Como o Tinder pode explicar as etapas do funil de vendas de carros

Tempo de leitura: 5 minutos

[Total: 1    Média: 5/5]

Talvez você não saiba ou não tenha se dado conta, mas o Tinder — o mais conhecido entre os aplicativos de relacionamentos amorosos — e o funil de vendas de carros têm muito em comum.

Sem tempo para ler o post? Veja um vídeo sobre o assunto:

O funil de vendas é a representação das etapas de relacionamento entre um potencial cliente e a concessionária — desde o primeiro contato até o fechamento da venda.

Mesmo com essa definição, colocar em prática o funil de vendas e suas etapas ainda é um desafio para muita gente. Mas tenho certeza que com base na dinâmica do Tinder (que conta, hoje, com quase quatro milhões de usuários!) você vai entender muito bem como a coisa funciona.

Está curioso para saber por que o Tinder e o funil de vendas de carros têm tudo a ver? Continue lendo este post!

Tudo começa com uma apresentação

Primeiro, vamos começar pelo básico: o seu perfil. No Tinder, você é o produto e o seu perfil é a vitrine.

O princípio da rede é o mesmo para o marketing: você vai precisar de bastante apelo visual para garantir atratividade. Ou seja, para conseguir chamar atenção na rede social é necessário ter boas fotos e uma descrição que gere interesse.

O posicionamento da sua concessionária da internet funciona da mesma maneira. Seu produto vai precisar despertar a atenção do público alvo. Seu showroom virtual vai precisar ser atrativo para dar início à jornada de compra do consumidor.

tinder e funil de vendas de carros

O Tinder e as etapas do Funil de Vendas de carros

Topo do funil

Esta etapa do funil de vendas de carros é de aprendizado e descoberta. Ou seja, o consumidor ainda está pesquisando na internet se deve comprar um carro, quais modelos se encaixam em suas necessidades, as melhores marcas…

Nesse momento, ele é um visitante, seja do site da montadora ou da concessionária, mas seu objetivo ainda não é o de comprar.

Em uma analogia direta com o Tinder, nessa parte está aquela pessoa que vê e analisa cada perfil, decidindo se vai dar um like — ou não — nas pessoas que aparecerem na tela do smartphone.

Aí chega aquele momento em que seu like é correspondido — ou seja, a pessoa também curte sua foto. O famoso match no Tinder pode ser comparado diretamente à conversão do visitante em lead. A partir daqui, você e o prospect avançam para a próxima etapa de sedução.

Meio do funil

Tomando como base o Tinder, é neste momento em que o match vira conversa e os dois usuários do aplicativo começam a conversar. É nesta fase que você vai entender o que aquele crush quer.

Em uma livre comparação, aqui os leads estão em busca da resolução de um problema. É neste momento da paquera que a outra pessoa presta atenção em seu papo e em suas atitudes até ser convencida de que você é o que ela esperava.

Em relação ao lead, sua função é a de ajudar com dicas e técnicas para tentar resolver o problema que ele enfrenta. O consumidor já está interessado na solução que sua concessionária oferece, então você precisa oferecer conteúdo e estreitar o relacionamento.

Depois de tanta conversa, ambas as partes se entendem e rola aquela química. Eles avançam mais um pouquinho e resolvem sair juntos. Até que os envolvidos chegam à última etapa: o encontro, ou a visita na loja.

funil de vendas online funil de vendas de carros

Fundo do funil

Aqui, as chances são grandes. Se no Tinder já rolou toda aquela etapa de seleção, conversa e marcar encontro, em sua loja o processo foi semelhante. O visitante chegou ao seu site e foi convertido em lead. Em seguida, entendeu o porquê de aquele ser o produto certo para resolver o problema que ele tem.

O último passo é conhecer tudo aquilo ao vivo. Tanto no Tinder quanto em sua loja, existem duas possibilidades: a frustração, por não ser aquilo que se esperava, ou a certeza de que aquilo era, realmente, o que ele procurava.

Essa última etapa exige o jogo de sedução entre os dois paqueras: o prospect e o seu vendedor de showroom.

Fecha-se o funil de vendas de carros se aquele encontro com  ̶a̶ ̶J̶e̶n̶i̶f̶e̶r̶ aquela pessoa deu bom! Ou seja, quando os prospects fecham a compra e se tornam clientes.

Powered by Rock Convert

BÔNUS: Mas como atrair interesse?

Seja no Tinder ou nas vendas on-line, atrair interesse é sempre um desafio. Para ambos, você pode adotar alguns truques.

No aplicativo, se você quer aparecer primeiro para as pessoas ou ter direito a outros benefícios, você pode pagar por isso e se torna VIP no Tinder. Desta forma, você tende a ser mais notado na rede social.

Para sua concessionária ganhar relevância e receber mais visitas on-line, ela pode investir em campanhas de mídia paga, que podem ser feitas com Google ADS ou Facebook ADS. Assim, o site da sua loja pode ser encontrado mais facilmente na hora de pessoas efetuarem buscas pela internet.

Conclusão

Brincadeiras à parte, fica muito mais fácil assimilar algo quando podemos relacionar com algo cotidiano, não é mesmo? Eu tenho certeza que ficou bem mais simples entender como funciona o funil de vendas de carros. Agora, é só aplicar no seu negócio!

Para você gravar ainda mais essas etapas na memória, guarde esta tabela:

tinder e funil de vendas de carros

Se quiser continuar se aprofundando nessa temática, confira outros conteúdos da série Otimizando o Funil de Vendas On-line:

Powered by Rock Convert