E-mail para concessionárias: 6 modelos para gerar leads!

Tempo de leitura: 11 minutos

[Total: 2    Média: 5/5]

Enquanto recurso de marketing, o e-mail definitivamente precisa ser reconhecido em seu potencial de persuasão sobre os clientes. Não se trata do poder da ferramenta em si, mas do uso adequado que se faz desse conteúdo que chega até a caixa de mensagens dos leads. Mas será que as revendedoras de veículos estão realmente explorando todo o potencial dessa ferramenta?

Os benefícios são inúmeros quando pensamos no uso do e-mail para concessionária como estratégia para gerar mais vendas de veículos pela internet.

Como é grande o número de indivíduos conectados, a estratégia de comunicação por e-mail dificilmente vai ser ineficaz. Ao contrário do que se possa imaginar, a intensa interação nas redes sociais não acarretou o fim do uso de e-mails. Na verdade, consagrou o seu lugar de importância. Hoje, é um item fundamental para qualquer usuário de internet.

O fato é que e-mails podem ser observados com cuidado, pois existem diversos mecanismos de filtragem das mensagens e isso não permite que se acumulem na mesma velocidade que os posts das redes sociais.

É uma ferramenta que pode ser utilizada pela sua concessionária para contactar diretamente leads e clientes. Também pode ser parte integrante de uma campanha e possuir um conteúdo atrativo e diversificado. 

Além disso, é uma estratégia extremamente barata. 

Veja que não falta nada que motive que você explore mais o recurso de e-mail para concessionárias. Para você saber por onde começar, confira o post que preparamos. 

Como bônus, você encontrará alguns modelos de e-mail para concessionárias já utilizados e que podem te inspirar. 

e-mail para concessionárias como utilizar

O que é e-mail marketing?

É um conteúdo especialmente formulado pela empresa e enviado por e-mail, cujo propósito é estabelecer uma comunicação com o cliente ou potencial cliente.

De um modo geral, podem ser adicionados ao corpo desse e-mail links, imagens, destaques em negrito e até infográficos. Esses recursos diversificam o conteúdo, o que pode deixar a mensagem menos monótona e atrair a atenção das pessoas.

Um fator importante é que o uso de dispositivos móveis para acessar a internet e a interação por meio das redes sociais modificaram a forma como os usuários lidam com suas caixas de e-mail.

As empresas, em contrapartida, já percebem a necessidade de otimizar os e-mails para leitura em smartphones e tablets, afinal o que não está dentro desse formato mais versátil pode, facilmente, ser descartado.

Por que utilizar e-mail para concessionárias?

Porque é uma ferramenta eficiente de comunicação, compatível com a dinâmica do marketing digital, tem baixo custo de investimento e apresenta um potencial considerável para nutrir leads e convertê-los em clientes.

O papel do e-mail para a concessionária é atrair compradores entregando informações coerentes com o momento da jornada de compra em que se encontram. Significa dizer que o e-mail marketing tem capacidade para trazer tráfego altamente qualificado e impactar os resultados da concessionária na internet.

É claro que alguns cuidados precisam ser tomados, assim como é conveniente seguir as melhores práticas.

A realidade do spam, por exemplo, é algo que incomoda os usuários. Desde que surgiu a prática Sending and Posting Advertisement in Mass (SPAM), tornou-se mais importante formular e-mails marketing de boa qualidade, para evitar que sejam vistos de forma negativa, que comprometam a segurança do usuário e acabem bloqueados.

Como montar uma estratégia de e-mail para concessionárias?

Já sabemos que o e-mail marketing de grandes chances de ser lido pelos usuários, com muitas possibilidades de obter cliques. Mas como utilizar a ferramenta de forma estratégica?

1. Utilize e-mails de autoresponder

São os e-mails enviados imediatamente após a conversão do visitante em lead. Ou seja, corresponde a um mecanismo de automação que faz o e-mail ser disparado quando ocorre uma interação do usuário com a página, ou em razão de outra configuração do mecanismo.

