Os principais insights do Mês do Cliente AutoForce

Tempo de leitura: 9 minutos

Setembro foi um mês recheado de conteúdos incríveis e ofertas especiais em soluções da AutoForce, inclusive em novos produtos que trouxemos para o mercado. Mas como nem todo mundo teve a chance de participar, listamos os principais insights do Mês do Cliente AutoForce.

Neste post, trazemos um resumo de tudo que rolou na maratona de conteúdos com as melhores ideias para você aplicar no seu negócio. Vale lembrar que especialistas como Fernando Julianelli (CEO da Stock Car), Maurício Salvador (Presidente da ABCoom), Fabio Zveibil (VP da Creditas Autos) participaram do evento.

Portanto, se você perdeu algum webinar do evento, não se preocupe! Você ainda pode colher todos os principais insights do Mês do Cliente AutoForce, mas para isso, continue lendo o post!

Melhores insights do Mês do Cliente AutoForce

O Mês do Cliente AutoForce surgiu com o objetivo de educar o mercado automotivo sobre as mudanças no comportamento do consumidor e mostrar os impactos da transformação digital. Para isso, contamos com a presença de nomes como o Mercado Livre, ABCoom, Stock Car, E-commerce Brasil, Creditas Autos e Murano Veículos.

Logo abaixo, contamos os principais insights que rolou em cada webinar desse super evento.

1. Investimento cedo no digital e vendas de veículos 100% digital – Murano Veículos

Abrimos o mês do cliente com um case de sucesso da AutoForce, Sanzio Drumond, Gerente Geral da operação da Murano Veículos, falou sobre a visão deles com relação ao digital e também das estratégias que levaram a esse grande resultado.

Em resumo, a Murano concentrou cedo seus esforços no ambiente digital. Em 2011, começaram a trabalhar com site e foram pioneiros no atendimento online em Manaus/AM. Mas foi em 2020, que a grande virada de chave aconteceu a partir da contratação do CMS Autódromo.

Sanzio ainda complementou que construir um time de vendas dedicado ao digital é um passo essencial para os resultados, pois é preciso rapidez para lidar com os leads gerados e uma equipe que entenda como tratar esses contatos. Saiba mais sobre encantamento de leads aqui.

Além disso, Sanzio contou sobre a experiência que tiveram com vendas 100% digitais quando a concessionária ficou de portas fechadas em 2021 devido ao decreto do Governo. “Nós continuamos vendendo nesse período de decreto do Governo, mas não era possível entregar. Quando foi liberado a entrega delivery para o comércio, enviamos tudo. Foram 130 carros entregues na casa dos clientes”, disse.

Os bons feedbacks dos clientes sobre esse modelo de compra fizeram a Murano continuar com essa opção de venda 100% digital mesmo após o fim do decreto.

2. O e-commerce pode impulsionar seu negócio, mas você precisa entendê-lo – ABComm

O segundo webinar do Mês do Cliente AutoForce contou com a presença do presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), Maurício Salvador.

Ele falou sobre o cenário do e-commerce no Brasil e como dar os primeiros passos nesse modelo. Afinal, as concessionárias ainda impõem resistência na hora de implementar um processo 100% digital.

Para Maurício, o ponto de partida é o conhecimento, pois é preciso entender como o processo funciona e os motivos para investir nesse modelo. “Eu não me aventuro em nenhuma área que eu não conheça, que eu não saiba fazer. Não como ‘tem que ser o maior expert para fazer isso’, mas eu sempre vou buscar informações: estudo, leio, vou a eventos, faço cursos”, disse.

Portanto, busque entender o comportamento do consumidor atual, pois isso vai te ajudar a compreender o motivo de investir no e-commerce e, posteriormente, faça estudos sobre como implementar o modelo de loja virtual no seu negócio.

3. Comportamento do consumidor e dados sobre o comércio digital – AutoForce

Ainda na segunda semana do evento, Tiago Fernandes, CEO da AutoForce, trouxe números sobre o ambiente online e hábitos de consumo dos brasileiros nesse meio. Por meio de dados, ele mostrou os próximos passos do mercado automotivo dentro do digital.

Por exemplo, o comércio eletrônico brasileiro ganhou 20,2 milhões de novos consumidores em 2020. Além disso, a decisão de compra não ocorre da mesma forma, os consumidores adquiriram novos hábitos como a pesquisa online antes de adquirir ou fechar negócios.

