No último dia 07 de fevereiro a Fenabrave divulgou um relatório que apontou um crescimento de 10.6% se comparado a janeiro de 22. Pensando neste cenário de tendência no aumento das vendas de seminovos, trouxemos aqui 3 dicas de como concessionárias podem comprar veículos seminovos.
Mas antes de darmos essas dicas, é interessante entender um pouco sobre essa crescente demanda de seminovos.
Nos últimos anos, o negócio de seminovos mudou radicalmente e ninguém pode negar. O seminovo que antes poderia ser uma dor de cabeça para a concessionária, na pandemia virou uma fonte de receita extremamente relevante. O fato é que as operações de seminovos seguraram as pontas enquanto os veículos novos não chegavam até as lojas.
Nesse contexto ficou evidente que o mercado estava praticamente dependente dos seminovos durante aquele período de escassez de veículos zero quilômetro.
Também foi notório que as concessionárias tinham grande dificuldade de comprar veículos seminovos para que desse conta de atender a demanda. Isso se dava por uma série de fatores, como faltava o “usado na troca” – que sempre foi um dos maiores meios de captação de veículos seminovos – ficou muito mais difícil de acontecer.
Além disso, com as restrições causadas pela pandemia, muita gente nem mesmo saia de casa para vender seus veículos, por mais que quisessem fazer isso, até de forma desesperada.
Sendo assim, ficou evidente que o mercado não tinha uma estrutura confiável onde pudesse captar interessados em vender, qualificar esse vendedor, e fazer uma boa oferta, onde fosse um negócio interessante para ambas as partes.
Por essas razões pensamos em trazer para vocês dicas de como comprar veículos seminovos
Um cenário favorável
Mesmo com o retorno dos veículos novos para os showrooms das concessionárias que aconteceu em meados de 2022, não vimos uma desaceleração do mercado de seminovos.
Isso acontece por duas razões:
- A primeira delas é que a produção de veículos ainda não está 100% normalizada;
- A segunda é que o mercado entendeu a importância dos seminovos.
Dificilmente este cenário irá mudar, em 2023 a expectativa é de um aumento na venda de veículos de um modo geral. Sendo assim, podemos esperar também um crescimento na procura por seminovos.
Mas então, como conseguir comprar bem um veículo seminovo e manter seu estoque sempre abastecido? Separamos 3 dicas para te ajudar nessa missão.
1 – Continue trabalhando muito bem a troca
Como dissemos agora pouco, a troca sempre foi uma das maiores maneiras de renovar o estoque de seminovos de uma concessionária. O cliente se interessa por um modelo novo, aceita dar o dele como parte do pagamento e o a troca é concluída com sucesso.
Porém, com a menor oferta de veículos zero quilometro e o maior interesse dos consumidores por veículos seminovos, esse meio de aquisição de estoque passa a ser comprometido, uma vez que o cliente muitas vezes se interessa pela troca do seu seminovo por outro seminovo.
Mas então como trabalhar bem esse processo para que o cliente seja incentivado a trocar seu carro usado por um zero km? Algumas coisas são importantes para esse processo, vamos lá:
- Faça uma justa avaliação do seminovo do cliente, é possível oferecer uma boa avaliação para o cliente sem perder sua margem de lucro e assim incentiva-lo a trocar o veículo por um de valor mais alto.
- Ofereça vantagens na troca por um zero km, uma das mais utilizadas pelos vendedores são as taxas de juros menores, mas não se prenda a isso, busque agregar mais valor na aquisição do zero km.
- Ofereça para o cliente um zero km que atenda suas necessidade e que esteja próximo de sua realidade financeira. Existem diversos casos em que o cliente chega na concessionária querendo trocar o carro por um outro semelhante, mas por ser um 0 km pode estar fora do seu orçamento. Mostre então para ele outras opções que sejam financeiramente mais acessíveis.
Quando o assunto é troca, a boa negociação é fundamental, esteja atento as necessidade do cliente e faça o melhor negócio para os dois lados.
2 – Utilize a captação ativa
Se o estoque de seminovos da sua concessionária está baixo e você precisa comprar, uma ótima opção é buscar ativamente os veículos. Tenho certeza que em algum momento você já passou na porta de uma loja de carro que tinha o cartaz “estamos comprando”.
Essa é uma boa forma de conseguir repor seu estoque de forma ativa, mas não é a única.
Atualmente muitos consumidores utilizam de grandes portais de vendas de veículos para anunciar seu bem, normalmente realizam esses anúncios pois esperam conseguir um valor de venda maior do que conseguiriam vendendo para uma empresa.
Mas isso não impede que você faça uma oferta pelo veículo e mostre para o vendedor que não é apenas o valor final que ele irá receber que importa.
Foque sua abordagem na segurança de realizar a venda de uma forma mais segura, onde terá garantias de recebimento dos valores e estará isento da possibilidade de cair em um golpe. Além disso, pode ser uma grande oportunidade para abordar este cliente e quem sabe oferecer uma troca para ele.
Em grande parte, o cliente que está vendendo seu veículo de forma particular, tem a intenção de adquirir um novo veículo após conseguir vender o seu antigo.
3 – Utilizar um sistema online de compra de veículos.
Até agora falamos de processos realizados de forma manual, sem uma automatização. Mas e se a concessionária pudesse automatizar este processo e alcançar uma escala muito maior?
Utilizar um sistema onde o cliente (vendedor) possa ofertar seu veículo para a concessionária, enviar os dados do veículo e receber uma oferta de compra em poucos minutos.
Isso gera uma grande economia de tempo, ganho de produtividade e maior alcance, uma vez que por ser um processo todo online o cliente pode fazer isso do conforto da sua casa, empresa ou de qualquer outro lugar. Basta um celular e conexão com a internet.
Observando esta necessidade no mercado automotivo, a AutoForce juntamente com a Autoavaliar se uniram para trazer ao mercado uma solução completa.
O produto é composto por uma Landing Page que possui o objetivo de facilitar a jornada do visitante e direcioná-lo para a avaliação do veículo. E o Smart Price que é uma API construída para se adequar às necessidades do modelo de precificação da concessionária.
Em resumo, o Autorama nasceu para que a concessionária compre veículos de forma mais inteligente e estratégica, assim otimizando e possibilitando o aumento no giro do estoque.
O lançamento do Autorama será nos próximos dias
Se você ficou curioso para saber mais como irá funcionar essa ferramenta e como ela poderá ajudar sua concessionária, fique de olho em nossas redes sociais. Logo menos divulgaremos todas as informações de como você poderá conhecer melhor essa incrível ferramenta.
Espero que com essas dicas você consiga trabalhar melhor seu estoque de seminovos e assim gerar ótimos negócios para sua empresa.
Sobre o Autor