Alguns exemplos dessa prática são o envio de um e-mail de boas-vindas para o usuário que optou pelo recebimento de newsletter, o envio de listas de sugestões de produtos condizentes com as interações do usuário na página e o envio de notificações de compras ou de solicitação serviços.

A mais comum de todas é o e-mail de confirmação da conversão na oferta. Ou seja, um e-mail enviado quando o usuário solicita contato da sua concessionária ou quando pede mais informações sobre uma oferta específica.

exemplo de email para concessionárias automático
Exemplo de e-mail de Autoresponder

No contexto das concessionárias, é importante definir o universo de interesses do lead e configurar o envio de e-mails quando de acordo com o tipo de solicitação que foi feita.

Vale a pena observar que a plataforma Autódromo, da AutoForce, já oferece o recurso de e-mails de autoresponder, o que permite ganhar tempo e agilidade na conversão de leads.

2. Envie e-mails de nutrição

Esta é uma técnica para as lojas que já desenvolvem alguma estratégia de inbound marketing

O envio de sucessivos e-mails com a função de enriquecer, progressivamente, o lead com informações caracteriza um fluxo de nutrição. Não ter esse esquema de envios significa que a concessionária está desperdiçando oportunidades.

Conquistar leads exige esforço, não é interessante que esses contatos fiquem estagnados. Com fluxos de nutrição ativos, podem ser disparados e-mails quando um contato executa ações específicas, como cliques em anúncios ou preenchimento de formulários.
Configurar a automação de envio de e-mails sucessivos, com conteúdos alinhados aos interesses do lead, exige que você utilize as informações que constam na base de dados do marketing.

exemplo de e-mail para concessionárias estratégia de nutrição de leads
Exemplo de e-mail de nutrição

3. Mande ofertas e newsletters por e-mail

A própria página de showroom da concessionária, ou o site da loja, pode conter iscas que convidem o usuário a inscrever-se para o recebimento de boletins informativos ou assinar newsletters de oferta.

Hoje em dia já é possível aplicar uma segmentação mais precisa na base de clientes da concessionária. Saber se o visitante mostrou interesse pelo preço de um veículo, por modelos específicos ou por condições de pagamento, por exemplo. Nesse sentido, consultar o histórico de interação dos leads é essencial, observando preferências e, a partir daí, formar grupos.

Na plataforma Autódromo, por exemplo, os clientes podem acessar todas as informações de conversão do lead, como modelo do veículo, versão e dados de contato. Essas informações são enviadas diretamente para o CRM, um tipo de sistema para concessionárias, e podem melhorar a qualificação feita pelos encantadores de leads.

O envio de e-mails com ofertas deve considerar o interesses desses grupos e, dessa forma, despertar o potenciais clientes a uma próxima ação, que pode ser uma visita à loja ou um test drive.

Quais as ferramentas de e-mail mais usadas por concessionárias?

Algumas ferramentas de automação já funcionam a todo vapor no segmento automotivo. Abaixo, vamos detalhar algumas delas.

1. RD Station

Além de uma ferramenta é também uma plataforma. Oferece as opções Marketing e CRM, nas quais propõe a automação para ações de marketing ou para lidar com as informações dos clientes.

O principal benefício desse tipo de recurso é a possibilidade de fazer segmentações em nível avançado, o que aumenta as chances de trazer tráfego qualificado para a loja de veículos.

Outro ponto é a realização de testes A/B, que tornam possível conhecer qual alternativa de e-mail apresenta melhor resultado e, assim, analisar as métricas mais importantes para decidir definitivamente qual tipo de conteúdo disparar.

Powered by Rock Convert

2. Mail2Easy

Além de também propor a possibilidade de criação de um layout diferenciado para o e-mail marketing, o diferencial dessa ferramenta de automação está em permitir que o conteúdo seja organizado em módulos, que podem ser movimentados para organizar a informação de forma mais criativa.

Aliás, os templates de design têm mesmo essa função de organizar atrativamente as informações que chegam até os leads. Essas são possibilidades interessantes inerentes ao recurso de e-mail para concessionária.

3. Mailchimp

É a ferramenta de envio de e-mails que mais tem caído nas graças dos profissionais de marketing do mercado brasileiro, pois tem um custo atrativo, uma boa versão gratuita e uma proposta de simplicidade quanto ao uso.