Tiago ainda pontou sobre pesquisas pré-covid que já indicavam a insatisfação dos compradores de veículos:

  • 99% dos consumidores não estão satisfeitos com o processo atual de compra de veículos
  • 43% querem fazer todo o processo online sem nunca visitar um showroom físico
  • 48% estão insatisfeitos com o tempo que levou no processo de compra

Em resumo, significa dizer que os dealers devem oferecer a seus clientes a opção de compra 100% digital. Para isso, ele citou o modelo de concessionária 3.0: instalações mais enxutas, operações mais automatizadas para reduzir custos, investe em e-commerce e foca na geração de tráfego para conversão na loja virtual. Veja mais sobre o assunto aqui.

4. Saída da zona de conforto e a necessidade de investir em marketing digital – Stock Car

insights mês do cliente autoforce

Fernando Julianelli, CEO da Stock Car Brasil, deu continuidade ao Mês do Cliente AutoForce. O conteúdo do webinar trouxe vários insights sobre a atuação do setor automotivo no digital.

Um dos pontos de destaque que ele comentou foi sobre a venda de carros 100% digital. Julianelli acredita que esse modelo acaba com uma das principais objeções do cliente: o tempo gasto para comprar um veículo.Eu amo, sempre amei comprar carros. Se eu compro um carro, já estou pensando no próximo que vou comprar. Eu sou um alucinado por isso, mas eu odeio ir comprar o carro”, disse.

Além disso, ele falou sobre a importância de sair da zona de conforto e praticar vendas mais proativas com os leads, ou seja, o encantador pode ir além do simples agendamento da visita.

Para Julianelli, os negócios atuais precisam ser transparentes com os consumidores e buscar constante evolução. Por isso, funcionários que não estão dispostos a se transformar, não podem permanecer na empresa.

5. Gerar segurança nos clientes é fundamental para realizar uma venda 100% digital – Creditas Auto

Outro papo interessante que rolou na maratona de conteúdos foi com o Fabio Zveibil, VP da Creditas Auto.

Fabio comentou sobre a segurança dos clientes para realizar uma compra de veículos 100% digital. Para ele, um dos aspectos mais importante para essa transação ser concluída é o consumidor ter confiança na marca.

No caso deles, por exemplo, vários clientes compraram carros sem a necessidade de um consultor ou a solicitação de vídeo chamada. Mas, para obter esse resultado o consumidor já confia na marca, pois realizou pesquisas e viu feedbacks positivos. Além disso, eles se sentem confortáveis com o processo de test drive que oferece uma garantia de 7 dias ou 300km, se o cliente não gostar, pode devolver o veículo sem nenhum problema.

Por fim, ele falou sobre negócios que ainda não iniciaram a transformação digital. A dica é começar o processo aos poucos, ou seja, iniciar pela aquisição de contatos digitais (topo do funil). Dessa forma, é possível dar o start e melhorar o processo ao longo do caminho.

6. Mindset digital para o setor automotivo – E-commerce Brasil

No final do mês de Setembro, tivemos um encontro com Tiago Baeta, fundador da iMasters e E-commerce Brasil. A empresa tem o foco em educar o mercado sobre o comércio eletrônico e, inclusive, começou a incentivar o mercado automotivo para essa mudança.

Tiago falou sobre como a tecnologia e a transformação digital mudou o comportamento do consumidor e que as empresas precisam se adaptar a esse fato. “As novas experiências de compra de carro não vão retroceder, os vendedores não podem encarar o e-commerce como um concorrente, mas sim utilizar a inteligência e os dados que são gerados para melhorar o processo“, disse.

Para ele, os negócios devem educar seus funcionários aos novos desafios. Então utilizar canais como WhatsApp, Instagram e seus diferentes formatos são essenciais para o atual profissional.

7. Adaptação ao digital e venda de veículos online – Mercado Livre

A maratona Mês do Cliente AutoForce foi encerrada em grande estilo com a participação de Lessandro Vendrame, Regional Sales Manager no Mercado Livre.

Ele destacou a importância do vendedor se atualizar as novas dinâmicas do digital e entender que os clientes atuais realizam diversas pesquisas antes de fechar negócio. “Hoje, o vendedor da concessionária saber do produto se tornou básico, pois os consumidores buscam vídeos no Youtube, informações em sites especializados e muitas vezes esse usuário chega com mais informações que o vendedor no momento da compra“, disse.

Além disso, Lessandro pontuou a relevância das fotos e vídeos no mercado de seminovos. Para ele, garantir a qualidade no material visual, fazer boas descrições dos veículos e prestar um atendimento rápido são essências para ter excelentes resultados em vendas.

Conclusão

Esses foram os principais insights do Mês do Cliente AutoForce, mas não deixe de conferir toda a nossa programação de webinars.

Espero que você saia daqui cheio de novas ideias para aplicar no seu negócio, mas, acima de tudo, que tenha compreendido a necessidade de investir no digital.