço da loja;
  • Canais de contato;
  • Serviços oferecidos;
  • Descrições dos veículos;
  • Fotos e vídeos dos produtos.

Fazendo uma analogia, onde você gostaria de se encontrar com seus clientes para fechar vendas importantes? Em sua própria loja ou em um enorme mercado de rua, em que diversos concorrentes ficam tentando chamar a atenção – e até pagando por essa atenção?

“Minha empresa é pequena, por que preciso de um site para vender carros?”

Ter um site é um dos passos iniciais para a expansão de pequenos negócios.

Ademais, estar na internet também pode ser a diferença entre manter as portas da sua loja física abertas ou fechadas nos próximos anos.

Como mostram os dados sobre o comportamento atual do comprador de veículos, antes de optar por um modelo ou por uma loja, o consumidor passa um bom tempo pesquisando online. Portanto, se você quer ser uma opção de compra para o cliente na etapa final da compra, ter um site próprio é indispensável.

Além disso, uma empresa com uma presença digital marcante passa muito mais credibilidade para o potencial cliente e irá auxiliar em diversos fatores, como ganho de autoridade e o relacionamento com a audiência.

Site para lojas de veículos

Retomando, ter um site próprio é parte essencial na estratégia das lojas de veículos de sucesso. E para se destacar e oferecer ao usuário uma experiência de compra incrível, recomendamos que os dealers invistam em um site especializado no setor automotivo.

É o caso do showroom digital.

Ele foi criado para oferecer uma experiência mais imersiva, interativa e, principalmente, orientada para a conversão.

O objetivo do showroom digital é trazer o máximo da vivência da loja física para a tela do dispositivo do usuário. Ou seja, antes de colocá-lo no ar, é preciso garantir que todas as informações e o máximo de experiências possíveis da sua loja, sejam disponibilizadas na página.

Seguindo as boas práticas, o showroom digital será responsável por um grande volume de oportunidades para o seu negócio. E ao lado da loja física, poderá representar ganhos significativos.

Foi o que aconteceu com a Murano Veículos, por exemplo. A loja aumentou em 753% a geração de Leads ao criar o próprio site e executar uma boa estratégia de Marketing Digital Automotivo.

Sobre o Autor

Tiago Fernandes
Tiago Fernandes

Administrador, sócio-fundador e CEO da AutoForce.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.