À medida que as concessionárias compreendem a importância do marketing digital, dúvidas surgem na hora de escolher o parceiro que vai oferecer esse serviço. Nesse momento, surge a dúvida: plataforma ou agência, qual a melhor solução de marketing digital automotivo?
A internet trouxe novas demandas. É preciso gerar tráfego, gerenciar o conteúdo dos sites e landing pages, atender os leads…
Por isso, é necessário escolher uma solução que atenda a todos os objetivos de forma integrada, permitindo gerenciar o funil de vendas e aproveitar todas as oportunidades.
Além disso, independente do porte da concessionária, escolher a solução digital errada pode custar muito. Como você pode ter certeza de que o seu dinheiro será bem investido e trará resultados?
Mas por onde começar? Neste post, vamos explicar a função de cada uma dessas soluções para que você decida qual delas, plataforma ou agência, atende melhor as necessidades da sua concessionária.
Conteúdo
O que é uma agência digital?
Também chamadas de agências de performance ou agências de tráfego, geralmente são empresas que oferecem serviços diversificados relacionados ao ambiente digital: gestão de mídias sociais, criação de sites, campanhas de Google e Facebook ADS, Branding…
Além disso, a maior parte das agências não nasceu digital, mas sim adaptou seu modelo de negócios, o de agência de propaganda, à internet. Ou seja, acumulam serviços de mídia offline (outdoors, spots de rádio, comerciais de tv e banners) e os de mídia online.
Há uma grande oferta para esse tipo de fornecedor. Estima-seque existam mais de 800 agências que se dizem digitais só no Brasil). Encontrar uma e identificar se ela realmente tem expertise para atuar no setor automotivo é o maior desafio da concessionária.
Isso porque, na maioria das vezes, as agências não são especializadas. Ou seja, elas trabalham produzindo conteúdo e campanhas para milhares de segmentos diferentes. E isso tem um custo, que é o de não saber bem como funciona a jornada de compra de carros nem como são os consumidores de carros.
O que é uma plataforma digital?
As plataformas digitais, também chamadas de plataformas CMS, são ferramentas online que permitem gerenciar de forma completa o conteúdo online da concessionária, seja nos sites, landing pages ou portais de marca.
Além disso, os CMS mais poderosos do mercado possuem integração com portais de anúncios automotivos, gerenciadores de leads e plataformas de e-mail marketing. Por isso, essa ferramenta é uma importante aliada no dia-a-dia de analistas/gestores de marketing e CRM das concessionárias.
Neste outro post, você encontra mais detalhes sobre quais são as plataformas CMS mais conhecidas e porque sua concessionária precisa adotar uma.
Quais critérios avaliar antes de decidir entre plataforma e agência?
A escolha de uma nova solução de digital para concessionárias deve começar por uma análise da empresa. Antes de sair procurando, analise o seu plano de negócios e os objetivos do seu planejamento de marketing digital.
Defina o que sua concessionária deseja alcançar na internet. Você quer mais leads, reforçar o posicionamento da marca?
A partir dessa avaliação, você pode se perguntar: a solução que você utiliza hoje ainda está gerando resultados?
A melhor forma de encontrar a resposta é conversando com o seu time de marketing e vendas.
Afinal, são eles que enfrentam o desafio de colocar em prática os objetivos que você definiu no planejamento.
Analise o desempenho da geração e fechamento de vendas online. Verifique como o seu time analisa a ferramenta atual (consegue utilizar, vê resultados?) e do que sentem falta.
As necessidades do time vão nortear quais serviços a nova solução deverá entregar, e em quanto tempo.
Para ajudar você nessa escolha, analisamos qual solução, plataforma ou agência, atende melhor as necessidades de uma concessionária na internet. Confira abaixo e decida qual dessas soluções faz mais sentido para a sua empresa!
1. A solução traz autonomia?
Agências digitais embora ofereçam o serviço de criação de sites, não permitem que o cliente faça alterações por conta própria, pois isso demanda conhecimento em programação. Mudanças nos sites e landing pages precisam ser solicitadas, o que custa tempo e dinheiro para a concessionária.
Plataforma digital: segue a linha self-service, ou seja, o cliente pode fazer as alterações (banners, texto, subir vídeos, escolher layout) dentro da plataforma, sem precisar que terceiros façam as alterações.
2. A solução tem expertise?
Agências digitais: trabalham, geralmente, com empresas de segmentos e portes diversos. A falta de especialização no segmento automotivo pode influenciar nas decisões e ações realizadas pela agência.
Plataforma digital: geralmente, especializada em uma área, pois já conhece as melhores ações e o público do setor. Hoje, a única plataforma de marketing digital automotivo é a AutoForce. Você pode saber mais sobre nós aqui.
3. A solução promete tempo de entrega?
Agências digitais: também produzem sites, mas pedem um prazo médio de 30 a 60 dias para colocá-lo no ar. Isso acontece porque nem sempre possuem um banco de imagens ou layouts predefinidos, o que facilita a criação.
Plataforma digital: geralmente trabalha com layouts predefinidos e bancos de imagens de veículos, o que pode fazer com que os sites estejam prontos em até 15 dias. Já as landing pages podem ser customizadas pelo próprio time das concessionárias.
4. A solução é integrada?
Agências digitais: oferecem sites que podem ser conectados com as soluções já utilizadas pelas concessionárias, como o software de gestão de leads (plataforma CRM) e outros sistemas para concessionárias, mas que nem sempre estão integradas dentro da plataforma de gerenciamento do site.
Plataforma digital: oferece outros serviços de marketing digital dentro do sistema, como disparo de e-mails, gerenciamento de leads, integração com portais automotivos. Dessa forma, você não precisa buscar outras ferramentas.
5. A solução comprova os resultados gerados?
Agências digitais: na maioria dos casos, oferecem relatórios periódicos para que o cliente analise o desempenho dos sites e das campanhas. Isso ajuda na definição de novas estratégias de marketing.
Plataformas digitais: geralmente oferecem, dentro do sistema, um dashboard com informações em tempo real sobre o desempenho dos sites e landing pages. Isso ajuda o gestor a acompanhar a estratégia e modificá-la sempre que achar necessário.
Conclusão
A escolha de um fornecedor de digital dependerá sempre dos objetivos e da estratégia do seu negócio na internet.
Você já utiliza alguma das duas soluções que citamos por aqui? Qual a sua experiência com elas? Deixe aqui nos comentários!
Se ainda está na dúvida sobre como escolher uma solução digital para concessionárias, baixe nosso guia rápido com dicas e informações sobre os principais tipos de parceiros de marketing digital e como escolher o ideal para a sua concessionária:
[epico_capture_sc id=”969″] |
Sobre o Autor