Engajamento no Instagram: 3 dicas rápidas para aumentar

Tempo de leitura: 7 minutos

Você já pensou em desistir da estratégia de conteúdo para o Instagram?

Gastar horas criando um conteúdo e não conquistar o resultado esperado é realmente desanimador. Tem gente que culpa o algoritmo, fatores externos, plataforma. Enfim, são muitas as variáveis que podem influenciar no sucesso de uma publicação na rede social.

O desânimo muitas vezes leva a equipe a não priorizar a rede social dentro da estratégia de marketing digital. Ou pior, pode levar alguns negócios a não acreditarem no Instagram como um importante canal de aquisição para lojas de veículos.

Mas o fato é que na maioria das vezes o grande culpado pelo resultado ruim na estratégia para redes sociais é a ausência de persistência e paciência. Afinal, as duas características são essenciais para melhorar a taxa de engajamento no Instagram e posicionar a rede social como um importante canal de relacionamento e vendas.

Foi pensando nisso que separamos 3 dicas rápidas para você aplicar e aumentar o seu engajamento no Instagram.

Por que o engajamento no Instagram é importante?

Engajamento no Instagram

Antes de qualquer coisa, é importante entender o motivo de estarmos falando desse assunto.

Seja no Instagram ou em qualquer rede social, o engajamento é fundamental para criar uma relação próxima com o público e gerar autoridade para a sua marca. Por mais que curtidas ou visualizações sejam consideradas métricas de vaidade em uma estratégia de marketing digital, são essas informações que ajudam a entender se o seu conteúdo é atrativo e gera relevância para a sua audiência.

Afinal, não adianta ter milhares de seguidores se o seu conteúdo não se conecta e interage com eles, não é verdade? 

Dessa forma, acompanhar o engajamento no Instagram é uma maneira de entender o que funciona, conectar-se com a sua persona e entregar a ela postagens que realmente a auxiliem no dia a dia. Além disso, ter um bom engajamento com o seu público facilita a expansão do seu perfil, a chegada de novos seguidores e aumenta a confiança na sua marca, tornando-a uma referência na rede social.

Fuja do improviso com uma linha editorial

Você não segue o instagram de uma loja de veículos para ver resenhas de filmes ou modelos de roupa, por exemplo. Dificilmente uma opinião política também seria bem vista pelos seguidores. Por esse motivo, antes de qualquer coisa, definir uma linha editorial é fundamental.

Em resumo, a linha editorial consiste na definição ampla das temáticas de conteúdos abordados em sua rede social. Portanto, é um recurso fundamental para o sucesso dos seus esforços na rede social. Para criar uma, é preciso conhecer bem o seu mercado e definir seu nicho de atuação. A partir daí, é fácil desenvolver métodos para atrair e aumentar seu engajamento no instagram.

Afinal, não interessa atrair uma enorme quantidade de seguidores que se interessam por uma parte de seus conteúdos, mas que nunca passarão do topo do funil de marketing. 

Dessa forma, o estabelecimento de uma linha editorial se mostra fundamental para definir os assuntos, palavras-chave e materiais certos para atingir e chamar a atenção dos usuários mais promissores. Além disso, quanto mais bem definida for a sua linha editorial, mais fácil será desenvolver conteúdos de forma eficiente. Clique aqui ou no banner abaixo para conferir algumas dicas de conteúdo que podem entrar em sua linha editorial.

Arrumando a vitrine do seu negócio

Dizem que a primeira impressão é a que fica e esse ditado não surgiu por acaso. Segundo pesquisas, as pessoas têm uma impressão sólida de você nos primeiros 7 segundos que elas te observam. No online, o mesmo acontece. Por isso, as empresas precisam estar atentos aos primeiros elementos observados em um perfil na rede social:

  • Nome do perfil;
  • Bio;
  • Destaques.

Primeiramente, evite nomes complicados. Números e símbolos dificilmente são lembrados por pessoas que visitam seu perfil pela primeira vez. 

Outro elemento fundamental no instagram é a bio. Na área logo abaixo da sua foto de perfil, você pode compartilhar informações pessoais ou profissionais. No mundo dos negócios, ela é essencial, pois pode causar uma boa ou má primeira impressão e determinar se o cliente vai clicar em “seguir” ou não. 

A grande função de uma bio deve ser informar as pessoas quem é você e o que faz. Muitas empresas não são objetivas em suas bios e confundem seus potenciais clientes. Além disso, é importante personalizar a sua bio de forma que você crie uma conexão com o seu público e uma experiência do cliente melhor. 

Na bio também é possível inserir um link de sua preferência. Por que não utilizar o espaço para direcionar o seu possível cliente para ofertas em peças ou veículos mais procurados atualmente?

Dica: cuidado com links para páginas muito gerais ou com muitas opções de CTA. Oferecer muitas opções ao usuário pode acabar confundindo e diminuindo as chances que ele execute a ação desejada.

Destaques e o engajamento no Instagram

Para aumentar o engajamento no instagram, você também pode utilizar os diversos recursos do instagram stories. Abuse da criatividade para contar “Quem você é”, “O que faz”, “Por que faz” e direcionar o usuário para uma ação de seu interesse. Após responder as questões, é possível deixá-las salvas nos Destaques, para que os seguidores possam acessar sempre que quiserem.

Importante: esse ano o Instagram liberou para todas as contas um dos recursos mais cobiçados: o link no story. Ainda não está utilizando? Saiba Como colocar link nos Stories do Instagram da sua concessionária.

O tráfego pago não é inimigo do seu resultado orgânico

Você já teve a impressão de ter tido uma piora nos seus resultados orgânicos após o investimento em tráfego pago?

Ao investir pela primeira vez em links patrocinados, é comum se surpreender com o alcance das publicações impulsionadas. Um post que dificilmente chega a 50 curtidas, por exemplo, pode facilmente alcançar a marca de 1000. Sem falar no alcance e impressões do conteúdo. A estratégia pode, inclusive, influenciar nas publicações orgânicas. Afinal, o tráfego em seu perfil está maior.

No entanto, ao pausar as campanhas ou reduzir o orçamento, é comum voltar ao patamar anterior. E isso, é facilmente confundido com uma piora nos resultados orgânicos. Porém esse é apenas um dos mitos e “lendas urbanas” do marketing digital.

Os usuários que tenham sido previamente expostos a uma determinada marca através dos anúncios pagos, provavelmente no futuro tendem a clicar e se engajar com resultado orgânico. Portanto, a estratégia não deve ser vista como um vilão dos seus conteúdos orgânicos, mas sim ser utilizado como um reforço.

Conclusão

Com um número crescente de usuários, o Instagram é uma peça essencial na estratégia de marketing digital das lojas de veículos. Além disso, ele também pode ser utilizado por vendedores que desejam melhorar o relacionamento com os clientes e até mesmo fechar vendas. Você já utiliza o Instagram no seu dia a dia?

Qual é a sua maior dificuldade na hora de utilizar a rede social? Comente aqui! Esse pode ser o tema do nosso próximo artigo.