Nessa época do ano vemos dois tipos de profissionais: aqueles que irão deixar tudo para quando o próximo ano iniciar. E os que estão aproveitando os últimos dias de 2021 para avaliar resultados e planejar os próximos passos. Nesse contexto, sem dúvidas, estar atento às tendências em 2022 para o mercado automotivo é essencial.

Mas como saber o que é tendência?

Uma tendência é uma direção ou uma sequência de eventos que tem determinado impulso e direção. As tendências se desenvolvem a partir da necessidade de inovação de uma sociedade. Elas se refletem em contextos sociais, culturais, econômicos e muitos outros.

Agora vamos aplicar ao nosso cenário para você entender porque é tão importante acompanhar o contexto do setor. É inegável que os últimos anos impactaram fortemente o mercado automotivo. Novos hábitos, preferências e formas de relacionamento surgem a cada dia a partir das consequências do avanço da transformação digital. Além da crise dos semicondutores, que dificulta a produção de novos carros e faz com que o consumidor busque outras alternativas.

Um exemplo disso foi a valorização dos carros seminovos e usados. Você estava com o estoque em dia para aproveitar? 

Para te ajudar a antecipar os próximos passos e não perder nenhuma oportunidade, reunimos as lições aprendidas nos últimos meses e as principais oportunidades geradas pelas tendências que devem ganhar força no próximo ano.

Avanço da digitalização e as tendências em 2022

Diante de tantas mudanças, a KMPG e a AUTODATA realizaram uma nova edição da Pesquisa Mobilidade 2021. O estudo atualizou o cenário de mobilidade nacional. Como base a pesquisa utilizou informações geradas por consumidores de todo o Brasil.

Uma das tendências aponta para a transformação do modelo de negócios das concessionárias. Com o avanço da digitalização e desaceleração da produção no país, o mercado verá o número de concessionárias como conhecemos hoje ser dramaticamente reduzido no país nos próximos 10 anos. 

E para as concessionárias que se manterão no mercado, o consumidor já tem uma exigência: uma jornada de compra 100% online.

“Na construção do futuro ecossistema de negócios da indústria automotiva, 89,9% almejam uma jornada de compra inteiramente digital”.

Dessa forma, a tendência é que os showrooms fiquem cada vez menores e sejam mais digitalizados. Por outro lado, o foco da operação ficará cada vez mais para a área de pós-vendas.

Assinatura de veículos

No setor, também existe uma expectativa por um aumento na procura de serviços de assinatura. Esta modalidade de compra não é exatamente nova. Mas está chamando a atenção do consumidor pela comodidade de poder trocar de carro em um espaço de tempo menor. Além de livrá-lo de gastos fixos, como por exemplo: seguro obrigatório, IPVA e licenciamento. Essas comodidades são ainda mais desejadas diante do aumento de preços dos combustíveis.

Ainda de acordo com a Pesquisa Mobilidade 2021, a oferta de serviços de assinatura é bem vista por mais parte do público. Ou seja, o modelo é uma oportunidade de grande potencial de negócio para as lojas de veículos. E, pode funcionar bem inclusive para os consumidores que ainda não têm um carro ou para aqueles que desejam experimentar novas marcas, modelos ou tecnologias, como os elétricos.

Montadoras e locadoras de veículos já estavam atentas à tendência, que agora também entra na mira de concessionárias. Para entender mais sobre como oferecer esse serviço, leia Portal de assinatura para concessionárias: o que é.

Experiência de compra

Assunto recorrente nos últimos anos, a experiência do cliente deve alcançar um novo patamar em 2022. Sabemos que existem diversos fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor de veículos: valor, custo total da utilização, documentação, entre outros. 

Mas apesar de o grande decisor ser o preço, a experiência de compra no Brasil vem logo em seguida como um dos fatores determinantes na hora da decisão. Por isso, uma das tendências em 2022 é que as lojas de veículos busquem cada vez mais conexão com os consumidores. 

Nesse sentido, uma pesquisa do Google sobre varejo traz informações importantes, sendo que: 

87% dos consumidores compram em lugares que proporcionam experiências engajadoras; 41% consideram que a possibilidade de falar com os vendedores a qualquer momento é ideal para uma experiência diferenciada.

Portanto, esteja atento aos canais de atendimento da concessionária.

Além disso, há muito já falamos que a jornada de compra começa meses antes da efetivação da compra. E, inicia de maneira digital. Ou seja, ganha cada vez mais importância a oferta de conteúdos especializados que possam guiar o consumidor nesse processo.

A estratégia de produção de conteúdo faz parte da experiência de compra e irá ajudar sua loja de veículos se destacar entre as demais. 

Valorização da informação

Tendências em 2022

Há cada vez mais empresas valorizando dados e umas das tendências em 2022 é que isso cresça cada vez mais. Empresas que adotam a cultura de dados, organizam todos os processos, estratégias e métricas fundamentadas em informações reais.

Os dados são consistentes e reais, reunidos e selecionados a partir das metas do negócio, e transformados em informações para geração de relatórios analíticos. Entre os benefícios dessa cultura estão: 

  • A análise em tempo real das vendas;
  • Previsões de mercado;
  • Análise de concorrentes e relatórios mais detalhados;
  • Identificação de falhas e oportunidades;
  • Estratégias mais assertivas.

Portanto, não subestime o poder dos dados para a sua operação. Mas saiba que isso não precisa ser algo distante e de outro mundo. Tudo o que você precisa entender é o seu cliente, sua jornada de compra e seus hábitos de consumo. 

Pensando no dia a dia da concessionária e revenda, uma boa dica é começar com uma ferramenta de CRM. Ela servirá para concentrar e organizar informações pessoais do cliente e também seu perfil de consumo e histórico de comunicação, por exemplo.

Tendências em 2022: quais você vai aproveitar?

Como vimos nesse artigo, mesmo cenários de crise podem representar oportunidades de negócios. Para aproveitá-las, no entanto, isso é lei: não pode perder tempo e não pode ter medo de arriscar.

Em resumo, para as concessionárias, a mudança mais evidente revela-se no processo de venda de um carro. Agora as demandas são cada vez mais digitais e esses canais on-line são, hoje, a principal fonte de informação dos clientes. Essa tendência tem se desenhado a anos e muitos Dealers ignoraram. Ou simplesmente deixaram para depois. Mas essa pode ser a grande diferença para que o seu negócio não esteja na lista das lojas de veículos que deixarão de existir.

Além disso, antecipar-se a uma tendência de mercado também pode colocar o seu negócio em um outro patamar. É como se em uma corrida você pudesse largar segundos na frente.

Espero que esse material tenha ajudado você a enxergar novas oportunidades. E para continuar sempre atualizado sobre as tendências de segmento automotivo quero te convidar a participar do “Concessionária do Futuro”. Lá você recebe diariamente conteúdos sobre marketing digital, vendas online e as principais notícias do setor em seu celular.

Sobre o Autor

Tiago Fernandes
Tiago Fernandes

Administrador, sócio-fundador e CEO da AutoForce.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.