Tem as mesmas ofertas das anteriores quanto à segmentação e configuração de layout, mas é capaz de ser integrada a outros serviços.

Recentemente, deixou de ser uma ferramenta e passou a ser uma plataforma de automação de marketing com a titulação All-In-One Marketing Platform for Growing Business.

Quais os tipos mais persuasivos de e-mail para concessionárias ?

O recurso de e-mail para concessionária pode assumir linguagens comunicativas distintas, caracterizando tipos diferentes. Vamos explorar algumas variações? Veja abaixo.

1. E-mail introdutório

É útil para os visitantes que interagem na página pedindo informações. Nesse tipo de conteúdo, a ideia é introduzir os assuntos do interesse do visitante, sem deixar de perguntar se ele tem alguma pergunta específica.

O melhor é que seja uma mensagem curta, amigável e que não pressione o usuário a realizar uma ação.

Há espaço para uma abordagem mais casual, com linguagem pouco formal e amigável, capaz de transmitir proximidade com o leitor.

2. E-mail como lembrete de serviço

Aqui, a ideia é apresentar uma lista de serviços prestados pela concessionária, inclusive informar sobre a venda de peças e acessórios, quando houver. Não é propriamente realizar upsell, mas nada impede que sejam ofertadas promoções atrativas.

O e-mail pode ser enviado ao cliente enquanto o veículo é preparado para a entrega. Nessa hipótese, pode ser ressaltada a conveniência de alguns serviços da concessionária, com foco na pouca disponibilidade de tempo do cliente.

3. E-mail sugestivo de troca de veículo

Aproveitando as informações da base de clientes, o e-mail é enviado para aqueles cujos veículos já tenham cerca de 3 a 4 anos de uso.

É uma oportunidade para esclarecer sobre o potencial da troca do veículo no momento mais adequado.

O texto pode ser o de um e-mail de venda de carro, no entanto com foco na troca, expondo as vantagens.

Considere a mudança de necessidades do cliente e coloque-se à disposição para esclarecimento de dúvidas.

4. E-mail de pós-vendas

É de suma importância para fazer o acompanhamento da experiência do cliente com a loja no pós-vendas. Essa iniciativa tira proveito da relação criada com a venda e aprofunda a comunicação.

O pós-vendas ajuda a prevenir críticas ou reclamações, pois dá ao cliente a chance de manifestar alguma insatisfação.

O conteúdo do e-mail precisa ser objetivo e propor ajudar, caso exista alguma demanda do cliente. É necessário sondar impedimentos que estejam atrapalhando o pleno aproveitamento do carro novo.

5. E-mail informativo de revisões

Neste e-mail é preciso observar a percepção do cliente sobre o carro até ali, depois apresentar a revisão como uma oportunidade de corrigir eventuais problemas do veículo.

Trata-se de uma boa oportunidade para oferecer o agendamento on-line e colher feedbacks (com links para pesquisa de satisfação).

6. E-mail de perseguição de leads

Neste caso, a abordagem deve ser sutil, enfatizando que aquele momento pode ser uma boa oportunidade para conhecer melhor algum modelo de veículo.

Aqui também é importante colocar-se à disposição, mas não se alongar na mensagem, resumindo a abordagem a um momento de leitura curto.

exemplo de e-mail para concessionárias para prospecção de leads
Exemplo de e-mail de prospecção

Conclusão

Agora que vimos de forma mais detalhada as nuances do e-mail para concessionárias e as possibilidades tecnológicas já disponíveis para operá-lo, aposto que você ficou convencido da importância desse recurso.

Vimos que segmentar é a chave para alcançar clientes com o conteúdo alinhado às necessidades dele. No entanto, para segmentar é fundamental ter uma base de clientes rica em informações e, para isso, contar com soluções tecnológicas que viabilizem a organização dos dados.

Não acredite que o e-mail para concessionária limita-se ao que abordamos aqui, baixe o Kit Definitivo de Marketing Digital Automotivo e descubra agora todas as possibilidades disponíveis!

Powered by Rock Convert