Atenção: hoje não vou trazer um conteúdo cheio de estatísticas e estratégias do mercado para você. Na verdade, espero que esse material sirva como reflexão para construir o planejamento de 2022 da sua concessionária ou revenda.

2021 está chegando ao fim e, como todo final de ano, nossa energia e ritmo tendem a diminuir. 

E por mais que existam várias atividades operacionais na rotina, reuniões, processos internos, brainstorming, é comum adiarmos a tomada de decisões importantes.

Afinal, durante toda sua vida, você foi acostumado a entender os últimos meses do ano como um final de ciclo. 

Você pode até mesmo ter preparado o planejamento estratégico para 2022, mas tenho quase certeza que novos projetos ficaram na gaveta para o próximo ano.

Aquele velho pensamento de: “Por que iniciar agora se o ano está no fim” “Vou deixar para mostrar a ideia ao meu líder no ano que vem” “Estamos ocupados demais fazendo o balanço do anual”.

Isso tudo resulta em um grande problema: a procrastinação. 

Como consequência, oportunidades são perdidas, tendências não são aproveitadas, a concorrência sai na frente e os resultados ficam na média.

Mas, isso ainda pode ser diferente esse ano, pois você é capaz de se preparar e ajudar o negócio a construir um excelente 2022. Por isso, continue lendo.

Leia também: plano de marketing e vendas para 2022.

Problemas do mercado

O mercado automotivo sofreu diversos problemas durante a pandemia, mas o principal deles foi a crise dos semicondutores.

Com a falta desse componente a produção de veículos desacelerou e o mercado perdeu o equilíbrio entre demanda e oferta. Como resultado, as concessionárias tiveram seu estoque reduzido e os consumidores sentiram no bolso o aumento no preço dos veículos novos.

Além disso, a falta de estoque de carros novos refletiu na demanda por veículos usados, que por sua vez também aumentaram de preço.

E apesar de declarações e previsões para o mercado voltar a produção normal até o final de 2022, é difícil criar planejamentos de longo prazo e a cautela virou pauta comum nas reuniões.

Você deve estar ciente disso e até cansado de escutar sobre esse tema, mas eu quero te alertar sobre uma questão.

O preço de agir no automático

Existe um preço de tomar decisões no automático, esperar a concorrência dar os primeiros passos para depois seguir as mesmas estratégias e continuar na rotina diária ignorando os acontecimentos.

Esse preço é alto.

Porque em toda crise ou dificuldade existem oportunidades

Na pandemia, o processo de transformação digital dos dealers foi acelerada. Quem antes não acreditava no poder da internet, viu com os próprios olhos esse potencial.

Não é atoa que as montadoras criaram programas de digitalização para nivelar e acelerar o processo. Essa tendência vai continuar e até aumentar para os próximos anos.

No entanto, ainda existem negócios que ignoram as estratégias de marketing digital. Já alguns acreditam que possuir um site, mesmo com baixa usabilidade e cheio de problemas, é o suficiente e traz um posicionamento forte.

E sabe o que escutamos aqui dessas pessoas?

Elas falam que não possuem tempo ou que isso não é uma prioridade de fim de ano para a empresa.

E aqui, quero ser bem claro com você, pois agir dessa forma é descartar boas oportunidades e fugir de decisões importantes. Veja só:

1) Não se preparou para o digital

Quando a pandemia estourou e os negócios precisaram fechar as portas, várias concessionárias e revendas tiveram que correr contra o tempo para se adaptar ao digital.

Muitas, inclusive, não conseguiram sobreviver a essa mudança repentina.

No entanto, o assunto transformação digital no setor automotivo e a necessidade de trabalhar com estratégias online já eram faladas bem antes da pandemia.

Mas, essas pessoas davam as mesmas desculpas que comentei anteriormente: falta de tempo e que não era uma prioridade.

Ou seja, os dealers estavam presos em suas rotinas diárias e a tomada de decisão acontecia de forma automática.

2) Não está aproveitando a alta de seminovos

noticias de seminovos

Recentemente, outra oportunidade surgiu. Com a escassez de veículos novos, os brasileiros passaram a buscar o mercado de usados. Nesse momento, várias revendas fizeram muito dinheiro.

Porém, a alta demanda por esses veículos também causou um desequilibro no mercado. Os estoques começaram a diminuir, os preços aumentaram e o abastecimento de usados caiu.

E aqui existiam dois caminhos: aceitar a situação atual ou buscar novas soluções.

Os negócios que foram pelo segundo caminho entenderam que era o momento de ser proativo e buscaram a compra de veículos seminovos com clientes e donos de veículos.

Dessa forma, o estoque era abastecido e mais uma vez tinham produtos para revendê-los por um preço maior. Essa estratégia continua forte para 2022.

3) Venda de veículos 100%

Existe aqui uma oportunidade única para o setor automotivo. Da mesma forma que os pontos anteriores, a venda de veículos 100% digitais é mais uma chance de se adaptar antes dos concorrentes e sair na frente.

O comportamento do consumidor mudou e as pessoas pedem por agilidade e comodidade no processo de compra. Por isso, é fundamental se adequar a essas necessidades.

Talvez, você até já tenha ouvido falar bastante sobre esse tema nos últimos meses em webinarios e conteúdos do mercado. Mas, reforço mais uma vez que é preciso sair do automático e tomar decisões ágeis.

É hora de iniciar novos projetos

Quero que fique claro para você que apesar da situação do mercado e da cautela para tomar decisões, é preciso proatividade para avançar.

Pois, apesar de ser normal em momentos como esse agir de forma automática, você não pode perder oportunidades como as citadas acima.

Engavetar novos projetos, deixar de lado decisões importantes porque é final de ano, dar desculpas de tempo e prioridades vão deixar seu negócio na corda bamba.

E não quero que essas palavras soem mal ou reativa, mas sim como alertas para você construir um 2022 de sucesso. Afinal, aqui na AutoForce, buscamos orientar parceiros e o mercado para promover melhores resultados.

O que fazer agora?

Em primeiro lugar, para aderir rápido as mudanças é preciso ficar de olho nos acontecimentos do mercado e agir em busca de soluções.

Procurar os parceiros certos e ferramentas que auxiliem nesse processo é essencial para construir um bom planejamento.

Além disso, é indispensável ter a assistência dessas pessoas que enxergam melhorias e oportunidades para seu negócio.

Em resumo, significa executar com rapidez – antecipando os passos do mercado – buscar o auxílio de especialistas e boas soluções do setor.

Por isso, quero te fazer o convite para se tornar parceiro da AutoForce. Porque acredito que sua concessionária ou revenda pode conquistar resultados incríveis com o digital.

Você vai contar com a ajuda de um time especialista e dedicado, que já ajudou a mais de 550 negócios através de soluções, conteúdos e visão.

Clique agora no banner abaixo e veja como podemos te ajudar.

Sobre o Autor

Arthur George
Arthur George

Content Strategist na AutoForce.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.