Como nunca ficar sem ideias na hora de produzir conteúdo para sua concessionária? neste post vou te ajudar com isto.
Todo conteúdo é parte de algo maior
Nenhum conteúdo se encerra em si mesmo, ou seja, ele sempre faz parte de algo maior.
Imagine, por exemplo, uma publicação de feed no Instagram. Você tem uma determinada quantidade de palavras para desenvolver sua ideia; mas, esse post não está isolado de todo resto: ele faz parte de uma estratégia, que, por sua vez, envolve a noção de distribuição do seu conteúdo também.
E importante pensar que ao produzir um conteúdo você deve sempre levar em conta o contexto
Se por exemplo você vai falar sobre o lançamento de um carro, o legal é sempre voltar um pouquinho e explicar o que aconteceu por trás daquele lançamento.
Portanto, é importante que você saiba onde você está, e quais são os assuntos que possuem relação com o seu, e que você pode aproveitar no seu discurso.
Use sua criatividade:
A primeira coisa que você precisa saber a respeito de criatividade é que ela não é um dom, mas uma habilidade.
Criatividade não quer dizer criar algo do nada, mas de combinar ideias e conectar conceitos. Um exemplo
claro: o iPhone é a combinação de três produtos em um só – e isso foi revolucionário.
Aprenda a modelar:
Na internet você vai encontrar pessoas que fazem algo parecido com aquilo que você quer fazer. Então, você deve fazer uma coisa semelhante a que elas já fazem.
- Escolha uma referência: o primeiro passo é encontrar os modelos que você mais se identifica;
- Escolha um conteúdo para modelar e desconstrua: neste segundo passo, você deve desconstruir o conteúdo em que você está se inspirando em alguns fragmentos.
Por exemplo: digamos que você tenha tomado o perfil da AutoForce como seu modelo; você vai se inspirar nos conteúdos, tipo de postagens, padrões de texto, imagens, etc. Feito isso você irá produzir o seu conteúdo tendo o da AutoForce como sua referência. - Repita muito: lembre-se: a habilidade que você está modelando ainda não é natural para você. Portanto, você deve repetir sua execução até que se torne. Pegue o mesmo tema e elabore pelo menos duas ou três versões dele, tenho certeza que a cada uma que você fizer ficará melhor que a anterior.
- Domine o processo: quando você chegar ao ponto de naturalidade, e não precisar sequer pensar naquilo que está fazendo, então você chegou ao domínio daquele assunto. Uma vez que você domina a técnica, não precisa mais imitá-la de outra pessoa.
Construa seu repertório
O repertório é tudo aquilo que você tem para falar sobre um determinado assunto. Por exemplo, carros novos.
Não basta apenas que você leia um manual, assista um vídeo no YouTube ou leia livros e saia por aí
repetindo o que viu – neste caso, você somente seria um repetidor. Você precisa reunir todas essas informações e expressar sua opinião e ponto de vista.
Outro ponto importante para o qual você deve se atentar é nos seus insights. Muitas vezes temos alguma
ideia sobre o que falar para nosso público, não anotamos e, depois de uns dois ou três dias, não se
lembra mais daquilo que pensou. O registro das ideias é fundamental – não importa se são boas ou ruins.
A melhor forma de ter boas ideias é ter várias ideias
Claro que, em um primeiro momento, todas essas ideias estão separadas umas das outras. Aqui entra a questão da criatividade: de pouco em pouco, você vai unindo essas ideias e filtrando aquilo que é importante do que não é.
A partir do momento em que você tem repertório, uma série de ideias de diversas fontes diferentes, e combina cada uma delas de maneira única, você tem algo próprio, algo original. E um conteúdo original faz toda a diferença.
Vou deixar um post muito bom sobre alguns tipos de conteúdos que vão fazer você mandar muito bem no Instagram.
Tenha momentos de silêncio
Sabe aquela hora que parece que você não consegue criar mais nada? Este é o momento em que você deve se desconectar das fontes de informação para dar liberdade e espaço para que suas próprias ideias se combinem de formas um tanto inesperadas.
Por vezes será necessário que você tire seu foco do seu nicho, pense em outras coisas e crie um “silêncio” criativo.
Combine os conhecimentos
Você como produtor de conteúdos deve buscar a combinação das suas principais fontes de conhecimento. Por exemplo, você conhece sobre marketing digital, sobre veículos e vendas.
Busque um ponto de interseção entre esses conhecimentos e forme um conhecimento único. Fazendo isso você conseguirá produzir conteúdos realmente relevantes e diferenciados.
Neste ponto posso te dar um exemplo prático, imagine que você possui os três conhecimentos acima. Fazendo a união de cada um deles e utilizando o ponto de interseção você poderia criar uma postagem dando dicas de como tirar fotos de um carro e destacar seus pontos fortes.
Produza sem medo
Agora que você já sabe como nunca ficar sem ideias na hora de produzir conteúdo para sua concessionária, comece a treinar desde já. Grave conteúdos, produza posts, consuma muito conteúdos de perfis que você se inspira.
Se no início você tiver com receio de errar – apesar que acredito que só erra quem tenta -, faça rascunhos de conteúdos, mostre a conhecidos e peça a opinião deles. Grave vídeos com o seu celular, veja onde pode melhorar e repita (quantas vezes for necessário).
Uma última dica para conseguir sempre ter ideias de conteúdos é olhar para os materiais que você mesmo já produziu e pensar em uma forma de refaze-los melhorando os pontos fracos.
Espero ter te ajudado com este conteúdo! E para dar uma facilitada na sua vida, vou disponibilizar um material que vai te ajudar em todo este processo de criação de conteúdos.
Basta clicar no banner abaixo e ter acesso GRATUÍTO a este incrível material.
Sobre o Autor