Valorização dos carros seminovos: como aproveitar na sua concessionária

Tempo de leitura: 5 minutos

O mercado de carros seminovos segue em ascensão no país desde 2020. A valorização é resultado da demora na entrega de veículos zero quilômetros, proveniente da falta de peças que tiveram produção reduzida desde o início da pandemia de Covid-19 no mundo.

Por outro lado, nesse cenário temos um consumidor fugindo do transporte público e em busca de um carro próprio. Com a grande demanda, o preço subiu e a valorização do usado tem proporcionado um bom rendimento para as lojas de veículos. Para você ter uma ideia, apenas no primeiro semestre deste ano, as vendas acumuladas superaram em 7,8% as registradas no mesmo período de 2019, anterior à pandemia. 

Dessa forma, foram comercializados, em média, 54.802 veículos. Quando comparado com os primeiros sete meses de 2020, o crescimento das vendas de usados deu um salto de 54,7% neste ano. Os dados são da Federação Nacional das Associações de Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). No entanto, para aproveitar o aquecimento do mercado e faturar mais, é necessário tomar algumas atitudes.

Afinal, quando se trata do seu negócio, o melhor é não contar apenas com a sorte ou fatores externos. Por isso, neste artigo vou ter algumas dicas para aproveitar a valorização dos carros seminovos e vender mais.

Conheça muito bem os carros seminovos que está vendendo 

Carros seminovos

A compra de um veículo é uma decisão muito importante na vida do comprador. Por isso, é normal que ele faça muitas perguntas e queira saber o máximo de informações sobre o veículo. Ou seja, é um lead que precisa de muita qualificação.

É nessa hora que você deve passar a máxima autoridade e confiança, respondendo de forma ágil e correta aos questionamentos do cliente. Além da linguagem técnica, saiba passar todas as informações de forma clara. Afinal, a maioria dos clientes não é especialista no assunto, embora possa chegar na loja repleto de informações já pesquisadas na internet.

Por isso, eles precisam de respostas mais simples para obter melhor entendimento sobre a mensagem.Resumidamente, ter uma boa didática e estar pronto para atender a esses dois perfis garante confiança na transação, e as chances de fechar negócio são elevadas de maneira considerável. 

De nada adianta conhecer tudo, mas não conseguir repassar para os principais interessados. É só lembrar daquele professor que todos sabem que domina completamente a disciplina, porém não consegue passar as informações aos alunos.

Compreenda as necessidades do cliente

Pode parecer óbvio, mas antes de tudo, procure conhecer o seu cliente. Entender a realidade e as necessidades dele é fundamental para oferecer um bom atendimento e aumentar as chances de fechar a venda.

Portanto, algumas perguntas precisam ser respondidas, como por exemplo: 

O carro é para uso pessoal ou empresarial? 

Tem família grande? 

Gosta de viajar?

Mora na capital ou área rural?

Busca um carro mais econômico ou com potência no motor?

Destaque todas as qualidades do carro 

Um bom vendedor de veículos deve ter as qualidades do seu produto na ponta da língua. Para ajudar a se lembrar de todas as características dos automóveis, anote tudo em uma, de forma organizada e fácil de entender, para não se confundir no momento da venda. 

Para isso, você pode usar um aplicativo de organização em seu smartphone ou um programa no computador. Além disso, prepare-se para responder questionamentos negativos. Uma vez que esse tipo de perguntas são muitos comuns na hora da compra de carros seminovos.

Importante: destaque os aspectos positivos do carro, porém sem mascarar possíveis defeitos. O importante nesse momento é ser sincero. Isso, com certeza, te fará ganhar a confiança do cliente.

Divulgue os carros seminovos nas redes sociais 

Que as redes sociais fazem parte do dia a dia dos brasileiros não é nenhuma dúvida. Por esse motivo, elas podem ser uma forte aliada na hora de vender carros seminovos.

Se você possui um perfil ativo, você pode utilizá-lo para compartilhar um pouco da sua rotina no trabalho. Outra possibilidade é mostrar o estoque da sua loja por meio de fotos e vídeos. Hoje, a maioria dos celulares já fazem imagens com alta qualidade e podem te ajudar nessa tarefa.

No site TechTudo você encontra um algumas dicas simples para tirar boas fotos usando o celular. Leia aqui e comece aplicar hoje mesmo. Isso, com certeza, trará mais qualidade às suas imagens.

Além disso, outro recurso que pode trazer ótimos resultados é a possibilidade de  direcionar anúncios com segmentação por dados estatísticos da população. Portanto, considere utilizar anúncios pagos em campanhas, caso esse passo seja relevante e viável para sua estratégia.

Foco no digital para vender carros seminovos

Já falamos muito sobre isso por aqui, mas vale reforçar. A jornada de compra de veículos está cada vez mais digital. Sendo assim, mesmo no caso de carros seminovos é muito comum que o consumidor inicie a busca por um novo veículo ainda na internet.

Dessa forma, para vender mais, sua estratégia no digital precisa ir além das redes sociais. Para começar, é primordial ter como meta entregar uma experiência positiva ao consumidor. E entendendo que ele está cada vez mais conectado, fica claro a importância de exibir o seu estoque de carro seminovos da forma mais atrativa possível.

Para isso, uma boa solução é ter um showroom digital. Com ele, você ganhará pontos com cliente, não apenas pelo espaço visual, mas também por oferecer mais praticidade por meio de novos canais de comunicação. Além disso, você poderá contar com campanhas de E-mail Marketing, campanhas de Mídia Paga, Marketing de Conteúdo, entre outros.

Conclusão

Como vimos ao longo do post, as demandas do mercado automotivo por carros seminovos continuam em alta e representam uma grande oportunidade para as lojas de veículos. No entanto, para aproveitá-la é fundamental aprimorar ou criar estratégias voltadas para o digital.

Além, é claro, de ter as necessidades do cliente como prioridade, conhecer bem os produtos vendidos e ser sincero quanto aos seus atributos.